Diz que vai roncar alto

Mercedes apresenta primeira imagem do protótipo do novo motor turbo V6 para F1 em 2014

 A temporada 2013 da F1 ainda nem começou, mas a Mercedes prova que está bastante adiantada quando o assunto é o Mundial do ano que vem. A escuderia alemã apresentou ao mundo a primeira imagem do protótipo do novo motor que equipará o grid da categoria a partir de 2014, quando a F1 viverá uma revolução com a adoção dos propulsores V6 turbo de 1,6 L.

O novo motor vem sendo testado no dinamômetro da fábrica da escuderia alemã em Brixworth, na Inglaterra. Andy Cowell, diretor da divisão de motores de alta performance da Mercedes, entende que não há a menor preocupação quanto ao ronco do novo propulsor e disse que o som emitido pelo novo motor será tão empolgante quanto os atuais aspirados V8 de 2,4 L.

 “O [ronco] dos motores será alto, mas acho que soará doce. A frequência será maior e, com o turbo rodando a 125 mil giros, eles serão altos. Quando você está ao lado dele no dinamômetro, não é fácil e você precisa de protetor auricular”, descreveu o engenheiro britânico.

“Haverá uma nova qualidade para a corrida também. Ele vem na esteira de oferecer aos pilotos a filosófica de obter o máximo do carro e do combustível disponível. Os motores também vão entregar muito mais torque, principalmente na saída das curvas. Carros com maior potência do que aderência na saída das curvas é algo que todos nós vamos curtir”, considerou Cowell. “E isso também vai colocar novamente a F1 na vanguarda da tecnologia, que é o que os fãs querem”, complementou.

Os novos motores terão a mesma potência dos atuais V8: 750 cv. Contudo, boa parte desta potência será gerada por sistemas de recuperação de energia, como o Kers. Os atuais sistemas de reaproveitamento de energia cinética oferecem 80 cv durante 6s7 por volta, enquanto o novo sistema, batizado de ERS, vai oferecer 161 cv durante 33s3 por volta.

Cowell destacou o fato de que os novos sistemas de recuperação de energia serão fundamentais na F1. “Hoje é difícil ser rápido sem o Kers. Para 2014, será impossível correr sem o ERS”, concluiu o engenheiro.

Fonte: Grande Prêmio

Bonito, o bicho é. Vamos ver se vai render bem também. E quanto ao barulho, tem mesmo que ser alto. Coisa mais chata do que aqueles Audis que vi nas 6hSP. Pareciam fantasmas.
By Lu

Comentários

Micael disse…
Fico absolutamente revoltado com o assasinato que estão cometendo com os motores nos últimos 7 a 8 anos.
Daqui a pouco vai virar o que, 1.0?????

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!