A culpa é da Ferrari... e do Alonso!


Whitmarsh vê dificuldade de Massa com "máquina implacável" na Ferrari

Há pouco menos de um ano, no GP do Canadá de 2011, Felipe Massa esteve pela última vez entre os três primeiros na Fórmula 1 em um treino classificatório. Tratou-se de um evento isolado em um ano no qual o piloto tornou-se o primeiro desde Didier Pironi, em 1981, a não conquistar um pódio sequer pela Ferrari por toda a temporada. Sua última vitória data de 2008, naquele GP do Brasil que, por pouco, não lhe deu o título.

Desde então, Massa sofreu um sério acidente, que o tirou de praticamente metade da temporada 2009, e, no ano seguinte, viu Fernando Alonso chegar à Ferrari. De lá para cá, o espanhol venceu sete provas e conquistou 23 pódios, contra cinco do brasileiro.

Falando com exclusividade, em um aperitivo do que vem por aí na sabatina que o TotalRace fez com perguntas de leitores, o chefe da McLaren, Martin Whitmarsh, acredita que a união entre Alonso, conhecido por fazer a equipe trabalhar para si, e a Ferrari, cuja tradição é colocar as fichas para o campeonato em apenas um piloto, é prejudicial para Massa.

“Acho que tem a ver com a filosofia. Creio que a Ferrari e Fernando [Alonso] formam uma máquina implacável. Não conheço Felipe muito bem, mas é um piloto muito rápido e uma pessoa muito intensa. É muito difícil, e poderíamos perguntar isso para Rubens [Barrichello], existir em uma máquina como aquela mantendo seu nível de autoconfiança, porque ela é muito focada em seu companheiro. Essa é a desvantagem [de ter um primeiro piloto].”

Para o inglês, o ferrarista não rende bem porque as atenções na equipe estão voltadas ao bicampeão. “Acho que você pode ganhar campeonatos ao focar mais em um piloto do que em outro, mas não é nada bom para o companheiro e acredito que Felipe esteja tendo dificuldade com isso. Fernando tem uma vantagem psicológica no momento”, acredita. Contudo, Whitmarsh salienta que isso não tira a qualidade do brasileiro.

“Felipe ainda é um piloto muito talentoso. No ambiente e nas circunstâncias corretas ele pode vencer corridas e lutar por campeonatos. Ele poderia ser campeão no futuro, mas é difícil para ele sair dessa desvantagem psicológica em que está.”

Mas o chefe de Lewis Hamilton e Jenson Button avisa: é bom Massa começar a mudar a maré rapidamente, pois seus resultados serão colocados na mesa de negociação em contratos futuros. E o acordo do piloto com a Ferrari acaba no final deste ano.

“Acho difícil porque a F-1 não tem uma cultura de olhar os dados a fundo. Ou você é ótimo, ou é muito ruim. Se ganhar uma corrida, você vira herói e na próxima pode virar um idiota. Infelizmente, é assim”, afirmou, quando perguntado se o brasileiro teria chance em outra equipe. “Ele ainda é jovem, tem vontade, não foi campeão e espero, para o bem dele, que ele e seu empresário encontrem um lugar em que ele possa florescer. Não acredito que ele tenha perdido a habilidade e a determinação, mas ele precisa começar o zero de novo. Se eu fosse seu empresário, pensaria em como conseguir um novo começo para ele.” 
(fonte: TotalRace)


**

O Whitmarsh me faz rir!!! hehehe Ok!!! Então quer dizer que a culpa do Massa ter somente  10 pontos no campeonato, não ir ao do pódio por mais de um ano, se classificar mal e tomar TODO GP mais de 0.5s do companheiro de equipe é da maléfica Ferrari. Digo, da Ferrari e do Alonso!!! hahahahaha
Ai meus sais... Engraçado, logo ele usando este argumento de "ambiente de equipe" . Se for assim podemos usar a mesma ideia para Alonso na McLaren em 2007... lembra!?! Com a diferença que mesmo sem ambiente e com o time jogando contra, Alonso não arrumou desculpas e trabalhou, o que lhe permitiu empatar com Hamilton na última corrida do ano. Pois é... hehe
Sem contar que, quando na época de Kimi, Massa era o favorito e o mais amado da equipe, esta "filosofia" não atrapalhava né?!?! rsrs
Acho que o caso é mais questão de talento mesmo... hehe
Fora que esta ladainha na tudo na McLaren é igualdade cansa a beleza que não tenho.


Bjinhusss, Tati

Comentários

wagner disse…
Hehe, onde existe igualdade na F1? RBR x HRT??? Kkkkk! O tratamento entre Senna e Berger na "Mclaren" era igual??? O tratamento entre Piquet e Eliseu Salazar na Brabham era igual????? O tratamento entre Verstappen e Shumacher na Bennetton era igual??? O tratamento entre Vettel e Webber na RBR é igual??? O tratamento entre Hamilton e Kovalainen em 2008 foi igual??? No fundo, no fundo, essa história de dupla igual é balela, pois as equipes possuem sempre o primeiro piloto, mas por questão dos construtores, jogam com dois pilotos, mas sabemos que sempre há os preferidos! Uma pergunta básica: por quê pilotos vencedores não se bicam? Simples, pois querem vencer sempre! Piquet x Mansell; Prost x Senna; Alonso x Hamilton; Lauda x Prost; Villeneuve x Pironi, enfim, o primeiro adiversário está na mesma equipe! E alguém tem dúvida que Hamilton é o escolhido da Mclaren? Uma coisa é fato: este depoimento de Witmarsh tem um propósito, abalar psicologicamente Alonso, que está na liderança do mundial, pois não se ganha campeonatos apenas na pista!
Ângela Lima disse…
Que tal cada um cuidar da sua equipe, hein??
Só uma idéia.

Tem dó, Whitmarsh!!!
Fábio Mota disse…
Uma coisa é fato: este depoimento de Witmarsh tem um propósito, abalar psicologicamente Alonso, que está na liderança do mundial, pois não se ganha campeonatos apenas na pista![2]

Sem mais...
Julie disse…
Nossa, Whitmarsh me faz rir com suas "filosofias"...
É cada um que aparece!!

Bjinhos
Julie
Alex disse…
Bem,

Oh coitado do Alonso, o mundo quer destruí-lo... é só um espanholzinho contra o mundo...

Me poupe, MArtim so respondeu oque perguntaram a ele, obvio que o mundo espera resposta e saber oque terá acontecido com o MAssa não é nem sombra do que já foi antes do acidente...

mas, li e reli o texto onde ele culpa o ALONSO pelo maus resultados do Massa? Pensando no lado psicológico ser preterido pela equipe e ver seu companheiro levar todas as vantagens e atenção abala o psicológico... O Alonso fez de proposito? NÃO.

Ele só tem uma enorme habilidade de fazer isso... e encontrou o cenário perfeito para isso.

Adoram criticar a Mclarem por 2007, mas se for verdade que sabotaram o Alonso (que não é verdade), pelo contrario, ele quis que sabotassem o carro do Lewis (isso é verdade. Só levou no meio das fuças oque mereceu, recebeu o mesmo tratamento que seu companheiro de equipe, algo que nunca atinha ocorrido... e advinhem? levou tempo do ROKKIE hehehe.

Se ele foi sabotado na mclarem, ele ta sabotando o Felipe;
O Felipe sabotou o Raikkonen;
O Raikkone sabotou o Montoya;
Vettel Sabotou o Webber;
Senna Sabotou o Prost;

E a bandida da mclarem... deve ta sabotando o Button direto, coitado... deve ta sofrendo o pobre...

Foi o Galvão bueno espanhol que te espirou Tati? ahauuahauhau
Oi Alex...

Ah! Oopss... então vc tem PROVAS que Alonso quis que sabotassem Lewis?!?! Uau... nossa, depois desta que vc me contou Alonso acabou para mim! #decepcionada #NOT

Quanto ao resto... Blá blá blá blá para vc também!!! hehehehe

Bjussss, Tati

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!