Coluna "O que elas pensam?" by Ludy


"A ausência de respeito" by Ludy Coimbra 

Há tempos estou querendo escrever sobre uma situação desagradável quando se tem um blog. Pessoas que passam neste espaço apenas com o intuito de nos agredir ou simplesmente causar tumulto. Não costumamos ficar falando sobre isto, porque não acho que seja um assunto de interesse público e, além disto, não é o foco do blog, mas tudo tem limite. E acho que chegou a hora de nos expressarmos sobre o assunto. 

Desde o dia 4 de novembro de 2007, quando publicamos pela primeira vez um post neste espaço cor-de-rosa sabíamos bem o que a exposição de nossas opiniões nos traria. Nossa intenção sempre foi falar o que pensamos, o que sentimos, o que achamos deste mundo chamado F1 e é claro, sobre tudo o que envolve os pilotos que fazem parte da nossa equipe. 

Mostramos a nossa visão do automobilismo. Há quem curta e há quem não curta e acredito que depois de quase cinco anos, se ainda estamos aqui, é porque agradamos muito mais do que desagradamos. 

Mas como não existe neste mundo alguém ou algo que seja amado ou odiado por todo mundo, tento entender o que motiva as pessoas que entram em nosso blog para nos agredir por simplesmente não gostarem dos pilotos que torcemos. 

Eu acredito que respeito é a base de tudo em uma sociedade. Respeitar seus pais, irmãos, familiares, namorados, namoradas, amigos, colegas de trabalho, enfim, é a base de uma boa educação e lidar com isto quando partimos para o campo dos esportes é ainda mais complicado, já que a paixão é um ingrediente importante nesta receita. 

E lidar com paixão, bons argumentos e respeito é o nosso maior desafio aqui no Octeto. Nós também somos fãs, este blog não é feito com intuito jornalístico, aqui expressamos nossas opiniões e sabemos que nem sempre vamos agradar, mas argumentamos sempre. 

Talvez não pareça, mas não é fácil fazer o que fazemos, administrar as diferenças. Este espaço é feito para comentar sobre a vida de nove pilotos e lidar com as facetas distintas trazidas por cada um dos octetes é um desafio diário. Cada um deles tem sua base de admiradores, tem suas rixas dentro e fora das pistas, assim como nós, aqui no blog e fora dele. Mas se a gente não exercesse o respeito, este espaço não existiria mais e definitivamente, não teríamos feito tantos amigos, independente do piloto para o qual cada amigo que fizemos torça. 

Só que ver pessoas que apenas querem causar tumulto ou nos agredir porque odeiam os pilotos pelos quais torcemos é falta de educação, de respeito, de saber viver em sociedade, enfim, é um péssimo comportamento. Eu jamais entrei em blog ou site de ninguém para xingar, desrespeitar, somente porque não concordo com o ponto de vista desta pessoa. 

Aqui no Octeto, tudo o que pedimos é que os comentários sejam feitos dentro dos limites do respeito e da argumentação. Não tem problema algum discordar do que pensamos, mas não adianta xingá-los ou nos agredir porque isto é atitude típica de quem usa a internet para fingir que é corajoso. 

Para encerrar, quero deixar um recadinho, se você que visita o Blog do Octeto não gosta de algum dos pilotos que torcemos, há duas opções, clique no marcador com o nome do seu octete preferido ou não nos visitar mais. Simples assim. 

Beijinhos, Ludy

Comentários

Biba disse…
Concordo contigo Mimila e hj fiz uma pergunta no post que desrespeitaram a Tati, o que se passa na cabeça de uma pessoa pra entrar num blog e xingar de graça alguém q nem se conhece. E se discorda com alguma opinão pode dar mas desde que respeite a opinião do outro.. o mundo é feito disso, de pessoas diferentes com pensamentos diferentes Graças a Deus
Ciro Mota disse…
Algumas pessoas simplesmente não entendem que outras possuem gostos e opiniões diferentes e com isso já partem para a agressão. "Gosto não se discuti" e infelizmente nem todo mundo aceita isso.

Outro ponto que essas pessoas não entendem que aqui é um espaço para ADMIRADORES DOS PILOTOS EM QUESTÃO e não um blog jornalístico como outros, então sempre haverá parcialidade.

Não liga não meninas, casos assim são certamente de pessoas que não tem nada o que fazer.
wagner disse…
Ludy, talvez o respeito seja a raiz da sociedade, afinal, se respeitamos o próximo, também nos respeitamos, afinal nesse planetinha azul perdido no cosmos, somos todos iguais e irmãos...Ps: imagina que porre se todos pensasem igualmente? No mais, quando respeitamos, podemos exigir respeito, simples assim!
Vanessa disse…
nem sei o que falar nessas horas, simplesmente adoro o blog de vcs a opinião de cada uma eu respeito, tenho pena dessas pessoas sem coração e sem caráter, como vc disse Ludy ''vcs agradam muito mais do que desagrada''. Desejo sorte a vocês sempre, e OBRIGADO por dedicar um tempinho de vcs postando coisas legais aqui, passando informações, nos ensinando um pouco mais sobre esse mundo da F1 ... Desdo primeiro dia que vi o blog nunca mais larguei rsrs todos os dias (quer dizer toda hora né :D kkk) tenho que vim aqui dar uma conferida, aprendi e muitas coisas legais tirei muitas duvidas .... Obrigado pela dedicação meninas vocês são 10 .. e que se dane quem não gosta :P ........queria que todos os octetos visse esse carinho e respeito e admiração enorme que vcs tem por eles :)

Beijos.....
Marcos Antonio disse…
infelizmente é o ônus de ter um blog tão bem sucedido. Esse ano não tive mais problemas com isso, mas imagino as ofensas que algumas pessoas devem falar. Enfim, relaxa e abstrai...
Julie disse…
Oi Ludy!

Queria compartilhar com você, primeiramente, uma frase que postei lá no FB:

"Nem todos podem tirar um curso superior. Mas todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de espírito que são a verdadeira riqueza de qualquer pessoa." (Alfred Montapert)

Infelizmente, o que temos visto ultimamente é essa guerra de palavras nas redes sociais e afins, com o direito a troca de insultos e ofensas pesadas. E palavras como educação e respeito, então, acho que as pessoas esqueceram até o que essas palavras significam...

Foi como eu disse lá no post da Tati: a liberdade de expressão foi algo tão difícil de conquistar aqui no Brasil, e quando finalmente a conquistamos, as pessoas começam a partir para um outro extremo, ir além do real significado da palavra liberdade.

É claro que é boa a discordância, eu considero até saudável para nosso crescimento intelectual, mas desde que usemos o bom senso e respeitemos as opiniões alheias, afinal, não somos os donos da verdade, todos nós temos nossos espaços para expor aquilo que pensamos, mas desde que seja de forma civilizada, é claro!

E é por isso que gosto desse espaço de vocês! Me sinto acolhida e a vontade para expor a minha opinião - há espaço para todos aqui!

Reitero novamente o que falei há pouco: coragem é a palavra-chave para vocês três, que num trabalho admirável como é o Octeto, vem conquistando milhares de leitores a cada dia que passa! Por isso, não se deixem abalar com essas malas. O que importa é a nossa admiração por vocês, que são sim, pessoas especiais para todas nós!

Bjinhos
Julie

PS: Desculpe, falei por demais agora!rsrsrs
Carol disse…
Respeito??? Uma pessoa que escurece a foto com dois "Octetos" quer ser digna de respeito????? Me poupe!!!!! Tirem os dois dessa listinha ridícula e sejam felizes com seus escolhidos
Carol, a foto é de uma outra fonte e não foi feita por nenhuma de nós. Tatiana a postou, mas em nenhum momento saiu xingando os outros octetes. Apenas quis dizer que para ela, Alonso é o melhor. Cada um tem o direito de omitir a opinião que quiser aqui dentro, desde que não ultrapasse os limites.
É bem diferente de receber as agressões verbais que as pessoas fazem porque discordam do que achamos.
E sobre a listinha ridícula, bom, cada um pensa o que quer não é mesmo? Ainda bem que discordo de você. rsrsrs

Ludy
Carol,

Sinto muito, eu não tenho culpa se a sua capacidade de interpretação é TÃO limitada!! Se vc não conseguiu entender o que eu quis dizer com aquela foto (que não é minha, mas fosse o problema seria MEU), talvez não seja nem mesmo capaz de entender o que estou escrevendo agora, portanto não vou me desgastar...

Por isso, ao invés de me mandar tirar alguém da listinha, vá procurar outro blog para tumultar... blogs para seu estilo, não faltam por aí!

Valeu!?

Bjuss, tati
Unknown disse…
Nunca entendi o porquê dos insatisfeitos não criarem o próprio espaço de expressão. Hoje em dia está mais fácil ainda. O facebook é onipresente, o Gplus cria uma conta até sem a pessoa perceber. Hoje a publicação de conteúdo está tão fácil que, no meio desse comentário, eu parei, googlei "list" e achei uma rede social para compartilhar listas. É sério. Quer dizer, eu ri, mas se tem gente que leva listas tão a sério, vai no list.ly, faça sua própria lista ridícula e seja feliz!
Fred disse…
Sou leitor eventual das suas colunas, pois sou fã de F1 e e acho legal a iniciativa do Octetort. Discordo em boa parte das opiniões, porém acho isso muito bom pois vejo uma forma diferente de pensar e eu mesmo posso também me modificar. Mantenham o bom trabalho. Abraços
Vanessa disse…
essa Carol deve ser parente da Dra. Psicóloga só pode rsrsrs
Manu disse…
Muito bem, excelente texto Ludy. Peço novamente permissão do espaço para escrever algo.
Vc fala em respeito em uma sociedade como a nossa, que deixou esta palavra (e a ação) cair em desuso, assim como a sensatez. Elas foram substituídas por ignorância e intolerância.
Minha visão sobre toda essa comoção de chegar a um espaço simplesmente para acusar e xingar, sem nenhum pressuposto palpável que não fosse a infeliz liberdade de expressão (que é uma dádiva, mas também um carma), a melhor reação seria o silêncio ou a réplica.
Nós como seres políticos (de "pólis" grega, vale ressaltar) já entendemos perfeitamente que, em grupos, o que mais fazemos é discutir. O grande X da questão é saber fazer isso respeitosamente. Uns falam em democracia o outro exalta um que tem mais méritos que outro e no fim, é aquela: um manda o outro obedece. Porém nem todos querem obedecer e a discussão perde o respeito.
Olha!Eu voltei com a palavra em desuso! Essas pessoas que gastaram o tempo delas para vir aqui falar coisas que não são contempladas pela ação do respeito, digo o que elas são: fascistas! Palavra pesada não? Também acho, mas é pela construção histórica da palavra que se sentirão ofendidas, porque quando verão o que ela significa, perceberão outra coisa. Então olhem para dentro de si: vcs acham que todas as pessoas criminosas devem apodrecer na cadeia? Que os muçulmanos são todos terroristas? Ou mais leve: que pobre não sabe votar?
Esses pensamentos são autoritários: pessoas que só acham que o mundo delas, com as pessoas que pensam como elas devem permanecer ao lado. Aqueles que gostam de outra coisa devem ter só um destino: serem eliminados.
É por isso que certos pensamentos são perigosos. Em termos políticos a história não deixa mentir: ditadura militar, nazismo... E é por isso que nas circunstâncias de conflito aqui no blog eu comentei fazendo o possível para citar a palavra alteridade. Vc depende do outro para saber quem vc é, e conhecendo o outro vc é capaz de respeitar. Caso contrário, vc conhece o outro e usa da sua lógica para impor sob ele. É isso que essas pessoas "raivosas" que vieram comentar aqui parecem querer estabelecer: um autoritarismo, sem respeito querendo impor uma lógica que é delas certa, e não nossa, ou das meninas do blog.
Não existe uma verdade única, se assim fosse, não seríamos diferentes. Respeite a individualidade das pessoas e tenho certeza que aí sim vc será bem recebida aqui no blog como eu e tantos outros foram.

Só uma coisa, para finalizar e não acharem que falo abobrinha: "...acho que não há nessa nação nada de bárbaro e de selvagem, pelo que me contaram, a não ser porque cada qual chama de barbárie aquilo que não é de costume; como verdadeiramente parece que não temos outro ponto de vista sobre a verdade e a razão a não ser o exemplo e o modelo das opiniões e os usos do país em que estamos." - Michel de Montaigne

Abraços afáveis!

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!