Allison está animado

PERFORMANCE DO E21 EM JEREZ ANIMA DIRETOR TÉCNICO DA LOTUS

A uma semana dos testes em Barcelona, projetista diz ter dado atenção especial à suspensão do carro para evitar problemas do ano passado

Lucas Berredo
11/02/2013

Após a boa atuação no primeiro teste de pré-temporada, em Jerez de la Frontera, a Lotus acredita ter condições de apresentar um desempenho competitivo no campeonato de 2013.

Na Andaluzia, Romain Grosjean e Kimi Raikkonen lideraram, respectivamente, o segundo e o último dia de atividade. Em ambas as ocasiões, os dois estabeleceram seus melhores tempos com pneus macios.

“Os testes de inverno são extremamente preciosos. Temos apenas 12 dias para experimentar um veículo muito complexo. Doze dias para aperfeiçoar o carro e a equipe se certificar de que estará apta a competir bem em Melbourne [primeira etapa da temporada]”, disse o diretor técnico da Lotus, James Allison.

“Jerez oferece às equipes quatro dias de clima ameno numa pista desafiadora que exigirá do carro tanto do ponto de vista da confiabilidade quanto da performance. Terminamos animados este primeiro teste e entendemos que o E21 parece competitivo e bem confiável”, acrescentou.

Segundo Allison, o plano agora é construir chassis suficientes para o início da temporada e trabalhar em atualizações para o GP da Austrália, no mês que vem. “Só usamos um chassi aqui em Jerez, mas dentro de um mês, teremos quatro carros prontos. Câmbio, suspensão, carenagem e milhões de peças serão feitas para que possamos iniciar nossa campanha”, explicou.

Allison também disse ter superado o incidente sofrido pela Lotus em Barcelona, no ano passado, quando houve uma falha na suspensão do E20 e a equipe consequentemente abandonou a bateria de testes. Neste ano, o projetista diz ter tomado diversas precauções em relação à área. 

“Tivemos um problema no ano passado porque desenhamos mal a articulação [do carro]. Desenhamos um suporte que fosse capaz de resistir às cargas se fosse feito absolutamente perfeito. No entanto, esse estilo de articulação é muito difícil de fazer com precisão suficiente para obter um desempenho replicável em cada chassi”, argumentou o diretor técnico. 

“Usamos o chassi nº 1 em Jerez e a articulação foi boa o suficiente para lidar com as cargas. Com o chassi nº 2, em Barcelona, a articulação foi feita um pouco diferente e não foi capaz de aguentar as cargas, então quebrou. No E21, demos uma atenção especial a esta área, então não esperamos que o drama se repita”, concluiu.

Fonte: Tazio

Ler Allison falando sobre o carro e as expectativas para 2013 me deixa mais calma e até animada por uma boa temporada. #Ludyansiosa

Beijinhos, Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!