Arrependido

Décimo no grid do Canadá, Button se arrepende por ter ido à pista com pneus macios no Q3

Ao contrário do que aconteceu nas últimas duas corridas, Jenson Button conseguiu se colocar entre os dez primeiros colocados no grid de largada, mas considerou um erro utilizar pneus macios, em vez dos supermacios, na fase final do treino classificatório

Depois de enfrentar uma sexta-feira problemática no Canadá, Jenson Button terminou o dia dizendo que buscaria a pole-position no treino classificatório deste sábado (10). Não foi o que ele fez, no entanto, quando desistiu de buscar o primeiro lugar no Q3 e entrou na pista com pneus macios – o único entre os dez primeiros a fazê-lo. Um erro do qual o britânico, em má fase na temporada de 2012, se arrepende.

“Sendo honesto, analisando a situação, acho que nós sequer deveríamos ter entrado na pista com os pneus macios, pois seria muito difícil bater qualquer um usando estes compostos”, admitiu o sétimo colocado no Mundial, com 45 pontos – e apenas dois anotados nas últimas três corridas.

O que a McLaren e Button optaram, sabendo das dificuldades recentes do piloto nas sessões de classificação, foi optar por uma estratégia diferente dos demais oponentes. Em vez de calçar os pneus supermacios no Q3, ele colocou os macios e completou cinco voltas com eles, no que se provou ser um desperdício de tempo e pneu. Sem andar mais rápido que ninguém, o piloto voltou aos boxes tendo apenas de lamentar o resultado ruim. 

“De uma forma ou de outra, nós ficaríamos em 10º lugar com os pneus supermacios, mas, mesmo que estivéssemos pensando em começar a corrida com os macios, não deveríamos ter completado cinco voltas com eles”, admitiu, em uma análise mais distante, vendo que começará a prova com pneus ligeiramente desgastados. 

O fato de começar a corrida com um composto diferente dos nove pilotos que estão a sua frente no grid não o deixa mais tranquilo. “Ninguém arriscará muito, especialmente aqui. Serão uma ou duas paradas, e eu acho que a maioria fará dois pit-stops”, avaliou Button. “Obviamente, eu estarei com um pneu diferente de quem está a minha frente, mas é o mesmo de quem está atrás. Pelo menos estamos na frente deste pelotão”, completou, pessimista. 

Como se tudo isso já não bastasse, Button não se vê em condições de partir para cima e fazer uma corrida de recuperação, visto que sua McLaren não tem um balanço ideal de freios em um circuito que exige muito dos mesmos. “O que mais assusta é que o carro não está bom nas freadas, então será difícil fazer ultrapassagens”, revelou. 

“Olhando para as últimas duas corridas, eu não sei se estaríamos melhores no caso de termos participado sem problemas nos treinos de sexta-feira”, lastimou Button, reconhecendo a má fase que enfrenta. Para piorar, ele não sente que se aproximou de superar este retrospecto ruim. 

“Eu não tenho nenhuma pista do que está causando isso, e eu gostaria de saber, pois faria a minha vida muito mais fácil”, respondeu, quando perguntado sobre o tema. “Você não tem três sessões de classificação ruins e entende o que está errado. No começo do ano, as coisas estavam boas. Agora eu estou apenas em décimo. Não sei o que está causando isso, mas espero resolver isso rápido”, encerrou Button, que vê seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, na primeira fila, ao lado do pole-position Sebastian Vettel.

Fonte: Grande Prêmio

Jenson não tem tido um bom fim-de-semana em Montreal, mas ainda assim, conseguiu ficar entre os 10. Acho que ficou no lucro.

Beijinhos, Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!