Eu estou CHOCADA!

Coluna Superpole, por Victor Martins: Quem é melhor: Alonso ou Vettel? 

Um campeonato que vai ter um perdedor entre Fernando Alonso e Sebastian Vettel suscita a dúvida que parecia eterna a comparar Ayrton Senna e Michael Schumacher – ainda bem. Agora que o alemão engatou a sétima rumo ao terceiro título, os rivais alegam que o pavimento para a glória do alemão é feito pela máquina engenhosa de Adrian Newey e pela sorte. Sendo que Vettel é igualmente genial e não deve em nada em termos de talento a Alonso. 

A F1 permite que se faça a pergunta de quem é melhor entre os dois, e uma pesquisa pública sem margem de erro daria a vitória a Alonso. Só que a resposta do povo se baseia em sua maioria num exercício de imaginação: o de que Vettel nada faria com este carro da Ferrari ou que Alonso já seria campeão com a Red Bull na Hungria, por exemplo. Menos. Vettel está longe de ser apenas um comensal de carros perfeitos. 

O erro desta avaliação está em não pensar em outras linhas de raciocínio que levam a crer que Vettel trabalha melhor que Alonso para construir um carro perfeito. Assim, por que não questionar a eficácia de Alonso enquanto acertador ou por que não averiguar que os carros que o espanhol guia não evoluem como os demais? Por que um piloto só deve ser avaliado pelo que meramente faz em pista durante treinos e corridas? 

Alonso conquistou seu último título em 2006 com uma Renault a priori pior que a Ferrari de Schumacher. Ali estava por surgir o grande nome da F1, aquele que bateu duas vezes no maior de todos. Mas ao mudar para a McLaren e perder todas as infinitas regalias conquistadas pelo nada ilibado e ético Flavio Briatore, Alonso não se encontrou. Ao entrar em conflito com Hamilton, fez a McLaren perder um título fácil para Raikkonen. De volta à Renault em 2008, ganhou uma corrida na maracutaia de Cingapura, outra no braço no Japão e passou 2009 em branco. Depois pulou para a Ferrari. Mais três anos de seca. Não bateu a Red Bull em 2010 porque tinha um Petrov no meio do caminho em Abu Dhabi – e quem perde um título empacado em um Petrov, no fundo merece não ganhar.E no ano passado, não teve chance nenhuma contra um Vettel empolgado pela conquista inesperada do ano anterior. 

2012 começou com a Ferrari tomando tempo até de Sauber, Mercedes, Lotus e Force India. Ali, a McLaren tinha sobrando o melhor equipamento e a Red Bull se apresentava em média 0s5 pior. O que significa dizer que os taurinos tinham um trabalho levemente complicado para quem estava acostumado a andar na frente e a Ferrari, uma montanha mais do íngreme. Com sorte e competência, Alonso foi se aproveitando das oscilações e quebras dos rivais para chegar à liderança da tabela com um carro que melhorou muito em relação ao início, até porque tinha um espaço de evolução muito maior do que os outros. 
Na miúda, a Red Bull alcançou a McLaren, que esboçou uma reação e passou a dominar novamente durante algumas provas. Mas Hamilton novamente não tirou proveito e Button, capenga durante umas sete etapas, estava longe demais para querer sonhar alto. 

Aí chegaram as férias da F1, e a Red Bull fez seu trabalho. Sabendo que sua eficiência estava na aerodinâmica e nas curvas, Bélgica e Itália serviram para extrair o maior número de pontos possível até que chegasse a fase asiática, com pistas diferentes entre si, mas que exigiam da precisão do carro. Pronto. O trabalho desenvolvido por Vettel e entregue a Newey surtiu efeito. Notem que Webber também se aproveitou disso, beliscando segundos ou terceiros lugares, mas é evidente que não se espera que Webber tenha a última palavra ali na garagem para se definir onde se deve mexer numa aleta ou na altura de uma asa ou como usar eficientemente os pneus. Num campeonato que se iniciou com sete vencedores diferentes, Vettel tirou a a graça com quatro vitórias seguidas e uma recuperação formidável em Abu Dhabi, terminando logo atrás de Alonso largando dos boxes.

Em outras palavras, Vettel construiu e ergueu a Red Bull ao topo em quatro anos. Alonso nunca fez isso com a Ferrari em três. 

O mestre técnico Ricardo Divila apontou algumas histórias e fatores sobre a relação piloto/engenheiro que sustentam a tese de que falta a Alonso a sintonia fina. “Por mais que se olhe os dados e telemetria, a interpretação do que o piloto sente é primordial, especialmente quando o piloto pode identificar o que ele quer para andar mais rápido”, disse. “Há o que se chama de carro perfeito, pelas leis da Física, mas cada piloto guia de sua própria maneira – não necessariamente a mais rápida teoricamente possível, mas a mais rápida na realidade.” 

Cada piloto, então, ajusta o carro da maneira que crê ser melhor. É claro que a Red Bull e a Ferrari desenvolvem seus modelos de acordo com o estilo de seus primeiros pilotos, como acontecia com Schumacher – que prefere uma frente agressiva – ou Alain Prost – adepto de um carro traseiro mais estável. Divila, aliás, lembrou do contraste entre o francês e Keke Rosberg. “Keke era um malabarista, com um senso de equilíbrio incrível, e rapidissimo. Mas quando estava na McLaren ao lado do Prost andava sempre atrás, pois John Barnard se apoiava no Prost para o acerto do carro e obrigava o Keke a correr com o mesmo acerto”, falou. “Discutindo o assunto com o Keke na época, ele se queixava de um carro que tinha uma dianteira mole, difícil e lerdo nas curvas. Ele detestava guiar contra os seus instintos e reflexos. Foi só no fim de seu ultimo ano que trocaram de engenheiro de pista do Keke, acertando o carro na sua maneira de guiar, quando passou a igualar ou andar na frente do Prost.” 

A habilidade de desenvolver um carro para a sua maneira de guiar também é exemplificada ao extremo quando a Ferrari deu o deslanche com Schumacher, salientou Divila. “Carro, aerodinâmica e pneus foram desenvolvidos estreitamente a tal ponto de ele dominar por um período enorme de tempo. Na sua retirada, o carro ficou difícil de guiar para os pilotos seguintes”, apontou, para então falar que falta entrosamento estreito entre Michael, Ross Brawn e Rory Byrne, o “verdadeiro engenheiro na Ferrari”.

Então falando da questão atual, Divila ressaltou que Alonso é um dos maiores de todos os tempos “nos quesitos agressividade, habilidade e garra”, mas que lhe faltha “um pouco de capacidade técnica”. Algo que sobra no concorrente alemão. “Pelos comentários do Newey, Vettel tem isso, é tão ràpido quanto Alonso, mas tem um pouco de dificuldade em tráfego, por ser menos agressivo. Mas na balança, o conjunto habilidade-técnica da Red Bull é superior ao da Ferrari”, avaliou. 

Divila não deixou de elogiar o trabalho de Newey, com quem trabalhou. “Devo dizer que ele é bem melhor que eu em aerodinâmica”, confessou e encerrou.

Por fim, não adianta, agora, Alonso atribuir somente a Newey suas novas derrotas. Vettel, é bom sempre refrescar a memória seletiva, ganhou corrida de ponta a ponta com uma Toro Rosso quando esta andava no mesmo ritmo lento da Red Bull. Seu desenvolvimento é notável. E trabalhando com a realidade dos fatos, deveriam se curvar àquele que, com o tricampeonato na mão, passa a ser nos números e estatísticas maior que Alonso cinco anos mais jovem. E que já é um dos melhores de todos os tempos.
(fonte: Grande Prêmio)

***

Eu estou muito acostumada a ler sobre o comportamento do Alonso, que ele é isso, aquilo, mau perdedor, mau caratér... estas coisas que os jornalistas especializados na F1 adoram bradar... criar conceitos, vocês sabem!

Mas eu não estou acostumada a ouvir dizer que a Alonso falta "capacidade técnica". UAU... ontem li que ele "causou diversos acidentes", hoje isso, além claro, dele ser inferior ao Vettel, ser invejoso (o que está implícito no texto), e que ganhou somente quando estava sob os comandos de Briatore.... outra mensagem subliminar ...

Sabe... eu estava pensando: por que Victor Martins escreveu este texto agora, faltando duas corridas para o final, quando Vettel está com um foguete nas mãos e com 11 pontos de vantagem!? Por que não escreveu lá atrás... quando ele era 4o. no campeonato de pilotos, quando lutava para entrar no Q3?!?

Agora, além da possibilidade de perder, o talento do Alonso como um TODO, está sendo questionado?! É inacreditável a que ponto chegam estas pessoas...

Alonso não mereceu vencer em 2010 porque ficou preso atrás do Petrov!!!! "Mas como isso pode acontecer se, este ano Vettel fez mais de 20 ultrapassagens na mesma pista e quase venceu a corrida?!?" Só faltou Victor Martins escrever isso no restante da frase ... isso de uma pessoa que se diz "especialista" no assunto... 

AH! Então quer dizer que o mérito das vitórias da Red Bull são do Vettel e as derrotas da Ferrari são culpa do Alonso que não tem a mesma capacidade técnica !? Projetistas são apenas peças comandadas  e guiadas pelo talento do piloto... Assim Vettel venceu 3 anos, Alonso nenhum... logo, Vettel é melhor! 

É Chocante! Não me lembro de ter lido texto com argumentos tão ... sei lá, sem noção para comparar os dois pilotos... Mas é questão de opinião né?!

Sabe, cada dia mais penso que Alonso deveria se aposentar! Deveria ir curtir a vida, o seu dinheiro, a sua juventude...  a vida que ele nunca pode ter por conta da F1. Seria melhor... a F1 ficaria com aquele que eles querem, ele passaria a coroa a quem os jornalistas, entendedores e fãs acham que merece mais, que é mais legal, mais jovem, mais bom moço...  Senna hoje em dia não seria tão querido...

A F1 sempre tem o campeão que ela merece... veremos a quem ela escolhe este ano!!

Bjus, Tati

Comentários

Manu disse…
Gosto muito do Vettel, mas se há algo que Alonso tem meu respeito é ter exatamente o que o texto aponta como falta.
É o que posso dizer.
Ler essas coisas deixa no ar uma sensação minha que esses jornalistas estão olhando pela fechadura e escolhendo exatamente o que querem e organizando em parágrafos bem escritos, para dar o ar lógico ao contexto.
Porém nem de longe aparecem textos ideais e sensatos.
É coisa para se pensar. E estou convicta que não chegarei à conclusão rápida.

=*
Paula Ferraz disse…
Olha só, nadinha contra o Vettel, nada mesmo, mas dizer que ele "ergueu a Red Bull ao topo em quatro anos"! Ele é melhor piloto que o Webber, é ótimo piloto, e tem o melhor carro nas mãos. Só isso! Se pode evoluir e se tornar bem melhor? Claro! Ele é jovem demais, ainda tem tempo pela frente, mas dizer que ele ergueu a equipe?! É demais! Ele é talentoso, não posso tirar seus méritos, mas no início da temporada deixou que o Alonso e a carroça tomassem a dianteira no mundial. E olha que a RBR nem estava entre as piores equipes! O primeiro nome da RBR é Adrian Newey. Diferente (aí digo orgulhosa) do que aconteceu com Schumacher/Ferrari. Quem conhece F1 e sabe a história não pode contestar. ELE, Rory e Ross levantaram a equipe! Concordo que o Alonso não deve atribuir as vitórias do Vettel só ao Newey, o cara também é bom, mas penso que o que falta ao Alonso é um bom carro, e não capacidade técnica. Como alguém que dirige aquela porcaria e lidera a maior parte da temporada não tem capacidade técnica???!!!
Ele compara o Vettel ao Schumacher? O Michael não encontrou nada pronto na Ferrari, tô errada? Será que apenas eu me lembro disso? Ele tinha um time e levantou a equipe junto com seu time, não tinha ninguém pra fazer por ele, mastigar só pra ele engolir!

Paula.
Anônimo disse…
Apesar de achar o vettel um bom piloto, reconheço q o newey tem um papel muito grande no desenvolvimento do carro. Entao fica injusto dizer q o carro esta bom do jeito q esta só por causa da capacidade tecnica do seb de dizer o deve ser melhorado.

Mas vendo os comentarios desse ano do alonso, dizendo q seu grnd adversario era o hamilton, sem nem citar o vettel, fiquei me perguntando: sera q a estrategia de 2010 de marcar o webber e n o vettel na ultima corrida foi ideia do fernando? Sempre dizem q o alonso perdeu o titulo em 2010 por erro de estrategia da ferrari. Mas me pergunto se n foi erro tbm do alonso, q escolheu a estrategia por sempre subestimar (e as vezes ate menosprezar) vettel. Digo isso n para desmerecer o alonso, mas so p questionar q talvez nem tudo seja culpa da ferrari ...

Bjs, Fernanda
Micael disse…
Bom, falar que o Alonso não tem habilidade técnica suficiente é ruin de ouvir mesmo rsrs, é sua melhor qualidade.
Quanto ao Vettel, claro que Newey é um craque, mas não pode por só na conta dele, o Vettel é sim um baita piloto, olha o que o Webber conquistou até hoje na RBR...?
A diferença de carros varia de pista pra pista, boa parte da temporada a RBR nem era o melhor carro, a Mclaren dominou várias corridas.
Quanto ao que ele falou que o Alonso conquistou seu nome derrotando 2 vezes o Schumi.. é prova de sua ignorância... -.-'
Em 2005 a Ferrari era talvez o 4º carro masi rapido (e olhe la), o F2005 era uma bomba, a disputa foi entre Kimi e Alonso... -.-'
Enfim... Alonso e Vettel são grandes pilotos, o Alonso mais experiente e mais completo de uma forma geral... mas acho uma puta bobagem fazer comparações.
José Renato disse…
Normal, a coluna.

Tatinha, o Victor Martins emitiu uma opinião, embasada, como você já deu as suas inúmeras vezes.

Ele não usou de nenhum absurdo pra justificar sua preferência, com a qual, inclusive, tendo a concordar.

E digo que a Ferrari, apesar de não ter evoluído o máximo que poderia, há muito tempo deixou de ser um carro pouco competitivo.

Mas ele, sempre esperto, faz com que se pense que a culpa é sempre do carro, até mesmo em caso de segundo lugar.

Pra finalizar, eu digo que tendo a concordar (e não concordo plenamente) porque ele deixou de fechar o texto com todas as glórias dizendo que os dois estão duelando pra ver quem é o mais próximo do Homem de Gelo!

Beijos.
wagner disse…
Hehe, o papel aceita tudo, inclusive que Newey não é o cara mais importante da RBR. A bem da verdade, Tati, vc já viu o bico de gelatina da RBR? Fico pensando, afinal não é proibido as asas flexionarem? Ora, não é só a Ferrari que trapaceia? Qual o nome desse bico ilegal da RBR? TRAPAÇA!
http://globoesporte.globo.com/platb/voandobaixo/2012/11/08/nariz-de-borracha/
Anônimo disse…
dizer que o Alonso não tem capacidade tecnica é demais.O Vetel nem ganhou o tricampeonato e já tenho que ler esse monte de besteira. Imagina se ganhar?

O Alonso bem que podia ser tri, queria só ver a cara dessa gente.

Nina
Oi José,

Vc com certeza achou a coluna NORMAL porque o sujeito do texto era Alonso, fosse Kimi, vc não estaria tão calmo e cheio de ponderações. Se fosse Kimi o sem "capacidade técnica", eu tenho certeza que vc não concordaria.

Vc, Victor e qualquer um pode achar Vettel melhor do Alonso... ninguém é obrigado a gostar ou achar Alonso o melhr piloto do mundo... mas se quiser discordar é necessário justificar com COERÊNCIA e argumentos reais, e não dizer que Alonso não tem "capacidade técnica". Nem ainda INSINUAR que só ganhou sob as asas de Briatore.

No texto dele só teve críticas ao Alonso, e elogios ao Vettel, e sem QUALQUER fundamento.

E bom para vc que concorda com este texto NORMAL. Então deve estar feliz que grande Vettel, o maior acertador de carros e gênio da história, poderá ser campeão!

Bom para vcs!

Bjuss, Tati
Manu e Paula... vcs estão certas!!!

Manu, mas é realmente impossível chegar sequer a uma conclusão com um texto BIZARRO deste, sem qualquer fundamentação!!! Sem argumentos concretos, nada coerente...

Fora que tem um argumento que me IRRITA demais para justificar o lance do carro com Vettel, usando o Webber. GENTE!!!! O Vettel é MELHOR QUE O WEBBER! Seja no RB8 ou na HRT... este negócio que "olhaem o que faz o Vettel com o carro?! Olhem para o Webber, se o carro é o melhor porque ele não faz igual!?" MARK NUNCA fará igual ao Vettel NUNCA pq simplesmente Vettel pe melhor, onde quer que eles estejam... Vettel vencerá Webber sempre, na Red Bull, na Ferrari, na McLaren ou na Marussia, por isso este argumento para justificar que o Vettel faz diferença, não cola para mim! Sério...

(cont...)
Paula, vc está certíssima! Vettel não levantou merda nenhuma, quem levantou foi o Newey! Este papo do Victor é de puro torcer... ridículo!!

Sim, isso não podemos negar... Schumi reergueu a Ferrari, se uniu a gente talentosa... fez a Ferrari ser garnde de novo!!!

Se Alonso tem alguma FALHA atualmente é justicamente ser bonzinho demais com esta gente INCOMPETENTE que tem na Ferrari. O erro dele é não EXIGIR gente BOA E TALENTOSA para Ferrari. Este é o erro dele... NUNCA flata de capacidade técnica ! NUNCA!

As pessoas se doem todinhas porque o que Alonso falou é verdade! A pura verdade! Ele está correndo contra Newey, e não contra Vettel!

E, por incrinvel que pareça, nós torcedores estamos tão em sintonia com Alonso, que eu disse isso há duas corridas antes. Logo em seguida, ele falou isso... que é um fato!! O problema é que não se pode tocar o novo amadinho da mídia!!!

Fazer o que?!?

E não Paula, não como comparar vettel e Schumi. Simplesmente NÂO HÀ!!!

Bjussss, Tati
Wagner, mas vc não sabia que Newey lá na RBR é só peça de figuração!?!? hehehehe

Vettel é quem faz tudo!!!! hehehe

AH! Este bico de borracha... mas vc sabe né?! Newey, oops, digo Vettel, é gênio... e ele pode tudo!! rsrs

Bjusss, Tati
Micael,

Já disse lá em cima no comentário anterior que este papo de "olham o Webber fez com mesmo carro" não rola! Não tem razão, pq Vettel SEMPRE será melhor que ele... até mesmo na HRT... simplesmente porque ele é melhor... então isso não cola!

Com carro BOM ou RUIM, Vettel é melhor e sempre estará na frente do australiano!

Então... hehhee

Bjusss, Tati
"O Alonso bem que podia ser tri, queria só ver a cara dessa gente."

Nina, é nisso que penso o TEMPO TODOO!!!!!!! E mantenho a fé!!! Sempre!!!! hehe

Bjussss, Tati
Oi Fernanda,

Alonso não menosprezou ninguém! Nem Vettel, nem ninguém, ele disse a verdade! Hamilton era SIM o principal adversário dele há 4 corridas... antes quando o carro da Red Bull ainda era COMUM, antes do Newey achar o BURACO milagroso, antes deles crianrem o bico de BORRACHA...

Ele não falou mentira ao dizer que a McLaren era o time a batido!!E era mesmo! Ou vai me dizer que vc achava sinceramnete que até Cingaura, em Monza mais especificamente, quando Vettel sequer entrou no Q3, ele iria vencer 4 corridas seguidas?!?!?!?!?! Nem ele, nem vc, nem ninguém sabia... até lá, Cingapura inclusive quando Hamilton roubou a pole com uma volta PERFEITA, Alonso estava CERTO!

Então, antes de dizer que ALonso menosprezou Vettel, pode-se analisar as palavras dele no contexto e época em que elas foram ditas! né?!?

E sobre o carro ser melhor por causa do Newey, não há o que dizer... são os fatos que dizem!

BJuss, Tati
Não gosto do que o Victor Martins escreve, por isto nem leio. Na verdade, na imprensa nacional, religiosamente, só leio Flávio Gomes, o resto, muito esporadicamente, ou só com motivo especial (leia-se Kimi). Por isto, não acho nem cabível esta questão da "capacidade técnica" mencionada por ele. Bizarro!!!

Quanto à Vettel, sou admiradora do alemão, do jeito dele e o acho um ótimo piloto. Alguém que definitivamente evoluiu muito desde sua primeira vitória, em Monza 2008. Só que infelizmente para ele, o fato de ter um gênio como Newey atrapalha o julgamento de seu talento como piloto. Acho que sim, o fato de ter um carro bom demais ajuda na luta de Vettel pelos títulos, como ajudaria a qualquer um (fosse Kimi, Alonso, Jenson - que já teve o Brawn, diga-se de passagem), como ajudou ao Schumacher. A diferença que vejo é o que a Paula disse, Vettel teve uma grande sorte de ter Newey sem precisar batalhar por anos, como Schumacher na Ferrari, mas isto não tira dele os méritos. Como eu disse, acima, a presença de Newey ofusca o julgamento puro que faríamos do talento de Vettel se o projetista não estivesse na Red Bull.
E antes que me falem que não sei do que estou falando, sei sim, já torci por equipes que tiveram Newey no staff. Em 1996/1997 ele fez os carros perfeitos da Williams (a diferença é que a briga existiu. Diferente de 2011 ou 1998, com Häkkinen na McLaren).
Bom, acho que falei demais! rsrsrs

bjs, Ludy
Anônimo disse…
Eu falei em menosprezar por que o alonso disse q achava q o hamilton era o unico q seria capaz de ganhar com carro ruim (e ele ate hj so dirigiu mclaren). Mas o vettel tbm ganhou com carro ruim, qnd estava na toro rosso. Concordo q o carro da red bull ajuda, mas dizer q o vettel so faz boa corrida qnd esta com o melhor carro é menosprezar o talento dele sim.

Mas enfim, o q estava questionando mesmo é ate onde certas atitudes da ferrari n sao feitas de acordo com o pensamento do alonso. Como em 2010 se importar mais com o webber sendo q o vettel estava fazendo mais pontos nas ultimas corridas e foi o pole de abu dhabi! Acho q talvez essa decisao tenha partido do alonso por ele subestimar o vettel, e nesse caso n teria sido culpa so da ferrari a perda do titulo.

É so uma suposição. Mas qnd as pessoas dizem q o vettel n faria boas corridas numa ferrari, isso é so uma suposição tbm...

Bjus, Fernanda
Fernanda,

Alonso perdeu o título em Abu Dhabi porque ele errou JUNTO com Andrea Stella e na época Chris Dyer... Ele NUNCA culpou ninguém por isso. Sou eu quem culpa a Ferrari, não Alonso. Eu culpo a Ferrari por ela não fornecer a ele um equipamento a altura do talento dele.

A tática seguir Webber não foi por menosprezar Vettel... rsrsrs Se vc lembrar bem, Webber era o segundo colocado na tabela... por ficar na cola dele. Tática que se vc tb reparar bem, Alonso usou este ano todo! "Perseguir" sempre o adversário mais próximo... se vc observar, verá isso!

Alonso não subestima Vettel, apenas diz que Hamilton é o único que vence sem ter carro bom, porque Vettel NUNCA foi testado antes.

Vencer com Toro Rosso é mérito?! Sim! Claro, mas Alonso venceu de Renault em 2003... um feito bem parecido. Maldonado venceu este ano com um bom carro... Fisichella fez uma corrida INCRIVEL em Spa 2009, o que lhe rendeu uma vaguinha na Ferrari, então não é uma corrida muito boa que se pode julgar se ele rende MUITO com um carro ruim.

Se olharmos este ano, nós não vimos o mesmo rendimento quando ele estava com um carro ligeiramente comum. Ele era apenas 3 ou 4o. no campeonato...

Vettel NUNCA foi testado para tal afirmação. Alonso NUNCA disse que ele era um pilot ruim ou comum, apenas destacou que Lewis, pode vencer com um carro mediano, porque este já foi testado...

E é verdade...

Bjuss, Tati
Marina disse…
É patetico vê o que certos torcedores que se acham jornalistas são capazes de fazer, acham que podem brincar com a comunicação, o fato é que ele exprime o que pensa e acaba influenciando outras pessoas, mas o pior de tudo isso é trazer fatos falsos, como assim Vettel é melhor que Alonso? ele tem um bom carro e isso muda tudo, difícil mesmo é fazer o que o Fernando faz, lutar com um carro sem nenhum tipo de melhoras convincentes e continuar lutando na frente, sinceramente gostaria muito de ver o menino Vettel e o Fernando com carros iguais, é claro que o Alonso se mostraria melhor, o nosso querido jornalista ainda afirma que Vettel é mais agressivo do que Alonso, nossa... chega a ser uma piada vê textos como esse que esse jornalista escreveu.

Marina.
larissa rachel disse…
Vou só repetir o que ando falando todos esses dias : Fernando foi forte o ano INTEIRO... o ANO INTEIRO , a ferrari podia estar ruim, podia estar mediana, podia até estar boa( o que aconteceu em pouquissimas corridas) Independente do carro, fernando foi forte o ano TODO. Já não podemos dizer o mesmo de vettel, na verdade a única coisa que discordo da tati é pq no inicio do ano quando a rbr não estava forte, mark estava na frente de vettel sim, e é incontestavel que vettel passou mais da metade do ano como coadjuvante.
Micael disse…
Bom, já que alguem citou um comentário que o Alonso fez sobre o Hamilton ser o único capaz de ganhar sem ter o melhor carro.. Vou ter que descordar do príncipe das asturias!!! rsrsrs
Eu não lembro de nenhum corrida quer o Lewis venceu sem ter o melhor carro, mas posso citar algumas que o Kimi venceu sem ter a melhor máquina...
Querem um exemplo?? Domingo passado...
Mais um?? Spa 2009...
Po Alonso, essa tu chutou pra fora em rapaz heheheh

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Roubou a cena!

Alonso em 2023