Brecha no regulamento

FIA estuda brecha no regulamento de escapamentos

Entidade recebeu dica de fabricante de motores sobre possível drible nas novas regras

Edd Straw and Jonathan Noble, do AUTOSPORT.com


A FIA está eliminando uma brecha no novo regulamento de mapeamento de motores da F1 como parte do seu plano para evitar que as equipes utilizem os gases do escapamento para aumentar a eficiência dos difusores na traseira do carro.

Segundo o site da revista AUTOSPORT, enquanto as equipes continuam trabalhando no limite das regras, fontes da publicação revelaram que a FIA foi alertada sobre uma maneira que os times teriam para driblar as restrições para o mapeamento de motores deste ano.

A entidade tem trabalhado duro para erradicar qualquer benefício aerodinâmico do escapamento desde o ano passado, quando chegou a alterar as regras durante a temporada.

Após chegar a um entendimento com as equipes para um regulamento técnico que força um desenho quase que padrão para os escapamentos este ano, a FIA também está impondo limites aos programas de mapeamento de motores para prevenir que gases continuem a ser expelidos mesmo quando o piloto não está acelerando.

Apesar de estas ações terem conseguido aparentemente resolver o problema, fontes da AUTOSPORT revelam que a FIA recebeu informações de uma fabricante de motores que ainda existe a possibilidade de driblar os novos limites com as novas configurações de mapeamento.

O site inglês descobriu que o problema é relacionado à possibilidade de uma equipe utilizar uma abertura do acelerador maior do que a permitira, ajudando a aumentar o fluxo dos gases do escape.

A FIA está trabalhando com as montadoras envolvidas para eliminar esta possibilidade de desenvolvimento. Uma versão atualizada do programa da Central de Controle do Motor padronizada da F1, que controla o mapeamento dos motores, será feita antes da abertura da temporada na Austrália.

A FIA não suspeita que qualquer equipe esteja utilizando esta brecha no momento, apesar de que isso não seja descartado no caso de algum time descobrir a possibilidade com o campeonato já em andamento.

Mark Gillan, chefe de operações da Williams, disse que continua confiante de que a FIA está lidando bem com o regulamento de escape de 2012 e que eliminar brechas como esta faz parte do trabalho para a nova temporada.

“A directiva técnica sobre mapeamento de motores, que aconteceu há alguns meses, são muito claras. A maneira como direciona o escapamento é clara também. Como podemos ver no pitlane, existem várias opções e estamos investigando todas para ver o benefício que podemos conseguir”, afirmou ao ser questionado pela AUTOSPORT sobre a situação.

“Com certeza é possível melhor o desempenho, mas não ficará nem perto do que tínhamos no ano passado. Do nosso lado, temos uma boa ideia dos limites. Existem algumas directivas técnicas que sairão para esclarecer o que é aceitável e o que não é, mas são pequenas perto das que já foram publicadas no final do ano passado”, concluiu.

Fonte: Tazio

Olha, estas coisas coisas me cansam de tal forma que nem me dou mais ao trabalho de me preocupar.

Beijinhos, Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!