Sem asa no túnel

Asa móvel continuará proibida no túnel de Mônaco

Segundo o site da revista inglesa AUTOSPORT, os pilotos da F1 não poderão usar novamente a asa móvel (DRS) no túnel do circuito de Mônaco, por motivos de segurança.

No ano passado, os pilotos fizeram uma campanha para que o sistema não fosse utilizado no setor, pois eles poderiam ficar em uma situação perigosa caso fossem obrigados a abrir a as durante os treinos livres e a classificação.

A curva para a direita dentro do túnel é feita com aceleração total, e se algo der errado e o piloto perder o controle ativando a asa móvel, não existe uma área de escape. A decisão de banir o DRS naquele trecho foi elogiada por pilotos no ano passado, especialmente depois do forte acidente de Sergio Pérez na classificação, justamente naquele ponto.

O mexicano sofreu uma concussão em seu acidente no Q3, depois de perder o controle de seu Sauber na freada para a chicane na saída do túnel. Se a asa móvel estivesse permitida, ele provavelmente estaria mais de 10 km/h mais rápido no momento do acidente, o que faria com que as consequências de seu acidente fossem mais severas.

Com o acidente de Pérez destacando ainda mais o perigo daquele setor da pista, fontes revelaram que a FIA concordou novamente com a restrição naquela área que comperrente a saída da curva Portier até a chicane.

Na temporada passada, Jenson Button foi um dos muitos pilotos que apoiaram a decisão da FIA de banir a asa móvel naquele setor. “Foi necessário”, disse Button. “O túnel é muito escorregadio e com a perda de mais aderência e com os detritos de borracha batendo no muro e voltando para o traçado. A primeira pessoa que tentasse usar a asa móvel no túnel iria direto para o muro. É uma boa ideia. Não iria ajudar as ultrapassagens e não tem sentido manter o sistema. É um risco desnecessário.”

A FIA também fez alterações na localização da zona de ativação da asa móvel este ano, que, como em 211, será na reta de chegada.

Fonte: Tazio
Podiam banir no túnel, na reta, na cazinha de sapé e em frente ao castelo dos Grimandis. No mundo, enfim.

Quer saber? Eu odeio essa asa móvel e todo mundo que for da família dela. Acho uma ultrapassagem fake e sem graça. Me dá pena do cara que está no lugar errado e na hora errada, pois vira uma presa fácil sem chance de se defender. Perde a posição se ter como se defender. O cara de trás passa buzinando por ele.

Os pneus ruins da Pirelli ainda são um método mais honesto porque são iguais para todos. Já a asa, do modo como é usada, torna o duelo desigual demais. Poderia funcionar se arrumassem a regra e permitissem o uso do Kers, por exemplo, em qualquer circunstância e não só quando se está a menos de segundo do carro da frente.

by Lu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!