Aprovado

Vettel aprova RB8 e minimiza falha eletrônica durante treinos na Espanha

Perto de encerrar sua participação na segunda semana de testes da pré-temporada, Sebastian Vettel comparou o RB8 com seu antecessor e minimizou os problemas eletrônicos enfrentados em Jerez

Sebastian Vettel tem se mostrado cada vez mais satisfeito com o rendimento do RB8, carro com o qual vai tentar conquistar o tricampeonato mundial de F1. Em entrevista ao site oficial da categoria, o jovem alemão comparou o novo modelo com seu antecessor e ressaltou diferenças pontuais, sobretudo quanto à aderência, ou a falta dela.

Outro ponto abordado por Vettel é que o novo modelo apresentou problemas eletrônicos durante a primeira bateria da pré-temporada, em Jerez, no começo de fevereiro. Sebastian, no entanto, minimizou a questão ao dar a entender que falhas são normais em um carro recém-lançado.

“O carro está em seu sexto dia na pista. O que estamos fazendo agora é eliminar os problemas e focar na confiabilidade. Se você me perguntar quais são esses problemas, então eu posso dizer que em Jerez tivemos problemas eletrônicos”, disse o bicampeão mundial, tranquilo com o trabalho realizado pela Red Bull.

“Nós identificamos o problema e agora estamos trabalhando para resolvê-lo. As palavras ‘problema’ e ‘questão’ soam graves, mas nós estamos vendo nada tem a ver com o peso das palavras”, minimizou o número 1 da categoria.

Em uma breve comparação com o RB7, um dos carros mais vencedores da história da F1, Sebastian revelou uma diferença significativa, principalmente por conta da perda do difusor aquecido, que influía diretamente no maior downforce, e que foi banido pela FIA para a temporada de 2012.

“A maior diferença é que os carros têm menos aderência, o que os torna mais lentos em relação aos do ano passado”, disse Vettel. “Na última temporada nós tínhamos o [sistema de] escape, que foi habilmente projetado. Isso tornou o carro mais rápido por gerar mais aderência, mas isso é coisa do passado em 2012, e agora nós temos de viver com isso. Gostaria de dizer que isso também vale para as outras equipes.”

“Estamos buscando formas de conseguir o nível de aderência de antes e estou certo que nós vamos conseguir, apesar de que isso vai levar tempo”, acrescentou o alemão de 24 anos.

Questionado sobre o visual dos novos carros da F1, que com exceção do McLaren MP4-27, são dotados de degrau no bico, Vettel se lembrou de outra situação em que os carros da categoria também foram considerados feios e disse que todos se acostumarão com o desenho dos modelos atuais.

“Acho que é uma questão de você se acostumar com o visual. Eu também não acredito que isso é algo que vai ser pensado por muito tempo, ou talvez isso tenha sido planejado para se adequar às novas regras. Lembre-se do visual de 2009, com os carros com uma dianteira longa e uma traseira curta. Houve uma gritaria. E hoje todos os carros são daquele jeito e não há mais nenhuma palavra sobre isso. Isso mostra o quão rápido você se acostuma com as coisas”, afirmou.

Por fim, Sebastian deixou claro que está contente com o novo carro, mas evitou se mostrar empolgado, mesmo com o bom desempenho dos últimos testes. O alemão aproveitou para elogiar o trabalho de Adrian Newey, um dos pilares da Red Bull nessa jornada de quatro títulos mundiais nos últimos dois anos.

“A impressão fiel é boa, mas você nunca deve se acomodar na F1. Creio que não tenho de falar que nós queremos ser mais rápidos que o resto. Então vamos esperar e ver, mas o gênio do projeto que originou o RB6 e o RB7 é o mesmo que criou o RB8, então nós temos o melhor pedigree possível”, concluiu o jovem bicampeão.

Fonte: Grande Prêmio

Ritmo normal de testes coletivos para a Red Bull e Vettel. Uma coisinha aqui ou ali para melhorar, mas nada que tire o sono do pessoal da equipe dos energéticos.

Beijinhos, Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!