Não é assim...

Raikkonen minimiza impacto de novos pneus na F1

Para o finlandês, fim do reabastecimento afetou mais a dinâmica do esporte

Lucas Berredo, de São Paulo, com informações de Jonathan Noble, do AUTOSPORT.com

O equilíbrio na temporada 2012 da F1 tem sido atribuído principalmente à complexa janela operacional dos pneus Pirelli, mas na opinião de Kimi Raikkonen, da Lotus, o fim do reabastecimento cumpre um papel importante neste panorama. 

Neste ano, algumas equipes – notavelmente a Mercedes, via Michael Schumacher – têm criticado o comportamento dos pneus Pirelli. A alegação (indireta) é de que, com uma limitada temperatura para se extrair o desempenho ideal, é impossível explorar o potencial total do chassi nas provas. 

“Eu apenas questiono se os pneus deveriam ter tanta importância ou se não poderiam durar um pouco mais, para que possamos pilotar na velocidade normal do carro e não como se estivéssemos atrás de um safety car”, disse Schumacher, à época. 

Para Raikkonen, os pneus não são o fator único para o equilíbrio na atual F1; mais do que eles, o fim do reabastecimento implica tamanha mudança. 

“Não acho que a F1 tenha mudado por causa disso. É muito por causa da quantidade de combustível no carro. Não acho que teríamos muitos problemas com estes pneus, se pudéssemos começar a corrida com 50 ou 60 quilos de gasolina”, disse o campeão mundial ao jornal finlandês “Turun Sanomat”. 

“Anteriormente, os pitstops eram realizados geralmente a cada 20 voltas, porque tínhamos menos combustível. Acho que teríamos enfrentado a mesma coisa com os pneus Michelin e Bridgestone. Estes pneus [Pirelli] têm boa aderência e são bons na classificação.” 

Desde 2010, o reabastecimento é proibido na F1. Naquele ano, a categoria teve quatro vencedores diferentes nas cinco primeiras provas, além de quatro pilotos – Sebastian Vettel, Mark Webber, Fernando Alonso e Lewis Hamilton – lutando pelo título na última etapa, em Abu Dhabi.

Fonte: Tazio

Pois é, Kimi, assim como a maioria dos pilotos, está satisfeito com o que a Pirelli vem oferecendo. Acho que Schummy esta sozinho nesta questão dos pneus. Na verdade, acho que só ele e Massa não gostam dos compostos da Pirelli né? Porque não me lembro dos outros pilotos reclamando.

Beijinhos, Ludy

Comentários

wagner disse…
Perfeito o ponto de vista de Raikkonen! Por que será que vejo mais sobriedade nas palavras do finlandês?

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!