Vettel é punido por ultrapassagem em Button

VETTEL É PUNIDO PELA FIA E CAI PARA 5º NO GP DA ALEMANHA 

Manobra sobre Button na penúltima volta foi considerada ilegal; Raikkonen é alçado ao pódio 

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) puniu Sebastian Vettel, da Red Bull, com um acréscimo de 20s ao tempo total de prova no GP da Alemanha devido a uma ultrapassagem irregular sobre Jenson Button na penúltima volta da corrida. 

O alemão usou a área de escape para efetuar a manobra sobre o inglês da McLaren no hairpin de Hockenheim, o que foi considerado ilegal pela entidade. 

Por conta disso, o alemão cai para o quinto lugar na classificação final, alçando Button para o segundo posto, Kimi Raikkonen, da Lotus, para o terceiro, e Kamui Kobayashi, da Sauber, para o quarto.

Durante a coletiva de imprensa após a prova, Felipe Massa, da Ferrari, disse que os pilotos discutiram este tipo de manobra no briefing e que a FIA não tinha motivos para poupar Vettel de uma punição por conta desta ultrapassagem.

“Vi o acidente e, se ele não for penalizado, teremos um problema sério ali em cima [no briefing dos pilotos]. É para ele ser penalizado. Ele não contornou a curva pelo lado de fora à frente do Button, freou um pouco mais lento, e de repente, usou toda a parte de fora da pista para ultrapassar o piloto da McLaren. Isto não faz parte do regulamento; isso é ganhar vantagem por um lado que não é pista; se ali fosse grama, ele não ia ultrapassar ninguém”, argumentou.

No GP do Bahrein, Lewis Hamilton efetuou uma manobra semelhante sobre Nico Rosberg e passou ileso pelo julgamento dos comissários, o que também não tira a culpa do inglês, na opinião de Massa.

 “Na reunião dos pilotos, todos eram a favor da punição do Hamilton, porque você não pode ultrapassar ninguém pelo lado de fora. Acho que o Hamilton não deveria fazer isso, mas a situação do Vettel é ainda mais clara, porque, em Hockenheim, a ultrapassagem se deu em uma curva fechada, e lá aconteceu no meio de uma reta. Lá, com certeza, Hamilton teve menos vantagem porque aconteceu no meio da reta, mas o Vettel colocou o carro inteiro bem fora do traçado, isso não pode”, julgou o brasileiro.

Alemão diz que saiu do traçado para evitar acidente com piloto da McLaren

Vettel respeitou a punição sofrida pela FIA em Hockenheim, mas alegou que apenas saiu do traçado interno durante a manobra sobre Button para dar espaço ao piloto da McLaren. Com a penalidade e a consequente queda para o quinto lugar, o piloto da Red Bull viu a desvantagem em relação a Fernando Alonso no Mundial crescer para 44 pontos.

“No fim da prova, os pneus de Jenson estavam acabados e fomos capazes de diminuir a desvantagem. Era uma questão de quando, em vez de onde, eu o superaria. Ele abriu o espaço novamente e estava pelo lado de dentro; não podia vê-lo naquele momento e não tinha certeza onde ele estava, então decidi lhe dar espaço e sair do traçado pela linha escorregadia, onde fui capaz de me manter à frente e ultrapassá-lo. Minha intenção era não bater e lhe dar espaço [para se defender]. Tenho respeito por ele e não queria espremê-lo. Foi bom estar no pódio em casa, mas tenho de respeitar a decisão dos comissários”, argumentou o alemão.

Button, por sua vez, foi direto na avaliação sobre o tema. “Não preciso dizer nada. Vocês podem ver as imagens na tevê e tirar as próprias conclusões”, disse o inglês.

Fonte: Tazio

Mal postei a foto abaixo e saiu a notícia da punição do Vettel. Tenho que ver a manobra de novo para emitir opinião, porque de fato, não estava prestando mais atenção em nada no final da prova.

Ah, pô!!! Sacanagem!!! Não puder ver Kimi no pódio!!!! rsrsrs... #SorryVettel


*atualizando meus comentários

Deixo o vídeo para vocês e digo, acho que a punição foi correta. Vettel disse ter usado o traçado fora da pista para não bater em JB, mas acho que a vantagem foi ganha na hora da ultrapassagem e se isto é combinado nos briefings dos pilotos como ilegal, acho que no fundo, Vettel já sabia que a punição aconteceria.

Sinto muito por ele, afinal de contas, um pódio em casa, em qualquer posição que seja é sempre especial, mas a gente sente que no fundo, ele já estava preparado para a decisão final dos comissários.

 

Beijinhos, Ludy

Comentários

bryan disse…
A Lotus tem um bom carro, mas ainda não é uma equipe grande. Pena que Kimi ainda não pode participar diretamente da briga com Vettel e Alonso. Achei que a estratégia de tirar o Iceman do tráfego e parar mais cedo (volta 12) foi inteligente. Mas repetir os pneus macios no segundo trecho não. Em determinado momento do 2 "stint" A Lotus andou 0,5 segundo mais lenta que Button, Alonso e Vettel (que optaram pelo médio). Na 2 parada a Lotus veio de médio como todos os outros , mas aí estavam a 12 segundos do terceiro colocado. Claro que estou dando uma opinião de quem não estava vendo a Telemetria. Mas o importante é que isso não tira o brilho que foi a corrida de Kimi. Estou muito feliz ! ainda mais sabendo que a Lotus ainda não é uma equipe grande .... Ah ! já ia me esquecendo : alguém sabe me dizer qual foi a colocação do Grojean ????
silvio disse…
Boa tarde Ludy. Sém duvidas alguma foi a decisão acertada dos comissarios. Pois a regra é claro no que se refere a ultrapssagens feitas fora do traçado. E Vettel, gostem ou não! ultrapassou Button totalmente fora da pista...se estivesse ao com 2 rodas dentro da pista,ai sim tudo bem...mas não foi o caso.

Bom pro Kimi que fez uma boa corrida e ao que parece dentro do que o carro da Renault permite em ritimos de corridas até o momento. Me parece até agóra um carro que faz muito barulho,mas depende muito do piloto e é ai, que o Kimi ta deitando e rolando pra cima do Grsjean nas corridas...não em treino e classificações.

Não cou nem falar nada sobre os brasileiros F.MepASSA e Bruno Sobrinho roda dura. Vai ser rodão lá não sei onde. O Peres perdeu 5 posições e largou atraz dos brasucas e não se envolveu em acidentes...somente os 2...ai fica dificil né.

Alonso dispensa qualquer avaliação. Deu somente uma aula de como se pilotar quando não se tem o melhor equipamento. Soube usar muito os pneus e principalmente as saidas de curva e assim evitar o uso das drs atraz de si. E vai pro travado circuito da Hungria onde não se exige tanta velocidade, como franco favorito...e vai pra ferias lider mesmo que não marque pontos no proximo gp.

Acredito eu que Alonso va para a Hungria pensando na vitoria, mas se não der...marcar o maior numero de pontos possivel. Pois é evidente a falta de velocidade do carro da Ferrari...e depois das ferias serão dois pesadelos para quem não tem velocidade de reta...SPA e Monza...onde a velocidade final conta e muito...e ai, nem toda a habilidade do esdpanhol pode segurar carros mais veloses...McLaren,Sauber,STR,Force-India...esse carros vão ser uns pesadelos nos dois veloses circuitos, pos ferias, e Alonso sabe disso.
Anônimo disse…
Kimi deve estar meio puto de ter perdido o Champanhe ! hm * kkkkkkkkkkkkkkkk E feliz que se livrou da coletiva? KKKKKKKKKK .. Estou feliz pelo Ice, pelos pontos e principalmente pq amei ver ele fazendo as ultrapassagens e pelo desempenho dele na prova toda. Estou muito orgulhosa do Ice.Acho que só não lutamos mais lá na frente mesmo , por conta da chuva na classificação, chegamos quase pertinhooo de um resultado muito bom no sábado!! E nas corridas o que Kimi sempre mostra o talento dele né!! Nossa hora vai chegar..[ rss parece que está sempre batendo na porta] quem sabe agora no próximo GP !! kkkkkkk Quero que a semana passe voando. E sem falar que ver o senhor telemetria se lascando lá no fundão,não tem preço! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk [Aninha]
Meus comentários para os comentários de vcs... rsrsrs..

Brian, colocações perfeitas, principalmente esta: "A Lotus tem um bom carro, mas ainda não é uma equipe grande. Pena que Kimi ainda não pode participar diretamente da briga com Vettel e Alonso."

Sobre a questão da queda de rendimento, fiquei doida da vida quando a diferença dele para JB começou a aumentar. Uma pena, porque ele estava anaimado hoje. Deu para sentir na forma como ele fez suas ultrapassagens. Mas está beleza, terminamos em 4º e depois ainda tivemos o benefício do terceiro lugar no pódio com a punião de Sebastian.

Pois é Silvio, como Kimi sempre diz, o que vale é o domingo. Mas o Grosjean vai ter um papinho com a telemetria depois para entender o que está acontecendo, já que ela é uma ótima conselheira....kkkkk

Aninha, na questão do champagne aposto que ele dá um jeito... rsrsrs... Pena foi para a gente, que não pode vê-lo, mas ele se livrou da coletiva, é verdade!!! rsrsrs...
Senhor telemetria...kkkkk...adorei!

bjs

Ludy

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??