Coluna: O que elas pensam? by Lu



Passar ou não passar: eis a questão

  Desde que o jogo de equipe foi “descriminalizado” há alguns poucos anos a coisa tem sido mais aberta.  E na Malásia foi descarado. Não teve nem o jeitinho de amenizar: “fulano is faster than you” nas duas equipes. Abertamente foi pedido pelo piloto para passar o companheiro e nas duas vezes, o pedido foi negado. Um piloto passou e o outro, não.

O cara que passou foi bastante criticado pelo publico e imprensa. Algumas críticas em cima do muro como terem dito que ele fez errado, mas fez como um verdadeiro campeão ávido por vitorias faria. Outros desceram a lenha mesmo o chamando de desonesto.

Já o cara que respeitou a ordem e não passou foi menos criticado. Ficou com cara de poucos amigos e disse para o pessoal da equipe que ele não esqueceria aquilo. A mídia e torcedores se solidarizaram a ele. Ficaram irritados pela ordem e pelo comportamento do chefe de equipe que a deu. Elogiaram o profissionalismo do piloto que mesmo com gana e condições respeitou a orientação da equipe.

Bom, o resultado disso tudo foi o pódio mais cara de bunda de toda a história da F1. Todos ali tinham o rabo preso e o que vimos foi um show de caras amarradas cumprindo o protocolo de jogar champagne uns nos outros. Nada mais.

O que me pergunto é que tipo de torcedores nós somos para essa F1 onde o cru do esporte – um piloto superar o outro – meio que se perdeu em detrimento do investimento das equipes e do medo se ver dois carro fora em uma disputa mais acirrada. 

Em um primeiro momento, fiquei braba com Rosberg por ele não ter passado mesmo assim. Até acho que ainda estou um pouco, mas depois vi que o profissionalismo foi mais forte e entendi a situação melhor. Torcendo pelo piloto há tantos anos também é de se esperar que ele vá ser o mais correto possível. É triste, muito triste o que Brawn fez, não precisava daquilo na segunda etapa de um campeonato de  quase 20 corridas.

Já Vettel não teve duvidas em passar. Seguiu seus instintos e foi. Ganhou, fizeram cara de bunda, pediu desculpas, mas os pontos estão lá. Vai aguentar as piadas, as críticas e tudo o mais, mas os pontos estão lá. Não é o primeiro e nem o segundo a fazer isso na vida.  Também, não será o ultimo.

O que pergunto é se somos torcedores para esta F1 onde o interesse da empresa que paga a conta vale mais do que uma ultrapassagem bem disputada ou não. Se vamos aceitar tudo isso e nos acostumar ou vamos ficar resmungando lembrando do passado como velhinhos saudosos. 

By Lu

Comentários

wagner disse…
Lu, acho que vc foi mt feliz e sucinta em suas ponderações, afinal na "segunda corrida de um total de 20" não faz sentido tal atitude...Brawn e seu pensamento controlador deveriam assistir a F-1 pela tv!
ps: atitudes desse nível não fazem falta na categoria!
Milton Rubinho disse…
Lu, por essas e outras que prefiro ir pra Interlagos ver o Flavio Gomes correr de Lada e com a companhia de vcs...rsrs

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!