Kimi, a felicidade na Lotus e umas palavrinhas sobre rali

Alheio a mercado de pilotos, Kimi se diz feliz na Lotus

Terceiro colocado no Mundial de Pilotos, veterano, entretanto, deixa seu futuro em aberto

Lucas Berredo
19/09/2012

Mesmo quando conectam seu nome a uma transferência para a Ferrari, o vaivém do mercado na F1 não impressiona o taciturno Kimi Raikkonen. De volta à F1 após dois anos de insucessos no Mundial de Rali, o finlandês, embora demonstre dúvidas em relação ao seu futuro, permanece concentrado e feliz com seu trabalho na Lotus.

“Tenho uma boa relação com a equipe. As pessoas se esforçam 100% e são pessoas do automobilismo, nem tanto da política. Eles querem ir bem nas corridas e este é um bom ponto de partida”, disse Raikkonen, em entrevista nesta quarta-feira, em Cingapura, à agência Reuters.

“Gosto de trabalhar com as pessoas [da Lotus]. Estou feliz com o que está acontecendo, mas você nunca sabe o que vai acontecer no futuro”, acrescentou o finlandês.

Terceiro colocado no Mundial, a 38 pontos do líder Fernando Alonso, Raikkonen espera uma dura corrida neste domingo. Em Marina Bay, ele nunca terminou uma prova na zona de pontuação, além de protagonizar um forte acidente em 2008, quando balançou na chicane da curva 10 e bateu no muro de proteção da pista.

“É bem quente e úmido e, claro, um pouco diferente, pois a corrida é disputada à noite. É um circuito desafiador, mas espero que possamos atuar bem”, afirmou Raikkonen, cujo melhor desempenho na pista asiática foi um décimo lugar na edição de 2009.

“É um circuito de rua, portanto sempre se torna um pouco mais complicado quando você tenta tirar o máximo [do carro], pois se cometer um pequeno erro, há uma grande chance de bater no muro. Em um circuito normal, você tem áreas de escape”, acrescentou.

Enquanto seus concorrentes Lewis Hamilton e Fernando Alonso têm três vitórias cada um, Raikkonen ainda não conseguiu triunfar nesta temporada. Ao mesmo tempo, nas últimas cinco corridas, ao lado de Alonso, Kimi foi o piloto que acumulou o maior número de pontos: 68 – uma média de 13,6 por prova.

“Vencer é a maneira mais fácil de conquistar o título, mas infelizmente não fui capaz de triunfar neste ano. Estamos nos aproximando de chegar lá”, completou o campeão mundial de 2007. 

A última vitória de Raikkonen na F1 ocorreu no GP da Bélgica de 2009, em Spa-Francorchamps.

Fonte: Tazio

Bom, primeiramente, se Kimi está feliz na Lotus, então é lá que ele deve ficar. Meu sonho, não escondo, seria vê-lo de volta à McLaren, mas sinceramente,  já não acho que isto acontecerá mais. Em determinado momento do ano, até acreditei, mas agora não.

O ruim de ficar na Lotus é a incerteza de luta por vitórias. O time está se esforçando para voltar a ser competitivo em tempo integral, ou seja, não brigar só por pódios, mas também por vitórias e títulos, mas isto não é certo, assim como não são certas as chances de vencer novamente, mas se é o que Kimi deseja, e a gente nota que ele realmente está feliz ali, então que fique na Lotus.

Sobre as expectativas a respeito de Cingapura, só espero que ele possa terminar e pontuar mais uma vez. Torço para um pódio, já que lá, ele nunca conseguiu um. Veremos!

Agora vou falar sobre uma parte do texto acima que me irritou... "De volta à F1 após dois anos de insucessos no Mundial de Rali".

Primeiramente, é óbvio que esta afirmação não condiz com a realidade. Afinal de contas, o que as pessoas esperavam que Kimi fizesse no WRC? Que no primeiro evento dele fosse derrotar Sébastien Loeb? Nem os caras que correm há séculos com o cara conseguem, por que Kimi conseguiria? #Euhein?!

Na F1 pode ser muito fácil sentar a bunda em um carro e vencer logo na primeira temporada. É só ter o equipamento certo. Não acontece sempre, mas pode acontecer e olha que nem talento extremo para isto você precisa. 

No WRC as coisas não são assim. Kimi saiu de uma categoria onde pilotava sozinho dentro de um carro, onde ele era o dono de seus pensamentos e movimentos ao voltante e foi para uma categoria onde se pilota em dupla, onde se depende de confiança e afinidade, onde cada parte de um trajeto os caminhos são diferentes. Não são circuitos que com um simples simulador você decora sem nunca ter ao menos, pisado lá.

Este tipo de afirmação feita na matéria do Tazio é o que tenho que ler desde que Kimi saiu do WRC. Não, ele não venceu ralis, ele não conquistou pódios, e na análise simplória acima, isto fez dele alguém sem sucesso. Tenho que rir de tamanha porcaria!

Bom, acreditem em que quiser. Aqui no Octeto eu acompanhei cada segundo da passagem de Kimi pelo rali e posso garantir que se tem algo que me fez ter ainda mais orgulho do piloto que torço, foi ver o que ele fez no WRC. Foram dois anos entre os 10 melhores pilotos do mundo. Com performances bacanérrimas como nos Ralis da Jordânia, Turquia 2010, a vitória da especial na Alemanha 2010, o 9º lugar conquistado com muito esforço em seu terceiro Rali da Finlândia 2011, as ótimas apresentações nos eventos da Suécia e Portugal de 2011, ambos ralis muito exigentes e difíceis. 

Enfim, eu poderia ficar o dia todo explicando os motivos que fizeram da passagem de Kimi pelo rali sim, um sucesso, mas deixo para vocês leitores escolherem o que preferem acreditar. Só que este assunto não vai terminar aqui. Aguardem algo bem especial durante a Semana Kimi Räikkönen 2012. #Promessaédívida

Para encerrar, sucesso não se limita ao ato de vencer. Está em participar de uma categoria pela primeira vez na sua carreira, competindo contra caras que fazem isto sua vida inteira, mostrar que o potencial existe, impressionar e sair de lá carregando o respeito de seus colegas e das pessoas que o viram fazer parte de algo significativo para sua carreira. Mas como eu disse, cada um acredita no que quiser. Eu acredito no talento de Kimi Räikkönen.

Beijinhos, Ludy

Comentários

bryan disse…
Eu me lembro que quando Kimi começou no Rally tudo era novidade e existiam poucas notícias sobre o evento. Acho que continua assim.Acompanhei tudo aqui pelo Blog e levei um tempo para entender como funcionava o básico.E para quem viu os vídeos , deve ter ficado impressionado com a habilidade dos pilotos. Kimi fez bonito !

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz Cumpleaños, Fernando!