Argentina: Já em 2013

Mar del Plata assina contrato de três anos com F1 em maio e já abriga categoria em 2013

A F1 está cada vez mais próxima de voltar à Argentina. Sem abrigar a categoria desde o Mundial de 1998, quando Michael Schumacher venceu no circuito Oscar y Juan Galvez, em Buenos Aires, o país sul-americano dá sequência ao projeto de atrair competições de topo do esporte a motor para promover o turismo local. Com esse intuito, o governo federal, comandado por Cristina Kirchner, trabalha para assinar logo o contrato com a F1, o que deve ser sacramentado nos primeiros dias de maio. O acordo terá início a partir de 2013 e terá duração de três anos.

Em entrevista veiculada pelo site da revista argentina ‘Corsa’, Enrique Meyer, Ministro do Turismo da Argentina, confirmou que o contrato com a F1 está próximo de ser assinado. “O Governo Nacional assumiu o desafio de organizar uma etapa da F1 por três anos. Isso vai permitir mostrar nossa imagem para seguir promovendo a Argentina ao redor do mundo”, disse.

“Nos primeiros dias de maio, será realizada uma reunião onde serão assinados os contratos com a empresa organizadora, o Ministério do Turismo, a província de Buenos Aires e o municipalidade de General Pueyrredón [região administrativa onde fica localizada a cidade de Mar del Plata]”, acrescentou Meyer.



O GP da Argentina deverá ser disputado neste traçado (Imagem: La Capital de Mar del Plata/Gastón Forte)
Também à ‘Corsa’, o administrador de General Pueyrredón, Gustavo Pulti confirmou que as negociações estão bem avançadas para levar a F1 de volta à Argentina e elogiou o trabalho do representante do Governo Nacional. “O ministro Meyer foi determinante para que pudéssemos estar prestes a organizar uma etapa da F1 em nossa cidade, assim como aconteceu neste ano, quando foi possível conquistar a largada do Rali Dakar em Mar del Plata”, lembrou.

“Há um esforço conjunto entre o Governo Federal, a Província e o município, que vão planejar e desenvolver o projeto de maneira conjunta e vão assumir todas as responsabilidades inerentes a este novo desafio. Estamos, provavelmente, a um passo de uma situação ímpar para o impulso promocional, comercial e turístico de nossa cidade”, disse o representante de Mar del Plata.

Mar del Plata, aliás, é um dos mais belos cartões-postais da Argentina. Local de nascimento de Astor Piazzola, gênio do tango, a cidade foi uma das sedes da Copa do Mundo de futebol, em 1978, e também abrigou, entre outros eventos de relevância internacional, os Jogos Pan-americanos de 1995, além das finais da Copa Davis de 2008, além da largada do Dakar neste ano.

De acordo com a publicação portenha, o circuito de rua em Mar del Plata será traçado na região da Praia Grande, na Base Naval. A projeção é de que a pista tenha 18 curvas e pouco mais de 5.000 m de extensão. O projeto ficará a cargo de Hermann Tilke, que foi responsável pela concepção de autódromos como Abu Dhabi, Bahrein, Austin e comandará também o projeto de Nova Jersey, que abrigará o GP das Américas, também em um circuito de rua vizinho a Nova York.

A inclusão do GP da Argentina em 2013, juntamente com Nova Jersey, vai deixar a categoria com 22 provas, se forem consideradas todas as outras 20 etapas inclusas no calendário deste ano. Como Bernie Ecclestone já deixou claro que o limite aceitável é de 20 eventos por temporada, tudo indica que pelo menos duas corridas devem deixar o cronograma. Os rumores são cada vez mais fortes de um revezamento entre Barcelona e Valência como sede do GP da Espanha. O GP da Coreia do Sul também é uma das etapas que, em teoria, está em xeque, já que é considerada deficitária deficitária pelos dirigentes locais, que pediram para que Bernie diminuísse a taxa paga pelo circuito de Yeongam.
(fonte: Grande Prêmio)

**

E aí gostaram da notícia??

Bjinhus, Tati

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!