Semana Kimi Räikkönen 2012 - "10 temporadas depois, o que mudou?" by Mirella

Texto: “10 temporadas depois, o que mudou?” by Mirella
Eu conheci F1 ainda criança, e sem entender absolutamente nada, apenas por ser a programação na TV da família nos domingos de manhã. Pela minha idade, não vivi os anos de “F1 paixão nacional” proporcionados por Senna. Recordo-me apenas de lembrar-me de um sujeito com nome complicado que frequentemente andava em primeiro – Mika Häkkinen.
Os anos passaram e meu interesse permaneceu hibernando, até que vi um jovem loirinho no pódio. Não tenho muito orgulho de comentar, porém a beleza do rapaz foi que me chamou a atenção (só tinha 14 anos, desculpe!).
Durante muito tempo não tive acesso à internet, o que impossibilitava um conhecimento fora do que era apresentado pela emissora oficial, ou seja, eu não sabia nada. Infelizmente não consegui acompanhar, à época, o trânsito entre Sauber e McLaren. Foi doído, alguns anos depois, assistir aos GP que já sabia que ele abandonaria e torcer mesmo assim. O campeonato que ainda não viria, mas sentir o coração bater ante a descrição das corridas. Já saber para onde a história rumaria, mas se encantar com cada curva intensamente.
Pude por fim a este “jetlag” naquela nova fase de F1. Os anos Ferrari.
Enquanto corria atrás de saber mais sobre o piloto que acompanhei por curiosidade, entre 2005 e 2006, um novo mundo se abriu. Simultâneo ao campeonato movimentado que McLaren e Ferrari produziam, conheci o pedacinho da vida deste piloto que ele permitiu. Passei a rir das tiradas sarcásticas e secas. A admirar sua pilotagem limpa, segura, competente. Agradeço a 2007 por poder conhecer Kimi, torcer por ele e vibrar. Gritar naquela tarde de domingo enquanto o inimaginável acontecia. Eu, recém-fã daquele piloto, vivi a conquista do WDC, enfim.
Entretanto, para ser honesta, tudo foi cimentado entre 2008 e 2009. Sim. Do céu ao inferno. Ali compreendi o que era F1. Ali compreendi também quem era ele. Como funcionava e o afetava. Senti na carne. Sentimos, acho. Injustiça, abuso, falta de vergonha, falta de reconhecimento. Mas também orgulho. E em nenhum momento foi possível deixar de defendê-lo. De torcer, de vibrar, de admirar. A torcer que fosse para o rally, longe do circo. E que, apesar de ser muito difícil poder acompanhar esta etapa, desejar que fosse muito feliz. Aquilo lá não o merecia. Que fosse embora para continuar a ser Kimi Räikkönen.
Quando ouvi de seu retorno confirmado, na Lotus, não fiquei feliz. Temi muito. Havia lido as diversas especulações com a Williams, internamente rejeitando todas. Não queria ver onde aquilo ia parar. Queria evitar tudo aquilo de 2009. Mas veio 2012.
Ainda não sei o que pensar de 2012. Pessoalmente, o sabor é um pouco amargo. Não sei fazer análises mirabolantes. Tudo que sei é o que sinto. Tudo o que sinto é o que sei: seu lugar está lhe esperando, Kimi. O lugar do meio, o mais alto do pódio.
O que mudou em uma década? Tantas coisas. Aprendi a respeitá-lo, a (tentar) entendê-lo. Mas, principalmente (e peço desculpas pela pieguice): você me mudou, Kimi. Obrigada.
The English version of this text can be downloaded here.
IceKisses, Ludy
Comentários
Legal tbm perceber como um piloto, as vezes sem querer, simplesmente nos conquista, e como, por mais inesperado que seja, a gente passa a realmente se importar com ele.
Essa SKR está me mostrando principalmente isso: o quanto os fans do Kimi se importam com ele, com o que ele desperta...
Enfim, adoro saber que a F1 tem um lugar especial na vida de muita gente!Além de saber que Kimi com seu jeito super-particular conseguiu sim, criar esse tipo de sentimento!
Enfim, que venham mais anos pra ele e pra categoria!
Enquanto der, eu acompanho!
=D
Talita Regis
E Eric, concordo contigo. Eu só relaxo depois que Kimi cruza a linha de chegada. Morro de medo sempre, de algo dar errado. É trauma mesmo!!! rsrsrs
E nunca diga nunca. Lute para vê-lo ao vivo. Lute! Só isto que te falo!
bjs
Ludy
foi muito difícil colocar em palavras todo esse rebuliço que o Kimi causa rsrsrs. Mas o Iceman merece!
To adorando essa SKR! Que delícia que é conhecer o Kimi pelos olhos de outros fãs!