Morre Sid Watkins

Ex-médico-chefe e conhecido por melhorar segurança da F1, Sid Watkins morre aos 84 anos

 No final da tarde desta quarta-feira (12), aos 84 anos, morreu Sid Watkins, neurocirurgião que atuou como médico-chefe da F1 por quase 30 anos. Por quase três décadas, Watkins salvou inúmeras vidas na categoria e, com ele chefiando os resgates, a categoria deixava de perder uma enorme quantidade de pilotos, como foi nos anos 1960. Ele foi responsável direto pelos resgates de Gerhard Berger, Martin Donnelly, Érik Comas, Mika Hakkinen, Karl Wendlinger e Luciano Burti. A causa da morte ainda é desconhecida.

Sua carreira nas corridas começou nos anos 1960. Com mais experiência ao passar dos anos, ele foi convidado por Bernie Ecclestone, já no final da década seguinte, para ser o médico-chefe da F1 e principal responsável pelo resgate dos pilotos durante as provas.

 Seu trabalho mais segurança na F1, como a melhora dos carros, dos capacetes e em equipamentos, foi amplamente apoiado por pilotos e equipes. E isso só aumentou após o final de semana mais negro da história quando, em 1994, em Ímola, Roland Ratzenberger e Ayrton Senna, seu amigo pessoal, morreram após graves acidentes. Apesar de perder duas vidas em 24 horas, ele trabalhou duro para melhorar a categoria como um todo. E conseguiu, já que, desde então, ninguém morreu e já é o período mais longo da história sem mortes na categoria.

Após deixar o cargo de diretor-médico em 2005, ele assumiu um papel como membro da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e atuou na presidência do Instituto da entidade, trabalhando na segurança do esporte, posição em que ficou até o final do último ano, quando se aposentou.

Ele recebeu o prêmio Mario Andretti de Excelência Médica, em 1996, e ganhou uma Ordem do Império Britânico (OBE) em 2002. Ele deixa esposa e seis filhos.

Fonte: Grande Prêmio

Que notícia triste. Nossos melhores sentimentos para a família deste médico tão importante para a história da F1.

Nesta semana ainda li uma matéria na ZH em que Emerson fala da época em que nunca se sabia se todos os pilotos que estavam largando chegariam com vida ao final do GP. Se hoje sentamos tranquilos para assistir a uma corrida de F1 devemos uma boa parcela ao Dr. Sid. 

By Lu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!