Novidades da Lotus para Spa

LOTUS PLANEJA ESTREAR NOVO DUTO AUXILIAR À ASA MÓVEL EM SPA

Uso do dispositivo na Bélgica dependerá dos resultados apresentados pelo dispositivo nos treinos livres

Leonardo Felix
24/08/2012

Depois de testar um novo sistema de duto ligado à asa móvel nos treinos livres para os GPs da Alemanha e Hungria, a Lotus estuda implantar o dispositivo para valer a partir da etapa da Bélgica, que será disputada em 2 de setembro e marca o fim das férias de verão europeu da F1.

Segundo o diretor técnico do time inglês, James Allison, a meta era incluir o mecanismo de vez no modelo E20 a partir do GP da Itália, em Monza, que acontecerá uma semana depois. No entanto, o mecanismo voltará a ser experimentado por Kimi Raikkonen e Romain Grosjean nos treinos livres em Spa-Francorchamps e, caso não seja registrado nenhum problema, deve estrear oficialmente já na rodada belga.

“Há um grande foco para deixar [o duto] pronto para Monza, que acontece imediatamente após Spa e requer um pacote aerodinâmico único. É apenas uma corrida, mas que demanda todo um jogo novo de asas e um trabalho desproporcional”, explicou.

“Também estamos tentando assegurar que seremos capazes de usar o novo dispositivo em Spa, se tivermos confiança suficiente para fazer isso”, ponderou.

Apesar de ser inspirado no polêmico sistema da Mercedes, contra o qual a própria Lotus protestou no início da temporada, o duto auxiliar à asa móvel do time inglês tem funcionamento diferente e não depende da abertura da aleta traseira para funcionar.

No carro preto e dourado, o duto fica o tempo todo exposto, próximo ao santantônio. O ar passa pela cobertura do motor e sobre as vigas da asa traseira, penetrando em dutos menores que o redirecionam ao aerofólio. Sem a dependência da ativação do DRS, o sistema permite um aumento da velocidade mesmo em situação de corrida.

“Vai ser algo bom. Eu espero que essas atualizações façam a diferença no carro”, animou-se Grosjean. “Se isso me der uma vantagem, eu certamente ficarei ansioso para correr com o sistema”, seguiu. “Tenho certeza que será uma coisa boa, especialmente se funcionar direito. Espero que nos dê uma vantagem e também a vitória que tanto estamos esperando”, concluiu.

Fonte: Tazio

A Lotus está animada para este segundo semestre. Dá para sentir quando eles falam sobre as novidades que vão utilizar nos carros.

Eu, como só posso torcer, fico aqui, esperando que tudo dê certo e o que eles precisam utilizar nos carros para melhor o desempenho do time funcione perfeitamente.

Na verdade, acho que a equipe como um todo sabe que as pistas de Spa e Monza serão decisivas para eles nesta briga pelos mundiais de pilotos e construtores.

Beijinhos, Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!