+ segurança, + agressividade ??

Segurança da F1 atual deixou pilotos mais agressivos e propensos a se acidentarem, afirma Webber

Se as diversas medidas de segurança praticadas pela F1 hoje em dia impediram acidentes fatais desde os de Roland Ratzenberger e Ayrton Senna em Ímola em 1994, por outro lado essas medidas geraram pelo menos um efeito colateral que inspira preocupação - de acordo com Mark Webber. 

O piloto da Red Bull, em sua coluna no site da BBC publicada na última quarta-feira (12), afirmou acreditar que as melhorias na segurança da categoria máxima do automobilismo deixou os pilotos mais confiantes para serem agressivos em pista, já que, em caso de acidentes, eles geralmente saem ilesos. "Os pilotos têm sua parcela de responsabilidade. Nos últimos dez anos, os ataques se tornaram mais duros exactamente porque eles sabem que serão capazes de sair andando de uma batida", apontou Webber.

 "Mas você pode ser agressivo e pilotar com segurança ou não. Sempre disse que a F1 não é o lugar para terminar sua formação como piloto. Deveríamos ser os melhores no que fazemos, o que inclui uma etiqueta de corrida", continuou o australiano, lembrando das batidas causadas nesta temporada por Pastor Maldonado, da Williams e por Romain Grosjean, da Lotus. Os dois pilotos são recordistas de problemas em pista, com sete incidentes cada, saindo ilesos de todos. "A maioria do novatos chega bem para o campeonato. Este ano, tanto Maldonado quanto Grosjean tiveram alguns incidentes", afirmou Webber.

 "Se a batida de Grosjean na Bélgica tivesse ocorrido quando a corrida já estivesse mais aberta, não teria sido um problema. Mas se tornou rapidamente um acidente muito feio, visto que vários carros estavam em volta e a pista é muito estreita lá." O piloto da Lotus lutava por posições logo após a largada em Spa-Francorchamps quando bateu em Lewis Hamilton, da McLaren. Grosjean então foi lançado ao ar, acertou a traseira de Kamui Kobayashi, da Sauber e caiu em cima da frente da Ferrari de Fernando Alonso - por pouco não acertando a cabeça do espanhol. O francês foi punido com uma corrida de suspensão. 

 Para Webber, alguns pilotos não pensam nas consequências de um acidente. "A natureza da F1 mudou com os pneus Pirelli e o DRS, é mais fácil ultrapassar agora, então você não precisa ficar tão desesperado após a largada. Por isso, é surpreendente ver alguns dos acidentes que estão ocorrendo logo na primeira volta", explicou. "É necessário envolver-se na disputa, mas alguns pilotos estão tendo mais problemas que outros, é preciso que eles levem isso em consideração também." 

 Sobre as medidas de proteção estudadas pela FIA para proteger os pilotos no caso de acidentes em que um carro é lançado ao ar, o piloto da Red Bull acredita que proteções para as rodas deveriam ser priorizadas, ao invés de cockpits fechados ou gaiolas. "A FIA tem feito pesquisas para encontrar uma forma de proteger a cabeça dos pilotos, e aparentemente alguma forma de arco protetor será introduzido em um futuro próximo", apontou Webber. 

"Mas esse tipo de proteção é um assunto controverso e ainda não decidi qual é minha opinião. Os carros de fórmula atuais são os melhores do mundo e não queremos perder isso. Precisamos tomar a decisão certa", completou. Segundo o australiano, a questão é "decidir exatamente contra o que estamos querendo nos proteger": "O acidente do Grosjean e um similar ocorrido entre David Coulthard e Alexander Wurz em 2007 aconteceram pela mesma razão, um carro escalou o outro e foi lançado ao ar. Isso também aconteceu comigo em Valência em 2010, quando meu carro virou de cabeça para baixo no ar", enumerou o piloto.

 "Pessoalmente, acredito que a prioridade é impedir que os carros sejam arremessados no ar, até porque creio que isso acontece com maior frequência. Embora uma intrusão no cockpit também seja uma possibilidade que deva ser levada a sério, acontece mais raramente", encerrou Webber.
(fonte: Grande Prêmio)

Taí! Talvez Webber tenha razão...

Bjuss, Tati

Comentários

Micael disse…
É claro que é fácil falar de fora, mas... Minha opinião é a mesma do Kimi, se não quer assumir riscos então procure outro esporte. A F1 é assim, tem o seu risco, ninguém é obrigado a estar la.

Até andando de bicicleta voce corre risco de um acidente feio.
Fábio Mota disse…
Perfeito o que Webber disse. Não tem nada no texto dele q não concorde.
wagner disse…
Concordo em parte com Webber, afinal como bem Alonso frisa: há que se deixar espaço para o concorrente e, isso, é uma questão de formação de base...
Milton disse…
Bom, isso eh fato. Hoje os pilotos, por contarem com estruturas cada vez mais fortes, podem se arriscar mais...

Dureza era fazer um side-by-side nos idos anos 70, quando o tanque de combustivel era o proprio chassis-cockpit... E feito de aluminio...

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!