Octeto Entrevista: Daniel Machado

Olá gente! E lá vamos nós para o 5º ano do Octeto Entrevista. #comootempovoa

Para iniciar a lista de convidados da temporada 2013 da nossa seção de entrevistas, trago o leitor e dono do blog MotorSpirit, Daniel Machado.

Confiram o papo bacana que tive com este baiano que curte especialmente F1 e motovelocidade.
 
Este é o Daniel, galerinha!
1. Para começar o papo, fale um pouquinho sobre você para os leitores do Octeto.

Meu nome é Daniel Santos Machado, nascido dia 16 de fevereiro de 1992. Sou baiano de Ilhéus. Filho de dona Celeste e seu Gilvan. Atualmente estou cursando o curso Técnica em Informática no SENAI e me formarei ano que vem neste curso. Apesar de ser baiano, minha família tem uma mistura de estados. Minha família toda por parte de pai é carioca, minhas avós por parte de mãe são sergipanas. O restante do povo é baiano rs. 

2. Apresentações feitas, vamos ao que interessa: falar sobre automobilismo. Como foi o começo da sua história com este mundo da velocidade? 
Comecei a acompanhar a Fórmula 1 em 1997, quando comecei a torcer pelo Mika Hakkinen. Comemorei bastante os dois titulos do finlandês. Depois dele, comecei a torcer pelo Jenson Button e Felipe Massa. Hoje em dia, além desses dois, também torço pelo Kimi e pelo Vettel. 
Já a MotoGP veio como paixão nos tempos do grande Alex Barros. Meu primeiro ídolo nacional em corridas foi ele. Depois que ele saiu da MotoGP, infelizmente não apareceram outros brasileiros que pudessem se destacar ali. Então vi o Stoner na Ducti e comecei a torcer por ele até o ano passado, quando ele decidiu se aposentar. Na Indy, comecei a acompanhar o Gil de Ferran e o Tony Kanaan. Vi os dois sendo campeões e também comecei a torcer pelo Hélio Castroneves depois da primeira vitória dele nas 500 milhas de Indianápolis. Atualmente, continuo torcendo pelo Helinho e pelo Tony. 

3. Você tem um blog, o MotorSpirit, do qual a gente aqui no Octeto já teve o prazer de participar. Conte-nos um pouco sobre como você se tornou blogueiro. 
Comecei escrevendo em um blog de futebol de um amigo meu. Passei dois meses nele até resolver criar um blog apenas de Fórmula 1. Era o chamado F1 Ontem e Hoje, ainda na versão Blogspot. Não conseguia escrever nele com frequência, fora que eu achava que não renderia muitas visitas. Um amigo me sugeriu a mudança para o Wordpress e o blog, com o mesmo nome ainda, cresceu de uma forma rápida. Cheguei a me aproximar das 70 mil visitas, até tomar a corajosa decisão de mudar de nome e falar de mais categorias além da F1. Ai surgiu o Motorspirit, que fala além de F1, da MotoGP e da Indy. E garanto que neste ano teremos boas surpresas por lá. 

Danica, durante antes da prova de Daytona 500, em 24 de fevereiro
4. A participação feminina nas pistas ainda é tímida. Atualmente temos Danica Patrick na NASCAR (primeira mulher a conquistar uma pole na história da categoria, e logo em Daytona), no WRC temos a austríaca Ilka Manor, co-piloto do russo Evgeny Novikov pela Qatar M-Sport Rally Team, na Indy temos Ana Beatriz Figueiredo e Simona de Silvestro e na F1 temos Susie Wolff (que já disputou a DTM) representando a Williams como piloto de desenvolvimento (trabalha nos simuladores). Agora vamos á pergunta, como você vê esta atuação feminina dentro das pistas? Você concorda com Helmut Marko (consultor da Red Bull) e Nikki Lauda, que disseram que a americana não tem potencial para estar na F1? Ou seja, você acredita que as mulheres não tem capacidade para se tornarem pilotos? 
Eu acredito que as mulheres têm capacidade de se tornarem pilotos sim. O problema é que ainda existem uma série de fatores que afastam as mulheres de estarem ali na pista. Preconceito, medo, entre outras coisas. Acredito que quando as coisas e melhorarem mais e a grande maioria das pessoas mudarem seus pensamentos sobre mulheres correndo em categorias como a Fórmula 1 por exemplo, teremos a grande noticia de uma equipe anunciar uma piloto-mulher. Mas não apenas como piloto de testes, sim de provas, como foi a Lella Lombardi, a primeira piloto-mulher a marcar pontos na Formula 1. E a única também. 

5. E fora das pistas, como você vê o envolvimento? A presença das garotas é grande como jornalistas especializadas, dirigentes, engenheiras, blogueiras e torcedoras. O que você acha desta visão feminina sobre o esporte?
Acho ótimo. Fiquei muito feliz em descobrir sobre mulheres que comentam sobre o assunto. Não apenas fãs, mas que entendam até mesmo da parte mecânica dos carros. Isso mostra que um mundo que parecia tão machista abriu as portas, ao menos fora das pistas, para as mulheres que hoje em dia se sentem mais a vontade de falar sobre o assunto. Além de tudo, a presença feminina encanta e da mais charme ao automobilismo. Por isso que sempre digo que o Octeto é o blog mais charmoso do automobilismo rs. 

6. Vamos falar um pouquinho sobre automobilismo nacional. Como você vê a situação do cenário tupiniquim em termos de pilotos? Independente de categoria, o Brasil tem futuro no automobilismo mundial? 
Antes de falar dos pilotos, é bom falar da situação politica, para fazer sentido a resposta rs. Acho que precisa melhorar bastante. Tivemos uma das maiores perdas do automobilismo nacional a pouco tempo: Jacarepaguá. Não vejo muita seriedade por parte da CBA a respeito de vários assuntos do automobilismo nacional. Eles pensam muito no deles e o resto que se vire. E assim quem irão fazer os jovens brasileiros que querem seguir esse tipo de carreira. Tem que lutar muito e tentar começar já fora do pais, porque as categorias de base de destaque daqui pouco são conhecidas e faladas. Mas ainda vejo alguns pilotos com um bom futuro pela frente, que estão lutando pelo seu espaço e podem dar alegrias novamente ao automobilismo daqui. Felipe Nasr e o Nicolas Costa, que pra mim tem um ótimo futuro pela frente. 

7. Agora é hora de falar sobre F1. A temporada 2013 iniciou hoje a última etapa de testes coletivos para o mundial. Até agora, com base no que foi apresentado pelas equipes, como você vê o cenário de candidatos aos títulos de equipe e pilotos? 
Bom, acho que será o de sempre. McLaren, Red Bull e Ferrari como favoritas, principalmente com Button, Vettel e Alonso. A Lotus e Mercedes podem tentar algo para surpreender, principalmente a Lotus, que fez um campeonato melhor ano passado do que a escuderia alemã. Mas com a contratação de Hamilton, a Mercedes pode fazer o impossivel para agradar o inglês, pois se era quase impossivel tirá-lo da McLaren e eles conseguiram, não vão querer perdê-lo da forma mais fácil. Mas, como disse antes, Vettel, Alonso e Button são os grandes candidatos ao titulo. 

8. Deixando de lado as análises, pessoalmente, para quem vai a sua torcida no Mundial este ano? 
Torço pelo Button, Massa e Kimi. Os dois primeiros torço desde que ambos começaram na F1, Kimi veio um pouco depois para a minha torcida. Mas acho que meu apoio será mais para o Button. Fui um dos poucos torcedores dele desde que ele começou na Fórmula 1, quando ele era criticado por ser batedor, o playboyzão do paddock. Mas eu fiquei feliz com a evolução dele, desde BAR até o titulo em 2009. Acredito muito que ele possa repetir a dose na McLaren e mostrar que tem o talento que muitos não conseguem enxergar ainda. Então, torço para o segundo titulo do lord britânico rs. 

9. Na F1, se você pudesse escolher dois ou três nomes de pilotos que não foram campeões do mundo, mas que mereceriam ter sido, quais seriam? 
Ronnie Peterson é o primeiro nome que sempre vêm a cabeça com esta pergunta. Ele tinha um talento incrivel, aquelas escapadas de lado e aquelas corrigidas rápidas que só ele conseguia dar, fazendo com que todos o admirasse mais ainda. Foi uma pena ele ter falecido tão cedo. Outro, talvez o Carlos Pace. O brasileiro era muito talentoso. A uma história de que se ele não tivesse morrido, a Brabham não pensaria em contratar Niki Lauda. Se eles abririam mão de um piloto que era bicampeão do mundo naquela época para ficar com o 'Moco', é porque ele era bom demais mesmo. Acho que seriam os dois pilotos que mereciam um título pelo menos. 

Casey Stoner em ação em 2012, seu último na motovelocidade
10. Agora vamos falar um pouco mais sobre a sua paixão por motovelocidade. Como começou e o que você espera para a temporada deste ano? 
Começou quando via o Alex Barros correndo. Foi meu primeiro grande ídolo nacional de corridas. Depois dele, veio o Stoner, que decidiu se aposentar ano passado. Agora, estou de olho no Stefan Bradl, um jovem alemão que também promete brigar muito pelo título logo em breve, mas que precisa de uma chance em alguma das equipes de fábrica. Sobre 2013, será interessante, pois temos a volta do Rossi a Yamaha e um jovem espanhol que também é considerado uma grande promessa dentro da categoria, Marc Márquez. Mas se formos falar de candidatos ao título, creio mais no Lorenzo, Rossi e Pedrosa por enquanto. 

11. Agora um momento para elogiar as mulheres que frequentam os paddocks da F1: monte o seu top five das F1 Ladies (atuais ou antigas) mais sexy. 
Agora gostei rs. Bom, tem a Jessica, a mulher do Button. A Rafa, esposa do Felipe Massa, que acho muito bonita também. De antigamente, tinham as mulheres do Jochen Rindt e do Ronnie Peterson, a Barbro que eram muito bonitas também. Tem uma moça muito bonita que costuma aparecer pelos boxes da Sauber, mas não sei o nome dela. Mas aí estão as cinco Ladies que eu acho mais sexy. 

ORT
12. Como você conheceu o Octeto Racing Team? 
Conheci quando tive meu primeiro blog, ainda no blogsport. Eu visitava com certa frequência, mas nem tanta. Aliás, nem meu blog eu olhava frequentemente rs. Depois que mudei para o Wordpress, que fiz algo mais organizado, conheci melhor o trabalho de vocês e gostei muito. Sou um grande admirador do blog mais charmoso do automobilismo. 

13. Somos personalidades diferentes aqui no ORT. Juntas, personalizamos o blog. Como você enxerga cada uma das “diretoras da equipe” mais louca do mundo do automobilismo? 

A Tati, admiro pelo fato dela falar o que pensa sem ligar para o que irão falar, principalmente para as críticas. Acho que ela pensa certo, pois o espaço é de vocês e todas têm a liberdade de falar o que bem entendem. Já a Ludy, graças a ela que eu comecei a acompanhar mais de perto os rallys rs. Além do mais, gostamos praticamente dos mesmo pilotos do grid atual da Fórmula 1. A Lu é a única das Octetes que não tenho muito contato ainda, mas também gosto das coisas que ela escreve, principalmente quando ela fala da parte alemã do grid. E eu acho que ela é a maior torcedora do Rosberg que existe no mundo rs. Resumindo tudo, admiro muito o jeito que as três escrevem no blog. 

14. Se você fosse chefe de uma equipe de Fórmula 1 e pudesse contratar dois pilotos que fazem parte do Octeto Racing Team (Kimi Räikkönen, Fernando Alonso, Sebastian Vettel, Jenson Button, Nico Rosberg, Jarno Trulli, Jacques Villeneuve, Juan Pablo Montoya ou David Coulthard), qual seria a sua dupla e por quê? 
Eu contrataria o Button e o Kimi. São dois pilotos muito competitivos, rápidos e que sabem o que fazem em quase todos os momentos. Além disso, nenhum deles liga por preferência na equipe até que um não possa mais brigar pelo titulo no fim do ano. Quero dois pilotos velozes e competitivos, mas que não possam dar trabalho fora das pistas rs. 

15. O que você acha que o blog do Octeto trouxe de diferente para a sua forma de ver o automobilismo? 
Comecei a acompanhar algumas categorias como Nascar e Rallys de maneira mais próxima que antes, por ler o blog. Fora que eu sempre encontro no Octeto noticias, fotos e videos de eventos ligados ao automobilismo, dos mais formais até os mais descontraidos. Também admiro a forma sincera que vocês usam para formar as opiniões, sem medo do que podem responder depois. E claro, o grande toque de charme quando esse time começa a publicar seus textos. É o que sempre digo, é o blog de automobilismo mais charmoso do automobilismo. 

Primeiramente gostaria de agradecer muito ao Daniel por ter aceitado participar do nosso Octeto Entrevista. Em segundo lugar, tenho que agradecer pelo carinho de suas palavras. :) Fico contente também que tenha descoberto um pouco mais do WRC através do Octeto.

Bom galerinha, este foi o primeiro Octeto Entrevista com um leitor na temporada 2013. No próximo mês, na última quarta-feira de março, estaremos novamente com outro convidado ou convidada para vocês.

Beijinhos, Ludy

Comentários

Daniel Machado disse…
Estava lendo a entrevista de novo. Lembre que na época, minha net tava ruim, tentei comentar umas 4 vezes, mas não conseguia rs. Ainda bem que tenho ela salva aqui. Tarde, mas ainda quero agradecer o convite que vocês fizeram. Vocês são muito queridas, sou fã desse blog rs.
bjs e sucesso sempre pra vocês!

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!