"É muito fácil trabalhar com ele", diz Alan Permane sobre Räikkönen

Diretor da Lotus elogia Raikkonen e diz: "É muito fácil trabalhar com ele"

Alan Permane, diretor de operações de pista da Lotus, se mostrou muito contente com a chegada de Kimi Raikkonen ao time britânico. O dirigente destacou a qualidade do feedback do finlandês e disse que é muito fácil trabalhar com o campeão de 2007

A Lotus está no céu com a chegada de Kimi Raikkonen. O finlandês ficou dois anos fora da F1, mas conseguiu se adaptar imediatamente ao E20 e liderar o primeiro dia de testes coletivos em Jerez de la Frontera. Em entrevista ao site da emissora ‘ESPN’, Alan Permane, diretor de operações de pista da Lotus, elogiou o campeão de 2007 e destacou a habilidade de Raikkonen para poupar os pneus.

“Existem muitas coisas na F1 além de uma volta perfeita e é isso que faz um campeão”, disse Permane. “É esse tipo de coisa que você vê no Kimi e que mostra o quão bom ele é. Como ele usa o carro em um trecho longo e como ele cuida dos pneus. Ele nunca pilotou com esses pneus antes e imediatamente após algumas voltas, você pode ver que ele está se entendendo com eles e alternando sua pilotagem para cuidar deles”, explicou o dirigente, se referindo aos compostos Pirelli, adotados pela F1 no ano passado.

Questionado se Raikkonen tem potencial para ser o líder que a Lotus procurava, Permane respondeu: “Sendo um campeão mundial, podemos fazer muito melhor que isso”, afirmou. “Acho que um piloto irá se tornar um líder se tiver resultados e se nós dermos algo a ele. Aí ele poderá nos dizer o que quer, nós damos isso a ele e aí ele dá mais resultados, então construímos uma confiança um no outro. Acho que é assim que o piloto se torna um líder”, avaliou.

Mesmo satisfeito com a performance apresentada pelo E20 em Jerez, o dirigente pregou cautela e afirmou que as coisas serão mais difíceis para a equipe.

“Acho que até agora tudo parece estar funcionando bem. É claro que teremos altos e baixos, mas tivemos uma semana de ouro, muito além das nossas expectativas”, reconheceu. “Isso, é claro, não pode continuar. Seria ótimo se pudesse, mas terá altos e baixos, isso vai nos testar e é aí que veremos como as pessoas [dentro da fábrica] são fortes”, continuou o diretor da Lotus.

A Lotus atendeu todos os pedidos feitos pelo ex-piloto de Ferrari e McLaren, e Permane acredita que Kimi esteja feliz no time. O dirigente destacou que é fácil trabalhar com o finlandês e elogiou o qualidade do feedback de seu novo contratado.

“É muito fácil trabalhar com ele, muito, muito, na verdade – nenhuma queixa”, disse Permane. “O feedback dele é excelente, ele passa um tempo enorme com os engenheiros vendo as coisas, analisando os dados e nos dizendo o que quer”, contou.

“Pelo que posso ver, ele primeiramente está feliz com o carro que demos a ele, mas também tem outras coisas — as coisas que ele pediu quando chegou, o tipo de volante que queria, o banco, o cinto de segurança, coisas desse tipo. Nós também demos os freios que ele queria. Ele conseguiu tudo. Acho que ele está muito feliz”, concluiu Permane.

Fonte: Grande Prêmio

Quando Kimi saiu da F1, em 2009, tudo o que eu lia e ouvia eram críticas. Somente críticas. Pouquíssimas foram as pessoas que tiveram a coragem de dizer um simples elogio a Kimi. Eu não as esqueci, porque elas foram justas e não pisaram em Räikkönen enquanto a maioria o fazia.

Hoje, dois anos depois, quando eu leio estas coisas, estes elogios, por mais que eu tente me controlar, é impossível não sentir um orgulho, uma felicidade por ver que as pessoas que vão trabalhar com Kimi estão vendo aquilo que eu sempre vi, o piloto dedicado e competente que o finlandês sempre foi.

Espero de verdade que esta relação de confiança seja construída e que os elogios não sejam só em função do início de relacionamento. Quero demais que Kimi e Lotus deem certo. Não digo somente em termos de resultados, digo em confiança, quero que o Iceman tenha na Lotus uma equipe que esteja realmente disposta a aceitá-lo. Porque no fundo, é isto que todos nós procuramos na vida, sermos aceitos, como somos.

Beijinhos, Ludy

Comentários

Fê Lima disse…
Dá uma sensação boa, da esperança de um ótimo campeonato para Kimi, ele parece estar em casa e feliz, parece que a Lotus está apresentando ao mundo um Kimi que só nós fãs conhecia. Espero que isso seja duradouro e que os resultados sejam positivos e como sonhar nunca é demais..vê-lo campeão novamente!
É Fê, é exatamente isto, uma sensação boa!

bjs, Ludy
Silvia disse…
Estou torcendo para que tudo corra bem nesse retorno do Kimi, mas lendo essas declarações elogiosas antes do começo da temporada, não consigo deixar de lembrar que fizeram a mesma coisa ano passado com o Heidfeld e o demitiram no meio da temporada.

Não quero ter de ver essa trupe destruindo a carreira de mais um piloto que eu gosto...só sei que não confio nada nada nesse bando de pilantras... :(
Olha, de Boullier ou este tal de Gerard Lopes, eu não posso dizer nada quanto a verocidade dos elogios, ou melhor, do Boullier posso sim (ele é intragável), mas Allan nunca teve o comportamente duas caras... se ele falou é porque ele pensa assim. Se ele elogiou é porque acho que Kimi merece. Foi assim com Kubica...

Dois outros dois, que são dirigentes, posso até duvidar mas do Allan, não vejo assim!

Bjus, tati
Concordo com a Tati. Entendo o seu comentário Silvia, melhor do que ninguém. Não suportp dirigentes de F1, são os piores. Mas engenheiros, pessoas que trabalham diretamente com o piloto, estes eu consigo ver um pouco de verdade. No fundo, o lema é "acreditar, desacreditando"... rsrsrs... Mas no caso do engenheiro da Lotus, vejo realmente sinceridade.

bjs, Ludy

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!