Octeto Entrevista: Paula Ferraz

Olá galerinha!!! Última quarta-feira do mês e cá estou eu para postar a entrevista que fiz com mais um de nossos leitores. Mês passado o tempo não permitiu que eu fizesse o mesmo, mas desta vez, deu tudo certinho. :) 

E a nossa convidada é a leitora Paula Ferraz. Leiam o bate-papo bacana que tive com ela. 

Espero que gostem!
Nossa entrevistada do mês

1. Quem é Paula? Conte-nos um pouco sobre o que você faz, quais são seus hobbies... 
Oi! Sou Paula, tenho quase 30 anos (faço 30 em setembro), sou de Belém, mas moro em Fortaleza desde os 3 anos. Trabalho na contabilidade de uma loja voltada para o público infantil. Sou apaixonada por esportes, mas F1 é minha paixão maior. Amo cinema, praia, TV, internet, adoro ler e escrever. 

2. Desde quando o automobilismo faz parte da sua vida? 
Foi em 1995. Como eu adoro esportes, comecei a acompanhar primeiro vendo uma matéria aqui, outra ali, em programas esportivos. Me interessei e comecei a assistir. Já se vão aí 17 anos, desde o dia 26/03/1995, Grande Prêmio do Brasil, o primeiro que assisti. É engraçado porque me lembro de uma vez pensar “que graça tem isso, um monte de carros dando voltas e mais voltas sem chegar a nenhum lugar?”, isso foi pouco antes do Senna morrer. Eu jamais imaginei que a F1 pudesse ter tanta graça e importância pra mim um dia... 

O ídolo da nossa entrevistada
3. Você é fã do Michael Schumacher. Como começou esta torcida? 
Comecei a ver F1 quando muitos brasileiros não queriam mais ver. Depois que o Senna morreu a categoria perdeu a graça para algumas pessoas. Eu me apaixonei pelo estilo do Schumi, pela determinação dele, pela inteligência e pelas corridas que ele fez em 1995. Em 1994, quando ele conquistou o primeiro título da carreira, não via F1, então foi a partir do bicampeonato do alemão que eu comecei acompanhar a trajetória dele. Virei fã a cada corrida. Admirei mais ainda a história dele, de como ele começou no automobilismo, sem os recursos que muitos pilotos tiveram. Ele só tinha o talento mesmo. A história dele é linda! Apesar de ele ser um piloto controverso, considero uma das mais belas trajetórias do esporte, não só da F1. Não são apenas os títulos, os números, que fazem com que eu seja fã dele. A capacidade de transformar um time, uma equipe que vivia no “fundo do poço”, que não conquistava um título desde 79, vendo suas rivais na glória, essa capacidade que ele teve de fazer (junto com seu pessoal) da Ferrari a equipe campeã que é hoje, isso foi incrível! Ele era a alma por trás da equipe. Teve coragem de deixar a Benetton, onde poderia lutar por mais um título em 1996, pelo desafio de fazer história com a Ferrari – e fez. Ele era o rei das estratégias, determinado, treinava sempre, focado no que queria, nas vitórias. Vencia no braço, com um ótimo carro, mas no braço também, porque ninguém é capaz de ganhar só com o carro, e vencia nas estratégias, nos pequenos detalhes. Quando ele ganhou no Japão, em 2000, seu 3º titulo, foi a glória! O início de um era que eu tenho a sorte e a honra de dizer que acompanhei, que vi, e me sinto super feliz por isso. Não foi fácil ser fã dele, sendo brasileira. Muita gente tem uma visão errada dele aqui no Brasil, por alguns episódios, e porque ele bateu muitos recordes. Ainda não é fácil ser fã dele. Mas não tem jeito, sou fã do Schumi, apesar de algumas coisas que eu confesso que se pudesse apagaria da carreira dele. Por algum tempo centralizei mais minha atenção nele do que na categoria, mas em 1999, quando ele quebrou a perna e passou grande parte do ano fora, eu via as corridas mesmo sem ele, então vi que a F1 ficaria pra sempre na minha vida, independente de ter um ídolo presente. Quando ele parou, passei a torcer só pelo Kimi, já gostava dele antes, mas a torcida pelo Schumi era maior. Em 2007, quando o Kimi ganhou, foi um dia muito feliz pra mim. Sempre achei que ele merecia ser campeão. Não queria que o Kimi acabasse como o Stirling Moss. 

4. E já que você é da torcida do alemão, como vê o retorno do heptacampeão à F1? E o futuro dele na categoria? 
No dia 10/09/2006, quando ele anunciou a aposentadoria, foi horrível, e quando fez a “última corrida”, quase me acabei de chorar rsrsrsrs. Quando os boatos do retorno começaram, eu não quis de jeito nenhum que se confirmassem. Penso que se ele tivesse continuado por mais um ano, seria octa. Mas depois de 3 anos parado, com mais de 40 anos, fica difícil. Eu torci pelo 8º título, mas acho que não vai dar. Está sendo difícil pra ele. Mas eu não vejo como algumas pessoas vêem, que esse retorno manchou a carreira dele, acho que 7 títulos dizem mais que tudo isso. Esse ano deve ser o seu último ano na categoria, espero que pelo menos como piloto, porque quero que ele permaneça com outro cargo. 

5. Mulheres e automobilismo: quais os prós e contras desta mistura, na sua opinião? 
Nós somos maravilhosas em tudo que nos propomos a fazer. Acho que a mulher está conquistando o seu espaço nesse mundo ainda tão masculino. Tem mulher escrevendo, e muito bem, sobre automobilismo, tem mulher pilotando (e ganhando corridas!), tem mulher aí pronta pra ser chefe de equipe de F1... Mas tem muito preconceito ainda, Com tantos anos que a F1 tem, agora que uma mulher vai ocupar o maior cargo dentro de uma equipe! Eu adoro discutir sobre F1 com um homem, e adoro ganhar e ver a cara dele pensando “fui humilhado por uma mulher, ela sabe mais que eu, é melhor eu me calar” rsrsrs Mas é bom, aliás, é ótimo ver que as mulheres estão “invadindo” esse mundo, mostrando que somos capazes de muito mais, muito mais do que apenas enfeitar grids e segurar guarda-chuvas... rsrsrsr 

6. O fato de ser mulher e curtir um esporte predominantemente masculino já fez com que você fosse vítima de algum tipo de preconceito? 
Nossa! Muita gente acha estranho. O curioso é que o preconceito vem mais das meninas. Os rapazes, em geral, acham bacana uma mulher gostar de automobilismo. Para algumas mulheres que eu conheço, é como se F1, futebol, e outros esportes fossem assuntos exclusivamente de homens, coisa proibida pra nós. 

7. Se você pudesse escolher dois ou três nomes de pilotos que não foram campeões do mundo de Fórmula 1, mas que mereceriam ter sido, quais seriam? 
Rubens Barrichello! Brincadeira! 
Gilles Villeneuve, sem dúvida, pela coragem e pelo talento, pela audácia. Ele era completamente insano, muito criticado pelos que não possuíam a mesma coragem, ganhou só seis vezes, mas corridas como o GP da França de 1979 o colocaram no patamar dos mitos do automobilismo. Ele merecia um título, ou mais, com certeza. O outro piloto que eu acho que teria que ter um título é o Stirling Moss, quatro vezes vice-campeão, o maior piloto da história a não ganhar um título de F1, mas que nem por isso deixou de ser lenda. Correu na era romântica da F1. Já ganhou de Juan Manuel Fangio! Merecia sim estar no rol dos campeões. 

Mônaco 2012
8. Qual nota você daria para a temporada 2012 até o momento? 
Nota 10! Competitiva, totalmente à prova de previsões! Claro que, tirando o fato do Schumi estar comendo poeira mais um ano, eu estou gostando sim. O retorno do Kimi, que é outro piloto pelo qual torço, me surpreendeu, não porque duvidei dele, mas desacreditei muito da Lotus. Pensei que a temporada 2012 começaria como acabou 2011, com a RBR e Vettel dominando tudo, mas não, seis vencedores em seis corridas, inédito, vale a pena ver cada etapa. Mesmo sendo uma temporada que não temos ainda como dizer quem será o campeão, acho que vai dar Alonso. Ele é o melhor da atualidade, é preciso e constante, se a Ferrari evoluir, ele vai junto – ele vai até com a Ferrari sendo a carroça do início da temporada! 

9. Além da F1, você curte alguma outra categoria do automobilismo? 
Tentei gostar de Indy, de Nascar, de rali. Mas não consegui... Acompanhava as notícias do rali apenas quando o Kimi competia, aqui pelo Octeto. 

Um dos pilotos mais sexy segundo a Paula

10. Agora um momento mulherzinha (rsrsrs): monte o seu TOP 5 dos pilotos mais sexy do automobilismo.
Adoro!!! Vamos lá: 1º Kimi Räikkönen; 2º Fernando Alonso; 3º Jenson Button; 4º Sebastien Loeb; 5º Sebastian Vettel. 

11. Como você conheceu o Octeto Racing Team? 
Foi quando o Kimi saiu da Fórmula 1, e eu procurava por notícias dele. Comecei a acompanhar o que ele fazia, aqui no Octeto, através das matérias postadas. Desde esse tempo sempre leio o que vocês publicam, seja sobre o Kimi, ou sobre os outros pilotos. 

12. Somos personalidades diferentes aqui no ORT. Juntas, personalizamos o blog. Como você enxerga cada uma das “diretoras da equipe” mais louca do mundo do automobilismo? 
Eu escutei o último pod, e pude ter uma visão melhor de vocês, pelo menos eu acho. Penso que a Ludy é meiga, super organizada, detalhista, serena, apaixonada pelo que faz. A Tati, eu acho que é uma pessoa simpática, alegre e divertida, é isso que passa pelas matérias que posta, e a Lu, eu acho que ela tem uma personalidade forte e é perspicaz. São todas meninas super legais que falam muito bem sobre F1. 

13. Se você fosse chefe de uma equipe de Fórmula 1 e pudesse contratar dois pilotos que fazem parte do Octeto Racing Team (Kimi Räikkönen, Fernando Alonso, Sebastian Vettel, Jenson Button, Nico Rosberg, Jarno Trulli, Jacques Villeneuve, Juan Pablo Montoya ou David Coulthard), qual seria a sua dupla e por quê? 
Kimi Räikkönen, pelo extremo talento que tem, desde que começou na categoria demonstra isso, e não é por acaso e nem por sorte que é campeão do mundo, tem que ser piloto de verdade pra isso. E Fernando Alonso (nunca pensei que diria isso), porque é um gênio (nunca pensei que diria isso também), ele é o melhor da atualidade. Quem não queria ter o espanhol na sua equipe? Só o Ron Dennis mesmo, que preferiu o Hamilton! Eu teria sido mais inteligente que os caras da Ferrari, e teria o Kimi e o Alonso na minha equipe! 

14. Estamos há 4 anos e 6 meses na blogosfera, se você pudesse definir o Octeto em 4 palavras, quais seriam elas? 
Informativo, inteligente, democrático e divertido. 

15. O que você acha que o blog do Octeto trouxe de diferente para a sua forma de ver o automobilismo? 
Trouxe uma visão ampla, uma visão que só nós mulheres temos. Uma forma de ver automobilismo de uma maneira mais divertida, sem deixar de ser séria. Aqui me divirto muito, até quando vocês fazem gozação com o Schumacher. Tenho a liberdade aqui que em outros blogs eu não teria. Mesmo sendo fã de um piloto que não faz parte do Octeto, venho aqui, dou minha opinião, falo bem dele, sem sofrer nenhum tipo de grosseria. Isso é muito legal. Você pode torcer por quem quiser aqui. E sem falar que, esteja onde o Kimi estiver, correndo na F1, no rali, ou na Lua, aqui eu vou ter sempre notícias dele.

Paula, sua entrevista ficou muito legal. Adorei mesmo! Muito obrigada pelos elogios e por curtir o nosso espaço cor-de-rosa!!!!

Mês que vem temos mais pessoal!

Beijinhos, Ludy 

Comentários

Paula Ferraz disse…
Ludy!!!

Eu agradeço a você e as meninas por poder participar! Adorei cada pergunta, e gosto mesmo, de coração, deste espaço cor-de-rosa!
Marilia Melo disse…
Legal a histo´ria dela com o Schumi, também sei dar valor às coisas boas que ele fez.
Paula!!!!! Obrigada pela sua participação! Ficou ótima e sua gostosa de ler a sua entrevista! Adoreiii.. e principalmente fico feliz que aqui no Octeto vc se sinta em casa!!!!! É isso que faz o Octeto um lugar legal! Obrigada!!!

Super bjussssssssss da Tati
wagner disse…
Hehe, acho que meu comentário foi para em outro lugar, kkkkkk, mas juro que comentei!
Paula Ferraz disse…
Tati!!!

Que bom que vcs gostaram! Tb amei participar! Amei mesmo!!!

Bjusss!!!
Vc comentou neste post Wagner... rsrsrs http://www.octetort.com/2012/05/vettel-satisfeito-na-red-bull.html

bjs

Ludy
Paula Ferraz disse…
Eu vi seu comentário Wagner! Obrigada!!! Um abraço!!!
Ester disse…
Gostei dessa entrevista! Eu também amo esse espaço cor de rosa! Meninas, será eu posso manifestar minha torcida pelo Lewis aqui, rs?:)
rsrsrs... Ester, obrigada pelo carinho, assim como a Paula, é claro. E sim, é óbvio que você pode manifestar sua torcida por Lewis aqui. A intenção do Octeto é que a gente tenha interação, bate-papo e troca com os fãs de outros pilotos que não sejam octetes. A gente só fica chateada quando alguém chega por aqui atacando os pilotos que torcemos e não aceitam que a gente os defenda. Opiniões serão sempre diferentes, o bacana é saber expressá-las de forma educada e argumentativa.

bjs, Ludy
Julie disse…
Paula, adorei a maneira como você escreve, uma maneira leve e divertida, simplesmente adorei!

Esse espaço cor-de-rosa só recebe gente da melhor qualidade, simplesmente adoro!!! hehehe

Bjussss
Julie
Ester disse…
Valeu, Tati, gosto da tolerância! Gosto do bom humor que nós temos aqui, e o respeito é sempre essencial! Esse é o bacana desse espaço cor-de-rosa! Bom a gente poder compartilhar informações sobre os pilotos que nós gostamos!
Beijos,
Ester
Paula Ferraz disse…
Oi Julie!!!

Obrigada! Quem bom que você gostou!

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!