Coluna " O que elas pensam?" By Tati

Coluna " O que elas pensam?" By Tati


Assunto em discussão

Com a volta da F1 das longas férias, voltamos também com a Coluna, hoje escrita por mim. E claro, o tema não poderia ser outro se não falar sobre a imprudência característica destes "novos" pilotos que chegam a F1.

Hoje, graças a Deus, eu estou bem e "viva" para escrever esta coluna, porque se algo tivesse acontecido com Alonso, após mais um ato ridículo de Romain Grosjean, eu provavelmente teria tido um infarto em frente a TV e não estaria aqui para contar história.

Confesso que eu não quero ficar pensando muito na gravidade do acidente, até tenho evitado ver fotos (senão vou enlouquecer) mas temos sim que discutir sobre o assunto.

Maldonado, Grosjean e Kobayashi são três pilotos que eu temo. Não, não temo quanto a capacidade ou talento. Isso fica a cargo de Kimi, Vettel, Schumacher, ou Hamilton. Temo no sentido que temer pela vida alheia, temo pelos pilots que disputam posições e ultrapassagens com os três pilotos citados.

Estes meninos, que já não são tão meninos assim, são imprudentes, exageram nas disputas, ultrapassam o limite quase sempre e me parecem não ter total consciência de que um carro, se utilizado de forma imprudente, se transforma em uma arma. Arma aliás que mata muito mais do que muitas doenças no mundo todo.

Eu tenho certeza de que sou uma motorista consciente. Tenho carteira há 3 anos, e sei que faço a minha parte. Aprendi na auto-escola uma coisa chamada: direção defensiva. O lema disso é: diriga para você e para o outro. Uma pena que Grosjean não pense como eu... pena que ele seja como grande parte dos motoristas que vemos pelas estradas da vida que põem a vida de muitos em risco...

Há aqueles que sentiram "pena" do franco-suíço pela repercussão do caso, e que ainda consideraram a punição injusta. Ok... talvez se algum dos pilotos atingidos estivessem em uma cama do hospital parecesse uma punição justa.

A estas pessoas eu digo, a FIA fez até pouco demais. Por mim suspenderia por 2 a 3 corridas e ainda o colocaria em observação até o final da temporada. E para que tanto rigor?! Para que sirva de exemplo para todos os pilotos que pensam que só porque estão em um F1 podem fazer de tudo e colocar a vida dos outros pilotos em risco. 

Talvez se a FIA fosse mais rigorosa ao liberar a super-licença aos pilotos, problemas assim fossem evitados. Ou se talvez se fossem feitos treinamentos ou aulas de reciclagem, estes acidentes, até os mais bobos, fossem evitados.

Punir quando estrago está feito é pouco, é preciso fazer antes que tragégias aconteçam. Aliás, um acidente como o de hoje já estava sendo anunciado há várias corridas, basta ver quantas besteiras tem feito  Grosjean e Maldonado nesta temporada. Aliás estes dois são exemplos em fazer besteira, desde sempre:





Certa vez, Jacques Villeneuve com a chegada de Kimi a F1, fez uma crítica a FIA por deixar que o finlandês entrasse na categoria sem ter passado pelas categorias de base. O temor dele não se confirmou, com Kimi ele estava errado, mas a preocupação de Jacques é completamente genuína e correta. Prova disso são estes pilotos cada vez mais jovens chegando a F1, sem preparo nenhum, que muitas das chegam mais pelo dinheiro do que pelo talento.

A F1 é um esporte perigoso, e sempre haverá um piloto estilo kamikaze... mas esta geração está superando  as expectativas neste quesito. Só espero que, depois desta punição branda, fique a lição de que para guiar um F1 não basta usar o pé, também faz-se necessário usar a cabeça. O grande problema são aqueles pilotos que só sabem usar a cabeça para pendurar um boné do patrocinador que paga sua vaga no cockpit.

Bem, e eu encerro a coluna, fazendo algo que não costumo fazer aqui no Octeto, que é falar em Deus. Mas hoje tenho que agradecer a Ele por ter protegido Alonso (e outros) de algo que poderia ter feito deste dia um dos piores da minha vida. Em pensar que hoje nas minhas orações eu pedi, como uma pouquinho mais força do que de costume, que Alonso fosse protegido e tivesse sorte na corrida. E ele teve, a maior delas. Graças a Deus!!!

Bjus, Tati

Comentários

Fábio Mota disse…
Quando tu olha o acidente pela câmera do carro do Hamilton é q se enxerga a merda que poderia ter sido.
São 3 carros voando, e podendo pegar qualquer coisa. Menos mal q pegou a frente do carro do Alonso.

Em 94 (acho eu), o Irvine provocou acidente parecido e levou 2 ou 3 corridas de suspensão.
E olhe q na época a FIA nem era de dar tanta punição como atualmente.
Ciro disse…
Rapaz, uma corrida de gancho foi pouco para o Grosjean, é só ver que não foi a primeira vez que ele apronta uma palhaçada destas na largada.

Uma irresponsabilidade, simplesmente sem comentários. Só espero que como estão de olho no Maldonado que anda saindo dos trilhos e tomando sucessivas punições, que aconteça o mesmo com o Grosjean.
wagner disse…
Na realidade, Alonso e Koba correram muito risco, pois pelas câmeras on board, dá para ver o quanto a roda dianteira esquerda de Hamilton passa pertíssimo do capacete do japonês! Carros voando não possuem freio ou direção...Deus guardou a vida desses homens hoje!!! Amém!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!