Problemas para o WRC 2012

FIA rompe contrato com promotora e busca maneira de salvar WRC

A FIA anunciou neste domingo (8) o rompimento do contrato com a North One Sports, atual promotora do WRC. A holding controladora da NOS, a CSI (Convers Sports Initiatives) pediu concordata no início de janeiro e a Federação já trabalhava em um plano emergencial para garantir a realização do Mundial de Rali

A FIA anunciou neste domingo (8) o rompimento do contrato da North One Sports, atual promotora do Mundial de Rali. A entidade máxima do esporte a motor afirmou que não recebeu nenhuma garantia de que a companhia conseguiria realizar o Rali de Monte Carlo - marcado para começar em 17 de janeiro - e a temporada de 2012 do WRC.

As garantias eram necessárias uma vez que a CSI (Convers Sports Initiatives), holding controladora da NOS, pediu concordata no início de janeiro. A empresa entrou em bancarrota após a prisão de seu maior investidor, Vladimir Antonov, como parte de uma investigação de uma liquidação de ativos do Banco Snoras, da Lituânia.

“A FIA procurou urgentemente garantias inequívocas de que a NOS poderia cumprir suas obrigações contratuais e realizar a promoção do próximo Rali de Monte Carlo e do Campeonato de 2012, e para o futuro”, explicou a entidade em um comunicado. “É com pesar e decepção que informamos que nenhuma garantia foi dada à FIA e, portanto, fomos levados a rescindir o contrato com a NOS”, continuou.

“A NOS visivelmente não conseguiu cumprir suas obrigações contratuais, o que representa uma violação do contrato”, justificou.

Ainda, a FIA negou que tenham havido propostas concretas de compra da North One Sports após o pedido de concordata da CSI. “Ao contrário do que foi divulgado na imprensa, nenhuma proposta concreta para a compra da NOS foi apresentada à FIA durante este período, mas apenas inúmeras demonstrações de interesse, sem propostas sujeitas a avaliação. A FIA foi notificada de pelo menos sete manifestações de interesse, mas nenhuma delas se concretizou”, declarou.

“A FIA deu tempo e apoio para todas as partes interessadas para encontrar as soluções certas. No entanto, infelizmente a NOS não só não conseguiu cumprir seu contrato, como também tem sido incapaz de garantir os investimentos essenciais para a realização do campeonato.”

A federação também reclamou do curto período de tempo que tem disponível até a realização da primeira etapa da competição. “Isto colocou a FIA em uma situação sem precedentes apenas dez dias antes do Rali de Monte Carlo, e agora teremos que tomar medidas urgentes para garantir a realização do Campeonato. A Federação está trabalhando incansavelmente para garantir a continuidade do WRC como foi planejado e para atenuar as consequências da violação do contrato”, garantiu.

Apesar das incertezas quanto à realização da temporada 2012 do WRC, a FIA assegurou que fará o possível não só para que o campeonato aconteça quanto para que a primeira etapa, em Monte Carlo, seja realizada normalmente.

A entidade afirmou que para seguir adiante com a competição estará trabalhando em um estado de emergência nos próximos dias a fim de cobrir todos os aspectos que envolvem uma etapa do WRC.

“A FIA iniciou negociações urgentes de alto nível com vários parceiros e fornecedores para garantir a organização e a promoção do campeonato, incluindo cronometragem e navegação, produção e distribuição do conteúdo da TV, além dos serviços dos patrocinadores”, informou o comunicado.

Fonte: Grande Prêmio

É isto aí minha gente, é isto que o WRC tem que se sujeitar. Putz! Fico com o coração partido lendo isto. Nós aqui no Brasil já não temos cobertura ao vivo mesmo, mas lá na Europa, as coberturas acontecem e este rompimento coloca não só as transmissões em risco como o próprio campeonato.

Acompanho o rali há pouco tempo, mas o suficiente para saber que a FIA tem muita culpa no cartório por deixar esta situação chegar a este nível. Há anos o Mundial de Rali vem lutando para se manter, e não é fácil.

É um esporte caro, que requer um número grande de profissionais, as montadoras se resumem a duas marcas fixas (Ford e Citroën) e com uma mais tímida tentando retornar (a Mini), pilotos de ponta que ficaram de fora deste Mundial por falta de vagas (como Sébastien Ogier e Juho Hänninen), enfim, um cenário complicado.

Espero que tudo se resolva e que semana que vem tudo comece perfeitamente com o retorno do Rali de Monte Carlo ao calendário do WRC.

Beijinhos, Ludy

Comentários

Melli disse…
pois eu tbm estou aqui só torcendo pra dar tudo certo, Monte Carlo vai ser coberta pela Eurosport que por sinal fez um grande trabalho no IRC em 2011, agora o resto do campeonato ainda não tem nada definido...vamos manter os dedos cruzados pra EuroSport manter o interesse na transmissão do mundial! triste realidade da crise mundial que afeta os esportes mais tradicionais da europa

bjins
Pois é Melli, eu li que a Eurosport vai cobrir Monte Carlo. Eles realmente fazem um ótimo trabalho no IRC, mas será que vão topar cobrir o WRC? Situação complicada esta... Só nos resta esperar mesmo! E torcer!!!

bjs, Ludy

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz Cumpleaños, Fernando!

Paula Senna Lalli