Erro de Ostberg dá liderança a Loeb na Espanha

WRC: Ostberg erra na escolha dos pneus, Loeb vira líder e fica perto da vitória no Rali da Espanha

No encerramento da triunfal temporada 2012 para Sébastien Loeb, o eneacampeão mundial de rali está perto de conquistar sua nona vitória em 13 etapas disputadas neste ano. Após 12 estágios, Loeb está 27s à frente de Jari-Matti Latvala, que faz a última prova da Ford no WRC

Nove vezes campeão mundial de rali, Sébastien Loeb também pode chegar à sua nona vitória na temporada 2012 do WRC. O francês da Citroën assumiu a liderança do segundo dia de disputas do Rali da Espanha, disputado na Costa Daurada, na Catalunha. Muito, também, por conta da escolha equivocada de Mads Ostberg, que optou por equipar seu Ford Fiesta com pneus duros e macios, perdendo muito rendimento. Dessa forma, Loeb não apenas virou líder como abriu grande vantagem para os rivais.

Faltando um dia e apenas seis especiais para o fim da competição e, consequentemente, da temporada, Loeb lidera a prova com 27s de vantagem para Jari-Matti Latvala. O finlandês, embora ainda tenha chances remotas de levar a Ford à sua última vitória antes da retirada do WRC, já admite que não tem mais chances de subir no lugar mais alto do pódio na Catalunha.

Latvala, aliás, não escondeu a admiração pelo mito do WRC. “Não pude alcança-lo. Não estou decepcionado, assim é que é. Ele é fantástico no asfalto. Tenho de trabalhar mais e aprender”, reconheceu o futuro piloto da Volkswagen e próximo companheiro de equipe de outro francês, Sébastien Ogier.

Em sua despedida de uma temporada completa do WRC, Loeb avaliou o dia como muito positivo e tranquilo. “Foi um dia muito bom para mim, com condições bastante duras na primeira volta, quando as pistas estavam molhadas e escorregadias em alguns setores. Havia muito barro espalhado e havia também um risco de sofrer um furo no pneu. Porém, não tive problemas”, comentou.

“Neste momento, eu me sinto muito bem com o carro. Jari-Matti estava forçando muito no começo da prova, mas soube me defender bem e segui acelerando”, declarou o maior vencedor do Mundial de Rali em todos os tempos.

Ostberg, por sua vez, acabou perdendo a chance de chegar à sua segunda vitória na temporada. Vencedor do Rali de Portugal, em abril, o norueguês da equipe Adapta começou o sábado com 27s2 de vantagem para Loeb, mas arriscou demais na escolha de pneus nas primeiras especiais do dia e perdeu muito tempo, sobretudo na especial de Priorat, de 45,97 km. A longa distância do estágio foi determinante para a enorme perda de tempo e, consequentemente, da liderança para Loeb.

Mads não perdeu espaço apenas para Loeb, mas caiu para quinto ao ter sido superado também por Latvala, Mikko Hirvonen, em terceiro, e pelo estoniano Ott Tanak, que corre com um Ford Fiesta da equipe britânica M-Sport. Ostberg ainda terminou em quinto, mas bem distante dos líderes, 1min31s4 atrás de Loeb.

Os brasileiros do WRC tiveram um dia razoável na Costa Daurada. Daniel Oliveira, que corre com um Ford Fiesta da equipe Stohl Racing ao lado do navegador luso Carlos Magalhães, fechou o sábado na 20ª colocação. Paulo Nobre e Edu Paula, que fazem história no rali brasileiro ao formarem a primeira dupla a disputar toda a temporada do WRC, estão em 39º com o Mini John Cooper Works da equipe Portugal.

Fonte: Grande Prêmio

Fico com pena do Mads Ostberg. Ele é um ótimo piloto e merecia esta vitória. Mas infelizmente, assim é o rali.

Sobre Loeb, preciso realmente falar algo? rsrsrs

Fala mencionar também o quão bacana é ter dois brasileiros disputando uma etapa do WRC.

Beijinhos, Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Roubou a cena!

Alonso em 2023