Empolgante e amedrontador, diz Allison sobre mudanças de 2014 na F1

Diretor da Lotus: "Mudanças de 2009 eram marolas perto do tsunami de 2014"

Segundo James Allison, equipe vem trabalhando no novo pacote de regras desde 2011: "É algo empolgante e amedrontador ao mesmo tempo", diz

Leonardo Felix
06/02/2013

O diretor técnico da Lotus, James Allison, afirmou que a grande reformulação do regulamento técnico da F1, programada para entrar em vigor no ano que vem, representa um verdadeiro “tsunami” em relação ao último grande pacote de alterações, adotado de 2008 para 2009. Em sua visão, as mudanças de quatro temporadas atrás representaram nada mais do que “marolas” se comparadas às atuais. 

Apesar das dificuldades e incertezas acerca do que vem por aí, o diretor disse estar apreciando o desafio de desenvolver o novo carro da equipe inglesa, trabalho que, segundo ele, vem sendo realizado há quase dois anos. “Sim, [o novo regulamento] será empolgante. Sendo honesto, é empolgante e amedrontador ao mesmo tempo. As alterações de 2009 foram marolas se comparadas ao tsunami de 2014″, comentou. 

“[Estamos nos preparando] Há muito tempo, desde 2011. E não é desde o fim de 2011″, frisou. “É claro que as regras evoluíram desde aquele período, já que, em alguma dimensão, você vai ter que seguir o caminho que elas estão tomando. Mas [o formato do] campeonato de 2014 foi divulgado faz algum tempo. E você lida com uma imensa mudança como essa não deixando de pensar sobre isso até o último minuto”, seguiu. 

Entre todas as mudanças previstas, a mais notória é a do motor, que passará de um aspirado V8 de 2,4 litros para um turbo V6 de 1,6 litro. Segundo Allison, por possuir mais clientes e não basear a construção de seu propulsor em um chassi próprio, a Renault pode levar vantagem inicial sobre as concorrentes Ferrari e Mercedes, que focam a produção em equipes oficiais.

“Não conseguimos saber as contribuições dos outros times [à Renault], mas dá para ter uma noção sobre se a direção que estamos tomando é mais complicada para eles ou não, porque isso pode ou não gerar conflitos [com os outros clientes]. Na maior parte do tempo, fica bem claro que os times estão seguindo as mesmas direções, porque a engenharia está conduzindo isso. Dessa forma, você poderia argumentar que a Renault leva vantagem, porque eles têm mais gente para pensar nos problemas e relatar a eles”, explicou. 

Confira as principais mudanças no regulamento técnico de 2014: 

- Troca dos motores V8 aspirados de 2,4 litros para modelos turbocomprimidos V6 de 1,6 litro, com angulação de 90° entre os blocos de cilindros e eixos de virabrequim fixos. O limite de rotações por minuto cai de 18 para 15 mil. 
- A vida útil dos motores sobe de 2 mil para o mínimo de 4 mil quilômetros. 
- Caixas de câmbio pularão de sete para oito marchas. 
- O Sistema do Recuperação de Energia será incorporado ao desenho do motor. A recuperação cinética será substituída pela térmica, proporcionando um ganho de 161 cavalos durante 33 segundos por volta, contra os atuais 80 cavalos duráveis por seis segundos. 
- Por questões de segurança, os bicos terão sua altura drasticamente reduzida. A ponta cairá dos atuais 55 centímetros de limite de altura para 18,5 centímetros. 
- O reabastecimento continua proibido, mas o uso de combustível ficou restrito a 100 quilos por corrida a cada participante, 30% menos do que em 2013. 
- As saídas dos escapamentos terão seu posicionamento alterado e passarão a ser anguladas para cima, na direção da asa traseira. Até este ano, os engenheiros mantêm os escapes voltados para baixo, soprando os gases sobre os difusores e utilizando-os como meio de ganho aerodinâmico. 

Fonte: Tazio

Gosto da postura de James Allison, já disse isto aqui. A forma como ele encara as situações na F1 me dá um pouco de segurança com relação ao que a Lotus vem fazendo.

Serão mudanças pesadas para 2014 e saber que eles já estão trabalhando nisto desde 2011 é um alívio!

Agora fala sério hein? Um câmbio com oito marchas!!!! #uau

Beijinhos, Ludy

Comentários

Natália Dariva disse…
Sim, fala sério, um câmbio com 8 marchas!!! Eu fico com receio e ansiosa ao mesmo tempo quando vem mudanças...e pros caras já estarem se preparando há tanto tempo realmente ano que vem promete! haha bjooos
Sei lá porque fiquei vidrada logo nesta mudança do câmbio! #soudoida rsrsrs

Vai ser um ano daqueles mesmo Natália! E que bom que apareceu por aqui para comentar! :)

bjs

Ludy
Natália Dariva disse…
Ah eu super te entendo! haha...pensar nessas coisas me faz ficar ainda mais boquiaberta em relação aos que essas caras fazem pilotando um carro como o da F1...

Agora estarei sempre por aqui!!

bjoo :)

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz Aniversário, Alonso!!!!