Sistema de suspensão é banido pela FIA

FIA bane sistema de suspensão que controla altura do carro

Aviso às equipes foi emitido na noite de sexta-feira, afirmou chefe de operações da Williams

As equipes de F1 foram avisadas de que o novo sistema de suspensão que ajusta a altura do carro, criado pela Lotus, foi banido para a temporada de 2012.

Fontes confirmaram que uma notificação foi enviada pela FIA para todas as equipes na noite de sexta-feira, indicando que a entidade não está mais convencida de que o sistema ainda era legal.

O motivo da decisão da FIA não está claro, já que, na semana passada, o sistema recebeu luz verde. É provável que os times rivais tenham feito um esforço para mostrar que o sistema da Lotus vai na contramão das regras.

A informação de que a FIA baniu o sistema foi divulgada no webcast “The Flying Lap”, quando o chefe de operações da Williams, Mark Gillan, afirmou que havia sido avisado pela entidade. “A FIA baniu há pouco aquele tipo de sistema”, disse.

Ao falar sobre os trabalhos da Williams no dispositivo, Gillan afirmou: “Investigamos aquele sistema por um tempo. Obviamente ele tem um impacto na plataforma aerodinâmica do carro. Tudo que mantém a altura do carro menor na frente é benéfico do ponto de vista aerodinâmico.”

O sistema de suspensão da Lotus foi utilizado pela primeira vez no teste para jovens pilotos, em Abu Dhabi, no ano passado. Ele ajudava a manter a frente do carro mais baixa em freadas e beneficiava a performance aerodinâmica e a estabilidade.

Os rivais foram rápidos ao perceber o sistema. Acredita-se que a Ferrari tenha sido a primeira a criar sua própria versão e mostrá-la a FIA.

O chefe da equipe italiana, Stefano Domenicali, afirmou na semana passada que estava aguardando por uma resposta da entidade sobre a legalidade do sistema.

“Este assunto refere-se muito mais à estabilidade em freadas. É um sistema que sei que tem conversas entre a FIA e as equipes”, disse.

“Estamos esperando a confirmação final para ver se este tipo de dispositivo será aceitável ou não. Com certeza, estamos analisando isso para ver se eles contribuem com a performance. Mas precisamos esperar e ver qual será a reação da FIA sobre isso.”

Nesta semana, o chefe da Red Bull, Christian Horner, disse que estava inseguro com relação aos benefícios do sistema.

“A questão se trata de como funciona e como está integrada ao carro. As coisas precisam trabalhar como um pacote em vez de serem componentes individuais”, disse à “Autosport”. “Isto parece ser um conceito interessante, mas sou a pessoa errada para comentar.”

Quando perguntado se achava se o sistema era legal, ele disse: “Não olhei isso muito de perto. É uma questão a ser feita para a Charlie Whiting [diretor de provas da F1].”

O sistema da Lotus era mecânico e ativado através do torque dos freios. E, por ser parte da suspensão, foi considerado legal, já que não pode ser classificado como item aerodinâmico móvel.

Fonte: Tazio

Sentem porque este assunto ainda vai dar o que falar. Este proíbe e permite da FIA é uma daquelas histórias de novela que temos em todas as temporadas.

Beijinhos, Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!