Sauber na frente


Kobayashi mantém tempo da manhã e fecha semana na ponta em Barcelona

Kamui Kobayashi garantiu o melhor tempo da segunda bateria de testes da pré-temporada da F1 em 2012, realizada nesta semana, em Barcelona. Usando pneus macios, o piloto da Sauber estabeleceu a marca de 1min22s312 durante a manhã desta sexta-feira (24) e não foi mais superado pelos oponentes no circuito catalão no período da tarde.

Além de ter sido o mais rápido do dia, Kobayashi também foi o piloto que mais voltas completou em Montmeló. Ao todo, o japonês de 25 anos registrou 145 giros cronometrados na pista de Barcelona. Durante o período da tarde, Kamui priorizou o percurso de longos trechos. Já no fim da sessão, uma falha no C31 encerrou as atividades de pista do piloto da Sauber, já que o carro ficou parado na curva 13.

Pastor Maldonado também manteve o bom tempo registrado pela manhã e terminou o dia e a semana na segunda colocação da tabela de tempos. Assim como já fizera na quinta-feira, o venezuelano da Williams registrou sua melhor volta do dia — 1min22s561 — com seu FW34 devidamente calçado com compostos supermacios, os mais rápidos disponibilizados pela Pirelli. Pastor seguiu cronograma de treinos semelhante ao de Kobayashi e completou 134 voltas em Barcelona.

Paul di Resta foi um dos poucos a melhorar seu tempo em relação ao período da manhã. Depois de executar testes aerodinâmicos no começo da tarde, o escocês guiou o novo VJM05 dotado de pneus supermacios novos e evoluiu ligeiramente sua marca, o suficiente para passar Jenson Button e terminar o dia no top-3 da tabela de tempos após 101 voltas completadas.

Quem também ultrapassou a contagem centenária de voltas na Catalunha foi Felipe Massa, que anotou 103 giros. Longe dos problemas apresentados pela Ferrari F2012 nos últimos dias, o brasileiro focou no trabalho de ajustes do carro, variando o acerto a cada stint em Montmeló. A escuderia de Maranello também dedicou parte da sessão aos testes com os pneus, aproveitando o asfalto mais quente em relação ao período da manhã.

Com o tempo da manhã, Mark Webber garantiu o sexto melhor tempo do dia em Barcelona. O australiano pouco rodou durante a tarde, apenas 45 voltas, já que a Red Bull usou boa parte da sessão para fazer ajustes no RB8. Jean-Éric Vergne, da coirmã Toro Rosso, andou no mesmo ritmo da equipe matriz durante praticamente todo dia. No fim, o francês foi apenas 0s018 mais lento que Webber, completando a sexta-feira em sétimo.

Nico Rosberg registrou o oitavo tempo na Catalunha. Entretanto, o alemão seguiu o cronograma da Mercedes, que trabalhou na avaliação da confiabilidade do W03, modelo lançado nesta semana. O programa da escuderia prateada foi refletido no número de voltas completadas por Nico em Montmeló: 139, quilometragem inferior apenas a de Kobayashi.

Por sua vez, Heikki Kovalainen conseguiu ter uma tarde mais proveitosa depois de uma manhã com problemas no motor. Após a Caterham ter consertado a falha, o finlandês conseguiu melhorar seu tempo, cravou 1min26s968, mas a marca não foi suficiente para tirá-lo da nona e última posição, já que Charles Pic não treinou em Barcelona por conta de um problema no antigo carro da Marussia, o MVR-02.

Antes do embarque para Melbourne para a disputa do GP da Austrália, em março, a F1 ainda terá mais uma bateria de testes. A categoria volta a treinar a partir da próxima quinta-feira (1), novamente no circuito da Catalunha.

Fonte: Grande Prêmio

Os testes de Barcelona foram os testes para os menos "abastados", né? Durante a semana tivemos Force India, Williams e agora Sauber liderando as sessões.

As equipes grandes e ricas não tem carros muito ruins, estão é testando outras coisas. O bom desses resultados são as manchetes para as pequenas que se mostram e bem para os patrocinadores.

A Mercedes e seu W03 que poderiam ter liderado um dia que fosse para dar mais segurança nessa flecha de prata. Isso sim.

Comentários

seria muito legal ver essas equipes intermediárias fazendo os melhores tempos durantes as sessões classificatórias dos gps...

mas isso é querer demais da minha parte...

abs...

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!