Boullier e Whitmarsh falam sobre a confusão de domingo

McLaren e Lotus apoiam decisão, mas afirmam que Red Bull precisa mostrar aos pilotos quem manda

A Red Bull afirmou que vai tentar resolver os problemas entre Sebastian Vettel e Mark Webber internamente após o polêmico GP da Malásia. Porém, chefes de McLaren e Lotus afirmaram que a equipe austríaca precisa mostrar aos pilotos quem de fato está no comando

A situação vivida na Red Bull no último fim de semana, na Malásia, quando Sebastian Vettel desrespeitou uma ordem da equipe e duelou com Mark Webber pela vitória, ganhou repercussão também entre os chefes de equipe do grid da F1. A atitude do tricampeão irritou Webber, que criticou publicamente o companheiro e a esquadra austríaca, gerando desconforto no time. Como consequência da manobra desastrada de Vettel, a equipe chefiada por Christian Horner chegou a emitir um comunicado breve na noite desta segunda-feira, explicando que vai tentar resolver internamente o problema.

"É importante notar que esta não é uma situação totalmente nova para nós", afirmou o comunicado. "Cada incidente é tratado de modo particular e a portas fechadas, e este não será diferente", completou. Com a Red Bull preparada para lidar com o episódio fora dos holofotes do paddock, os comandantes de McLaren e Lotus afirmaram que, antes de tudo, o time austríaco precisa mostrar a seus pilotos quem, de fato, está no controle.

"Você não tem escolha. Precisa sentar e lidar com isso", disse Martin Whitmarsh, chefe de equipe da McLaren. "O piloto se coloca em uma posição acima de tudo, mas a equipe é maior que qualquer piloto, não é? E isso acontece em qualquer equipe", disse o inglês. "Com um time de 600 a 700 pessoas, você realmente tem de lembrá-los [os pilotos] sobre isso. Porém, pilotos são seres competitivos, então é um grande desafio fazê-los entender", completou o dirigente.

Eric Boullier, comandante da Lotus, teve discurso semelhante ao do adversário. "Não sei a história toda, mas parece que com a Red Bull, Vettel sempre foi favorecido na comparação com Mark. Não é fácil. Mas você tem de sentar e conversar. A equipe também pensa no Mundial de Construtores, por isso pediram a Webber e Vettel para que mantivessem as posições. É preciso explicar as razões para esse tipo de decisão. Obviamente, entendo que Seb queira vencer, assim como Mark, porque está pensando no campeonato e sabe que será difícil mais tarde. Porém, como chefe, exceto se você for favorecer claramente um piloto, precisa fazer o que é melhor para a equipe", disse. 

Whitmarsh ainda lembrou a própria condição da McLaren em 2007, em meio ao tumultuado relacionamento entre Fernando Alonso e Lewis Hamilton. O britânico disse que a equipe de Woking pagou o preço por ter deixado a disputa seguir sem interferências ao perder o título daquela temporada. "É muito fácil para mim dizer que não fazemos isso e condenar os outros, mas não é isso. Qualquer um pode se virar contra nós e dizer que jogamos um campeonato fora em 2007, porque não optamos por ordens de equipe, não favorecemos ninguém e poderíamos ter sido campeões", afirmou. 

"Essa é a verdade, mas não me sinto bem com isso. Poderíamos, sim, ter feito um acordo em Woking e ter decidido por Alonso ou Hamilton. E uma parte de mim sempre vai lembrar que poderíamos ter vencido aquele campeonato, mas, no geral, acho que não me sentiria bem. Se estiver um dia na mesma situação, acho que vou agir da mesma forma", acrescentou o britânico.

Fonte: Grande Prêmio

Toda esta loucura acontecida no GP da Malásia com relação às ordens de equipe dadas por Mercedes e Red Bull já colocaram o Mundial de F1 em clima quente.

Tenho lido tudo o que vocês imaginam sobre o assunto. A verdade é que nos dois episódios, duas pessoas saíram pior na foto (por assim dizer), na Mercedes, obviamente, Ross Brawn, e na Red Bull, Sebastian Vettel.

Jogo de equipe é algo que sempre existiu na F1, vai ser assim até o dia em que ela terminar. Pelo menos agora é oficial e não precisamos ficar naquela discussão toda de antigamente. Alguns casos, como o de 2007 citado acima por Martin Whitmarsh causaram danos diretos ao time. Esta história mexe comigo porque sempre sinto o título de Räikkönen desrespeitado. Sei que a briga interna na McLaren ajudou a situação de Kimi, mas todoa vez que leio algo a respeito, especialmente da forma como Whitmarsh falou, sinto o desmerecimento que as pessoas sentem pela conquista de Räikkönen. Mas enfim, são águas passadas e no final, Kimi venceu.

Outra história que mexe comigo, embora não a tenha visto ao vivo, mas que sei sobre e me corta o coração, é a briga entre Didier Pironi e Gilles Villeneuve em Ímola 1982, ambos pilotos da Ferrari. O canadense era o primeiro piloto, os dois disputaram a prova batalhando entre si, mas era do pai de Jacques a preferência, determinação da equipe. Só que Pironi não respeitou a ordem, e o pior, destruiu a amizade que ele e Gilles tinham fora das pistas, era amizade mesmo, naquela época, isto existia e muito na F1. Algo que jamais pode ser reparado já que Gilles morreu duas semanas depois, em Zolder.

Continuando, a verdade é que toda esta situação de domingo expôs os seus envolvidos ao máximo e a situações jamais enfrentadas por alguns deles. Na Mercedes Nico acatou a ordem de seu time, mas deixou claro que na hora que ele precisar do mesmo favor, vai lembrar o time do que fez na Malásia. Brawn já é conhecido por seu estilo e Hamilton ficou como o protegido. Novidade nenhuma aqui, sempre soube que seria assim desde que ele assinou com a Mercedes.

Na Red Bull, vejo três situações, a cúpula da equipe perdeu o controle da situação, mas deu sorte que nada acabou mal. Agora vão lavar a roupa suja em casa. A segunda, Mark Webber realmente merecia a vitória de domingo, por questões óbvias, estava melhor do que o companheiro, cumpriu a ordem que recebeu, mas não teve a mesma resposta do colega de time. Mas se Webber está tão cansado dos jogos de equipe, se sente-se deixado de lado, por que ainda está na Red Bull? Ele terá o ano todo para repensar suas prioridades. 

E a última e obviamente, pior situação, ficou para Sebastian. A vontade de vencer passou por cima dos interesses da equipe, como o próprio Horner mencionou. E foi isto que fez o mundo julgar Vettel. Eles tinham uma combinação para situações como esta, que o alemão não cumpriu. Aí vocês dirão, "mas ele pensou na vontade de vencer e na luta pelo Mundial de pilotos." E eu então respondo, ele sairia de lá líder do mesmo jeito! Sei que o campeonato é apertado, decidido por poucos pontos, mas era só a segunda corrida do mundial.

Agora todos os envolvidos nos incidentes de domingo na Malásia terão que repensar suas estratégias e analisar as consequências de seus atos, porque de fato, nada será como era antes. Para nenhum deles.

Beijinhos, Ludy

Comentários

Anônimo disse…
rsrsrsrsrsr

ai como eu queria ser o Christian Horner nessas horas...

eu diria ou obedece o que esta estabelecido ou então próxima temporada coloco Kimi no seu lugar!!!

eu ñ queria mais nada ñ...

Adriana.

Daniel Machado disse…
Eu acho que o Webber deveria ficar na dele. Fez algo parecido duas vezes, até mesmo ano passado no Brasil, quando o Vettel disputava o titulo e ele não. O veneno é bom até que volte contra o criador. Webber tem que ficar queto e correr. Aliás, não é a primeira vez que ele reclama de algo. Mas ele continua na equipe. E ele está lá ainda graças ao Horner e ao dono da Red Bull que gostam e são 'agradecidos' por ele por ajuda-los a andar na frente.
Anônimo disse…
Ainda não entendi o que aconteceu afinal!!! Tem site que diz que o multi 21 é simplesmente manter posição. Outros que se refere ao mapeamento do motor, e o vettel não mudou o mapeamento quando ordenado. Outros ainda dizem que o vettel mudou sim o mapeamento mas continuou rápido do mesmo jeito. Afinal o que realmente aconteceu?

E outra coisa, com certeza que o pessoal da RBR gosta e apoia mais o vettel. Mas o webber também nunca cumpriu ordens de equipe. Vide Gp brasil 2012, onde o cara fechou o vettel e facilitou para o alonso passar. O que faz algum sentido, considerando que ele não gosta do vettel e é amigo do alonso desde a epoca que eram agenciados pelo briatore. E o webber até tentou ir para a ferrari ano passado segundo algumas fontes. Como a equipe continuou com ele depois disso tudo???

Luciana P.
Não suporto o Webber e sinceramente, não tenho pena dele. Se está nesta situação é porque aceitou ser segundo.

Agora o problema todo é que a equipe tinha um combinado e Vettel não cumpriu, o tal Multi 21, aí é que o problema pegou para o alemão.

Mas enfim... eles que são brancos que se entendam. A única certeza que tenho é que Vettel ganhou o pior inimigo que poderia ter, o companheiro de equipe.

bjs

Ludy
Manu disse…
Concordo plenamente com tudo que disse Ludy.
Pensando agora que Vettel é atacado por todos os lados por sua atitude, egoísta e talvez impensada, mas acho que com esse momento, Vettel garantiu status de campeão que lhe faltava. Basta ser campeão e os defeitos e erros afloram mais que tudo e todos saem com todo o pique para criticar.
Os passos dele agora serão muito bem vigiados, e pelo resto da carreira dele, lembrarão desse fato.
Mas discordo em um ponto a vilania dele. O que se quer é que os pilotos sejam corajosos e astutos. E ele foi, independente da equipe, que errou sim em não liberar que eles resolvessem sozinhos e na pista.
Assim tbm acho que Rosberg poderia ter feito o mesmo, mas naquele caso, acatar o pedido da equipe escancarou que em qq lugar Lewis será protegido, e se assim não for, ele não correrá.

Será pano pra manga pelo resto da temporada e quando formos escrever e ler resumos do ano, só vai dar esse evento. Sem bem que se começou assim, tenho até medo de continuar... rsrsrsrs...

=*

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!