Alonso lidera a primeira sessão de treinos em Mônaco

Alonso bate Grosjean e lidera treino interrompido por bandeira vermelha em Mônaco. Massa é 6º

Fernando Alonso ficou com o melhor tempo do primeiro treino livre para o GP de Mônaco de F1. A sessão realizada na manhã desta quinta-feira (24) foi interrompida com bandeira vermelha por conta de uma quebra no motor de Heikki Kovalainen

JULIANA TESSER [@JulianaTesser]
de São Paulo

Fernando Alonso abriu as atividades em Mônaco na liderança do primeiro treino livre. O asturiano anotou 1min16s265 em seu melhor giro pelas ruas de Monte Carlo e ficou com o topo da tabela por uma diferença de 0s365 para Romain Grosjean, o segundo mais rápido. O treino da manhã desta quinta-feira (24) foi interrompido com bandeira vermelha por conta de um problema no motor da Caterham de Heikki Kovalainen com menos de dez minutos para o fim da sessão. O piloto finlandês ficou parado na saída do túnel, levantando muita fumaça.

Sérgio Pérez ficou com o terceiro tempo, 0s446 atrás de Alonso. Lewis Hamilton aparece em quarto, seguido por Pastor Maldonado e Felipe Massa. Kamui Kobayashi foi o sétimo, com Jenson Button em oitavo e Sebastian Vettel em nono. Nico Rosberg completa a lista dos dez primeiros colocados. Bruno Senna ficou com a 17ª marca.

Kimi Räikkönen completou apenas a volta de instalação nas ruas de Monte Carlo. O piloto passou toda a sessão nos boxes esperando a Lotus trocar o sistema de direção hidráulica do E20 e não teve tempo de participar do treino.

Os primeiros pilotos a deixarem os boxes de Mônaco foram Kovalainen e Jean-Éric Vergne, que logo retornaram para as garagens após darem voltas de instalação. Pérez foi o primeiro a anotar uma volta cronometrada no traçado neste fim de semana. Com seu capacete de Chapolin Colorado, o mexicano cravou 1min39s497.

Após um período de calmaria, foi a vez de Vergne deixar os boxes para anotar sua primeira volta rápida. Com 1min30s858 o piloto da Toro Rosso assumiu a ponta da tabela de tempos, baixando sua marca na sequência em 3s367. Na sequência foi a vez de Daniel Ricciardo completar sua primeira volta rápida. O australiano anotou 1min27s617 em seu primeiro giro, assumindo a segunda colocação, à frente de Narain Karthikeyan, que ficou a 7s204 do tempo de Vergne, que seguia baixando suas marcas.

Com uma hora para o fim do exercício, Jean-Éric liderava com 1min20s418, seguido por Ricciardo, que estava 0s753 atrás. Karthikeyan aparecia em terceiro, com Pérez completando a lista de quatro pilotos com voltas cronometradas registradas.

Enquanto Vergne e Ricciardo baixavam suas marcas para a casa de 1min19s, Grosjean, Charles Pic e Senna deixavam os boxes para suas primeiras voltas cronometradas. O piloto da Lotus anotou 1min22s079 assumindo o terceiro posto. Pic registrou 1min30s414 e foi para sexto, com o brasileiro em quinto. Na sequência, Michael Schumacher passou com 1min19s941, 0s855 atrás do 1min19s085 anotado por Vergne. Maldonado também apareceu e assumiu a quinta colocação.

Após 40 minutos de sessão, Grosjean assumiu a ponta da tabela de tempos. O piloto da Lotus baixou seu tempo para 1min18s820, superando Jean-Éric por 0s266. Não demorou, Schumacher tomou a posição, ao registrar 1min18s654. Romain respondeu, superando o alemão por uma diferença de 1s009.

Kobayashi, Rosberg, Nico Hülkenberg e Vitaly Petrov também foram para a pista. Grosjean seguia na ponta, com Schumacher em segundo e Maldonado em terceiro. Vergne aparecia em quarto, seguido por Ricciardo, Kobayashi, Rosberg, Kovalainen, Petrov, Senna, Hülkenberg, Pic, Karthikeyan e Pérez, que ainda aparecia com a marca registrada em sua primeira e única volta rápida.

Com pouco mais de 45 minutos para o fim do exercício, Felipe Massa deixou os boxes da Ferrari para registrar 1min20s078 e assumir a oitava colocação 2s890 atrás do tempo de Grosjean. Fernando Alonso logo seguiu o companheiro, registrando o 14º tempo, com 1min23s487. Felipe melhorou sua marca, assumindo a sexta colocação. Na sequência, o brasileiro subiu ainda mais, pulando para o quarto posto, 0s747 atrás de Romain. O piloto asturiano aparecia em sexto, 1s200 atrás do líder da atividade.

Com 41 minutos para o fim do primeiro treino, apenas Räikkönen, Vettel, Paul Di Resta, Hamilton e Button não tinham registrado voltas rápidas no circuito de Mônaco. Pela ordem, Grosjean seguia na ponta, acompanhado por Schumacher, Alonso, Rosberg, Massa, Kobayashi, Maldonado, Pérez, Webber, Hülkenberg, Vergne, Ricciardo, Petrov, Kovalainen, Senna, Di Resta, Pic, Glock, Karthikeyan e Pedro de la Rosa.

Faltando pouco mais de meia hora para o encerramento da sessão, Alonso anotou 1min17s126 assumindo a ponta com 0s062 à frente de Grosjean. Pérez aparecia em terceiro, com 1min17s200, seguido por Hamilton, Schumacher, Rosberg, Massa, Kobayashi, Maldonado e Webber. Button era o 11º, com Vettel em 13º e Senna em 19º.

Após uma rápida parada nos boxes, Grosjean voltou a baixar seu tempo e assumiu a ponta, mas logo foi superado por Hamilton, com uma diferença de 0s004. Massa também conseguiu responder, e subiu para a quarta colocação, à frente de Alonso. Grosjean recuperou a ponta ao anotar 1min16s630, batendo o tempo registrado por Lewis por 0s117.

Com apenas 20 minutos para o fim do primeiro treino nas ruas de Monte Carlo, Räikkönen seguia nos boxes da Lotus assistindo seus mecânicos trabalharem no carro. Não demorou, a equipe chefiada por Eric Boullier confirmou que estava mudando a direção hidráulica do E20 para atender um pedido do finlandês.

Alonso logo baixou sua marca, superando o tempo de Massa por uma diferença de 0s010. Na sequência, o asturiano baixou para 1min16s495 e tomou a ponta, com 0s135 de vantagem para Grosjean.

Nos últimos dez minutos de treino em Mônaco, Alonso seguia na ponta, tendo baixado seu tempo de volta para 1min16s265. Grosjean aparecia na sequência, seguido por Pérez, Hamilton, Maldonado, Massa, Kobayashi, Button, Vettel e Rosberg.

Com nove minutos para o fim, o treino foi interrompido por uma bandeira vermelha, já que o Heikki Kovalainen teve problemas com o motor da Caterham e ficou parado na pista logo na saída do túnel. Não demorou, a direção de prova confirmou o encerramento da atividade.

F1, GP de Mônaco, Monte Carlo, 1º Treino Livre:

Fonte: Grande Prêmio

Assisti ao treino todo e só tenho uma coisa a dizer, acho bom a Lotus arrumar um jeito de ajustar a direção do E20 do carro do jeito que ele vem pedindo desde o começo da temporada, porque ficar mais um treino livre inteiro sem treinar vai ser f%$#@&¨. 

Beijinhos, Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz Aniversário, Alonso!!!!