E na Citroën deu Hirvonen pela primeira vez
WRC: Hirvonen vence pela primeira vez com a Citroën no Rali da Itália
Neste domingo, piloto finlandês confirmou a liderança tranquila e acaba com jejum de vitórias; Paulo Nobre é o 19º
Bruno Ferreira
21/10/2012
Mikko Hirvonen confirmou sua liderança no último dia do Rali da Sardenha, na Itália, para conquistar sua primeira vitória pela Citroen no Campeonato Mundial de Rali.
O piloto finlandês liderou a competição com tranquilidade desde a sexta-feira, quando seu companheiro de equipe, o eneacampeão mundial Sébastien Loeb, sofreu um acidente e teve de abandonar. Além disso, a dupla da Ford, Petter Solberg e Jari-Matti, também se envolveram em problemas ao longo da prova.
Neste domingo, restou a Hirvonen somente confirmar sua liderança, mantendo-se à frente da dupla da M-Sport Ford, Evgeny Novikov e Ott Tanak, que foram segundo e terceiro colocados, respectivamente.
Mads Ostberg, grande destaque da competição no sábado, ficou com a quarta colocação, seguido de Sébastien Ogier, quinto com um Volkswagen Skoda. Solberg, por sua vez, conseguiu minimizar o prejuízo e foi o nono colocado, após vencer o Power Stage deste domingo.
Único brasileiro na competição, Paulo Nobre completou o rali na Itália na 19ª posição, com 32 minutos de atraso em relação a Hirvonen.
A próxima etapa do WRC, a última da temporada de 2012, será o Rali da Espanha, disputado entre os dias 8 e 11 de novembro.
Classificação final – Rali da Itália:
1º. Mikko Hirvonen (FIN/Citroen), 3h23min54s
2º. Evgeny Novikov (RUS/M-Sport Ford), a 1min20s6
3º. Ott Tanak (EST/M-Sport Ford), a 2min21s1
4º. Mads Ostberg (NOR/Adapta Ford), a 3min42s9
5º. Sébastien Ogier (FRA/Volkswagen Skoda), a 4min27s5
6º. Chris Atkinson (AUS/Italia Mini), a 5min22s2
7º. Andreas Mikkelsen (NOR/Volkswagen Skoda), a 6min12s5
8º. Martin Prokop (TCH/República Tcheca Ford), a 9min29s3
9º. Petter Solberg (NOR/Ford), a 9min52s3
10º. Luca Pedersoli (ITA/CRT Citroen), a 20min35s6
19º. Paulo Nobre (BRA/Portugal Mini), a 32min06s4
Fonte: Tazio
E finalmente Mikko Hirvonen conseguiu vencer o seu primeiro evento pela Citroën. Para a gente ver como Loeb é simplesmente dominante neste esporte, seu companheiro de equipe, que estreiou este ano, só venceu sua primeira prova pela equipe francesa na penútlima rodada do WRC 2012.
O finlandês esteve forte durante todo o evento, mas depois da pedra que tirou Loeb do rali e dos problemas de Petter Solberg e Jari-Matti Latvala, tudo ficou mais tranquilo para que Hirvonen conquistasse a vitória na Itália.
Meus outros destaques são para Andreas Mikkelsen, que mais uma vez terminou entre os dez em um evento do WRC e é claro, para o brasileiro Paulo Nobre, que terminou entre os 20 primeiros. Não é fácil fazer o que Nobre tem feito, por isto, acho que o trabalho dele tem sido muito bom.
Beijinhos, Ludy
Comentários