Novo sistema

Mercedes experimenta novo sistema de escape em Magny-Cours

A Mercedes testou uma nova configuração de escapamento no W03 durante o primeiro dia do teste para jovens pilotos em Magny Cours, nesta terça-feira.

A exemplo de McLaren, Sauber e Red Bull, a equipe alemã adotou um sistema de escape no estilo “Coanda” na tentativa de melhorar o desempenho do carro em curvas de baixa velocidade, além de controlar o excessivo desgaste de pneus sofrido pelo W03. Atual vice-líder da World Series, Sam Bird foi o piloto encarregado de provar as novidades.

“O efeito dos gases de escape é mais significativo em velocidades menores e também traz o equilíbrio necessário – talvez – para controlar o desgaste nos pneus traseiros”, disse o chefe de equipe Ross Brawn.

Em Magny-Cours, sede do antigo GP da França, a Mercedes também adquiriu uma quilometragem significativa com seu DRS duplo. O novo sistema, semelhante ao utilizado pela Lotus durante o primeiro treino livre para o GP da Alemanha, no fim de julho, estabiliza o fluxo de ar que passa por baixo do aerofólio traseiro e acrescenta velocidade de reta ao carro, como explica o colunista do Tazio, Bira Bizarro.

“Ainda há um longo caminho. Há algumas corridas no fim do ano onde esta filosofia pode ser adequada”, explicou Brawn, referindo-se de forma implícita a circuitos de média velocidade com longas retas, como Suzuka.

“É um sistema passivo e só funciona em certas combinações de curvas. Em Monza, por exemplo, na Ascari, a curva tem um contorno rápido demais para ativar o sistema. Ou seja, o dispositivo precisa ser ajustado e este acerto é um desafio”, acrescentou.

Sam Bird completou 95 voltas no circuito de Magny-Cours e registrou a terceira melhor marca do dia, com 1min19s094. O inglês de 25 anos pilotará o W03 novamente nesta quarta-feira e, no dia seguinte, cederá a vaga a Brendon Hartley, campeão da F-Renault europeia em 2007.

Fonte: Tazio

Só tenho certeza de uma coisa: se for para um GP e funcionar bem alguém vai querer banir. By Lu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!