Indicação do Octeto: Textos sobre Jerez 1997, Schumi e Jacques

Uau! Ler os dois textos realmente me fez viajar no túnel do tempo.

O autor de "Jerez, 1997: Antes, durante e após a decisão" (link aqui), Lucas Berredo, fala sobre o embate de Jerez de la Frontera em 1997. 

Quem não viveu este dia, talvez hoje não consiga perceber o quão chocante foi ver a tal atitude de Schumacher e sinceramente, acho que ele pagou pelo erro da melhor forma possível, com julgamento moral.

E o segundo texto foi realmente emocionante de se ler. Vivi cada momento feliz, triste e angustiante do texto escrito por Leonardo Felix em "Schumi e Jacques: destinos opostos após o embate" (link aqui).

O destino não quis para Jacques um final feliz, a F1 foi cruel com ele. O canadense errou em algumas escolhas, esteve rodeado de pessoas erradas, fez besteiras sim, mas a F1 foi muito má com ele. 

Não falo isto porque ele não venceu mais, falo porque só eu sei o que foram os anos de BAR, e a despedida por baixo em 2006. Só eu sei o que foi a humilhação causada por David Richards, a demissão da BMW. Tudo isto me tornou uma torcedora mais forte e preparada para Kimi, embora não me ajudado a sentir menos dor.

A carreira de Jacques infelizmente não teve o rumo que este canadense merecia. Ele é um ótimo piloto. Sempre foi corajoso, arrojado, um adversário forte. Mas hoje, a única coisa que as pessoas lembram e gostam de fazer é ofendê-lo, o julgarem como um piloto ruim, que foi dispensado porque não era bom o suficiente.

As pessoas não viram o Jacques que eu vi, pelo qual eu torci e por quem eu enfrentaria tudo novamente, mesmo que me dissessem que seria a mesma estrada tortuosa. Jacques foi o meu primeiro piloto favorito, e o primeiro, a gente não esquece. Jamais!

Beijinhos, Ludy

Comentários

Kyna disse…
sinto dizer,até porque em 96 me apaixonei pelo estilo de pilotagem daquele baixinho de olhos azuis com bone da disney, mas foi o proprio villeneuve que acabou enterrando a carreira. ele ganhou o titulo e achou que todos fariam o trabalho por ele e nem se interessou em melhor aquela williams de 98 - a msis feia,vermelha - que era um carro q necessitava do piloto p evoluir...
sei q irao discordar, mas acho q culpar um outro pelo fiasco do villeneuve não é real. tanto que ele nao pára em nenhuma outra categoria. tem um genio dificil...igual ao meu....e to apredendo da pior maneira possivel, e estou tentando ajustar à realidade, algo que ele ainda não conseguiu.
Respeito sua opinião Kyna, mas não concordo 100% com ela. Sim, ele cometeu erros, como eu disse, mas também não teve perto dele, pessoas que pudessem tentar lhe trazer para a "terra" quando ele ficou desnorteado e arrogante. Craig Pollock sendo um deles. Ele não é perfeito, mas também não foi só culpa dele, o fim de carreira que teve. Minha opinião, é claro.

Ludy
Kyna disse…
Respeito tua opinião, com certeza. Mas ainda acho que não foi culpa do Pollock, até porque até o Pollock começou a "chamar a atenção" do Villeneuve quando a coisa começou a apertar na BAR. E quando o Pollock começou a se afastar e o David Richards assumiu assim sim a coisa desingrolou de vez. O Richards odiava o villeneuve e parecia que o Villeneuve fazia cada vez mais bobagens só o irritá-lo mais. Lembro de uma entrevista que li com o Craig Pollock dizendo que este acabou sendo um dos motivos que ele e o villeneuve terminaram a parceria, a teimosia do Villeneuve em fazer o que não devia so p irritar quem não gostava dele ou não fazia o que ele queria.
Pollock conheceu Villeneuve ainda adolescente e antes de empresário de Jacques, era amigo. Não acho certa a postura dele. Mas enfim...
Richards comprava a imprensa inglesa em especial com almoços no motorhome da BAR para que eles ajudassem a detonar a imagem de Villeneuve na mídia. O diriginte aproveitou-se da birra inicial de Jacques com Jenson e fez disto um motivo para detonar o canadense. Conseguiu, já que Villeneuve acabou saindo da BAR em 2003. Como eu disse, Jacques teve culpa, mas pessoas com poder, como Richards, ajudaram e muito no seu declínio na categoria.
Mas nossas visões são bem distintas e não chegaremos a um denominador comum aqui... rsrsrs

Ludy

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!