Sordo é anunciado na Citroën
Citroën anuncia retorno de Sordo para disputa da temporada 2013 do Mundial de Rali
Dani Sordo retorna à Citroën após disputar 18 provas pela Mini Prodrive. O espanhol seguirá tendo como navegador o compatriota Carlos del Barrio e substituirá Sébastien Loeb na maior parte da próxima temporada
A Citroën definiu nesta quinta-feira (15) seu segundo piloto para a temporada de 2013. Daniel Sordo, experiente espanhol de 29 anos, retornará à equipe de fábrica da montadora francesa dois anos depois de ter ido para a Mini Prodrive, onde ajudou a desenvolver o Mini John Cooper Works. Sordo venceu a concorrência com Mads Ostberg e Petter Solberg pela vaga na Citroën.
Ao lado do navegador Carlos del Barrio, Sordo será companheiro de equipe de Mikko Hirvonen, que virou o primeiro piloto da Citroën depois que Sébastien Loeb, maior nome da história do rali de velocidade, anunciou que disputará apenas parte da próxima temporada, entre quatro e cinco provas, entre elas, o Rali de Monte Carlo, abertura do Mundial 2013.
Em comunicado emitido pela Citroën, Sordo vibrou com a chance de retornar ao time por onde conquistou o título mundial júnior do WRC e por onde correu entre 2006 e 2010 na divisão principal do Mundial de Rali, sempre ao lado de Loeb. “Obviamente, estou muito satisfeito por voltar à equipe que eu compartilhei lembranças muito boas. Essa era a minha prioridade para 2013.”
Daniel falou sobre os últimos anos da sua carreira, quando liderou, na pista, o projeto da Mini encabeçado pela preparadora Prodrive, de David Richards. Seus melhores resultados pela equipe anglo-germânica foram os segundos lugares na França, na temporada passada, e no Rali de Monte Carlo deste ano.
Contudo, o projeto perdeu força depois que a BMW, proprietária da Mini, rompeu o acordo com a Prodrive e fez dela apenas uma equipe cliente no WRC. “Os últimos anos têm sido bons para mim. Por outra equipe, tive de lidar com diferentes métodos de trabalho e assumi mais responsabilidades com o processo de desenvolvimento do carro”, destacou o espanhol, animado com o futuro.
“Vejo esse retorno à Citroën como uma grande oportunidade. Ainda estou procurando a minha primeira vitória no WRC e estou determinado a conquista-la na próxima temporada. Mal posso esperar para ver as pessoas que eu conheço novamente e voltar ao volante do DS3, no qual fiz alguns testes no fim de 2010”, comentou.
Yves Matton, chefe de equipe da Citroën, destacou as boas performances de Sordo nas últimas temporadas com a Mini e disse que foi esse bom desempenho o responsável por credenciar o espanhol a uma vaga na equipe octocampeã mundial do WRC.
“Nós gastamos nosso tempo para avaliar o potencial dos outros pilotos disponíveis para alinhar ao lado de Mikko Hirvonen na próxima temporada. Obviamente, Dani estava no topo da nossa lista, e sua performance no Rali da Espanha provou que ele ainda está no mais alto nível. Dani é muito bem quisto na equipe e é um prazer para todos vê-lo regressar à família”, comentou o dirigente francês, destacando a parceria com Hirvonen, declaradamente primeiro piloto do time após Loeb anunciar que só vai disputar parte da temporada 2013.
“Seu perfil complementa Mikko em muitos aspectos, e foi importante para a Citroën ter um piloto para os mercados do Sul da Europa e da América Latina”, complementou Matton.
Fonte: Grande Prêmio
Eu acho que a Citroën fez uma boa escolha. Além de ser alguém que ela já conhece, Sordo é bom piloto e acho que este tempo fora da equipe francesa lhe fez bem, acredito até que o preparou mais para o desafio.
Vamos ver o que vai dar entre a dupla Sordo e Hirvonen. A briga vai ser boa! #2013prometenoWRC
Beijinhos, Ludy
Comentários