Semana Kimi Räikkönen 2012 - "10 temporadas depois, o que mudou?" by Carol
Texto: “10 temporadas depois, o que mudou?” by Carol
Ele ainda é o mesmo?
Há quase um ano, percebi que Räikkönen estava diferente, pois ele havia abandonado alguns rallys após pequenos acidentes. Isso não é uma atitude normal dele, algo estava realmente errado. Em Dezembro a Lotus GP o anuncia como seu piloto. Eu não gostei da ideia, se você me perguntar hoje “Você gosta do Kimi na F1?”, eu responderei “Completamente, não!”. Eu queria muito que os jornais, canais de televisão, sites estivessem errados, mas no fundo sabia que era verdade. Vocês devem estar se perguntando por que eu não gosto dele na F1 de forma completa, simplesmente porque ele já passou por muitas coisas ruins, houve boas também, mas as ruins deixaram um forte marca também.
Hoje nós tratamos o apelido de Iceman de forma normal, entretanto quando você olha para trás e vê porque ele o recebeu, às vezes você sente que esse apelido não é literalmente o que Kimi é. Ele é realmente um homem feito de gelo ou ele é apenas um finlandês como todos os outros? Eu penso que a última opção. Os finlandeses são ‘frios’ e reservados, é algo cultural, não que surgiu de repente e só por conta do frio extremo que faz na Escandinávia. O resto do mundo está acostumado com o calor humano principalmente italianos e brasileiros, consequentemente os que mais falaram e ainda falam mal do Kimi. Só porque ele não reclamava de nada, não falava com o companheiro de equipe, me desculpe quem é fã (mesmo sabendo que provavelmente não tem nenhum fã aqui), mas o Massa não é o companheiro dos sonhos para ninguém, só o rosto de coitado já me dá enjoos. Se fosse na Idade Média, Kimi teria sido queimado vivo em praça pública por esses jornalistas e Cia, de tão cruéis e infelizes que foram as criticas sobre ele.
Quando Räikkönen chegou a Formula 1 ele era apenas um menino, apesar de eu ainda gostar de chamar ele assim... hehe. Era um mundo que ele não estava acostumado e muito diferente dele. Ele sempre quis chegar ao circuito fazer ser trabalho, pilotar um carro e nada mais, e ir para a casa com sua família. Porém, a vida não é um conto de fadas, infelizmente! As criticas começaram a surgir no primeiro ano com nível leve, com o passar do tempo tornaram-se pesadas e depois extremamente irritantes. Isso mudou aquele menino, ele nunca foi mais o mesmo. As únicas pessoas com quem ele pode não ter mudado tanto foi com sua família, esposa e amigos íntimos.
Kimi não tem o mesmo olhar inocente de 11 anos atrás, ele também já não tem o mesmo sorriso, a única coisa que restou foi o seu jeito moleque de não se importar com que os outros dizem. Nós amamos e sorrimos como criança quando ele diz a um jornalista “I don’t care!”, espero que se um dia eu conseguir realizar o meu sonho e entrevistá-lo ele não diga isso para mim. Hahahaha Por isso posso afirmar que a F1 deixou Kimi mais reservados do que já era, mas nós fãs não nos importamos com isso, não vemos o Kimi como os outros veem. Nós sabemos quando ele está sorrindo, percebemos o que ele quer dizer quando seu rosto não tem expressão, ele é um bêbado também? Se você quiser pensar assim, ele não se importa com o que você diz e nós gostamos quando ele apronta das suas. Hehe
Oito temporadas depois ele realmente não era o mesmo, todavia 2 anos no WRC lhe devolveram algumas coisas, já que o rally o possibilitava de ser quem ele verdadeiramente é. Você nunca irá ver o Kimi almoçando dentro de um van, saltando como um bebê em um lago, urinando em uma plantação de uvas na França, conversando descontraído e sem pressão, muito menos segurando uma plaquinha escrita “SOS” na Formula 1. Essas e outras coisas existem apenas no rally. Na Formula 1 tudo é tão formal, desde as roupas até o seu comportamento, parecem que se esqueceram do passado. Eu vejo a F1 como uma filha ingrata que abandonou sua cidade natal e tem vergonha de seu passado e suas origens. Se o Iceman tivesse vivido em outra época, ele já falou sobre esse desejo, se ele não fosse amigo de James Hunt, seria rival na questão das bebidas e mulheres. Kimi combina com a F1 antiga que é parecida com o rally. Ah, por quê? Porque o dinheiro ainda não era a coisa mais importante e eles não construíam circuito na Índia. É triste ver que o dinheiro tomou o lugar do prazer e está acabando com vários esportes, alguns pilotos estão preferindo se aposentar a continuar nesse mundo sujo cheio de intrigas.
Dez temporadas depois Kimi não é mais inexperiente, ele é um campeão, que após dois anos fora da principal categoria do automobilismo, volta e cala a boca de muitas pessoas. Eu vi uma frase dias atrás, ela era assim “Sua professora disse que você não seria ninguém na vida, hoje você paga mais impostos do que o salário dela.”. A professora é a Formula 1 e os impostos são os resultados maravilhosos do finlandês. Ele não venceu ainda? É questão de tempo, todos nos queríamos um vitória em Spa, ela não veio. Se Kimi está hoje em terceiro lugar no campeonato não é porque o carro da Lotus é um filho da Kinky Kylie* e sim por conta do talento, da experiência de Räikkönen. Os seus resultados não foram melhores por conta de estratégias erradas feitas pela equipe.
Eu gosto da Lotus, mas não de quem tem o poder sobre ela. Após o GP de Monza a equipe publicou um foto com um desenho e perguntando se nós acreditamos em contos de fadas. No decorrer do texto eu disse que a vida não é um conto de fadas, porém não disse que eles não podem existir em alguns momentos. Kimi campeão? Em 2007 ele era o piloto com menos chances de ser campeão e o que aconteceu? Ele conquistou o título. Se formos pensar assim: ele tem um bom carro, experiência, um talento incontestável, essas coisas podem ajudá-lo a aumentar ainda mais a ótima quantidade de pontos que ele possui. Eu responderia a Lotus que sim, eu acredito em conto de fadas, mas eu preciso de mais duas ou três corridas para sonhar com isso.
Eu não gosto de vingança, mas seria mais que maravilhoso, mais que perfeito... bem, não tenho palavras para dizer como eu me sentiria se Kimi conquistasse esse campeonato. Eu ficaria feliz com esse fato, mas gostaria de ver a reação de cada uma das pessoas que falaram mal, criticaram Kimi durante anos, ainda diria “Oh, vocês estão tristes! Ah, mas eu não me importo com vocês, idiotas!”.
Sinceramente, ser fã do Räikkönen não é para qualquer pessoa, pois com o tempo você passa a adquirir características dele sem perceber que isso acontecendo e no você acaba tornando-se também um iceman ou uma icewoman.
*Nome que Sebastian Vettel deu ao seu carro no ano passado.
The English version of this text can be downloaded here.
IceKisses, Ludy
Comentários
Agora é "Wait and see!". Só faltam 2 dias para o mistério do "Shhhhi" acabar. Hahaha
A impressão q eu tenho é q se antes ele nao falava muito por ser reservado e tímido, agora ele manda um “I dont care” simplesmente porque se for tentar explicar as coisas no modo direto e objetivo dele nunca será o suficiente p as pessoas. E de fato acho q ele sorri menos na F1 nesse ano. Mas estando rodeado de gente q já lhe fez tanto mal e q adora julgar todo mundo, como se sentir inteiramente confortável?
Mas a sorte dos fãs e da F1 é q a paixão do Kimi pela velocidade é maior do q o desgosto dele por ter sua vida e personalidade invadidas, analisadas e expostas de forma tão destorcida como é. E tbm porque ele é confiante e feliz consigo mesmo o suficiente p saber q não importa o q milhares de pessoas q nem o conhece pensam sobre ele, pois o q importa é q os q estão ao redor dele (amigos e familia) saibam quem ele realmente é.
O Kimi realmente não é so um piloto, mas um estilo de vida a se admirar. Se ele gostasse de escrever poderia fazer um best seller de autoajuda sobre como ser feliz sendo quem vc é e ignorando pessoas q n tem nada a acrescentar na sua vida. Sem falar q eu q sempre fui uma pessoa desesperada qnd as coisas dão errada, agora consigo pensar “se n posso fazer nada p mudar, mantenha a calma and wait and see”.
Bjuss, Fernanda
Vc disse o que, infelizmente, só nós, fãs, conseguimos ver. Quem sabe algum dia o mundo não o veja como nós vemos.
E outra, eu tb chamo ele de menino, aliás, "meu garoto" até hoje. Dentre vários outros apelidos que eu não vou revelar pq são muito micantes rs
Bjs!
P.S.: Sério que o nome era Kinky Kylie? Esse guri me mata de rir!
bjs
Ludy