Octeto Entrevista 2012 - Diretoras do ORT - parte 1

Demoramos, mas cá estamos! Postarei as respostas das perguntas que vocês nos enviaram em duas partes. Esperamos que gostem e deste já, agradeço muito pela participação de todos.

Hoje temos as perguntas feitas pelos leitores Jaime (do Blog do Boueri), da Dayse e da Yasmin (do blog Kimi Brasil).

Octeto Entrevista com as Diretoras do ORT

Perguntas do Jaime

1. Na F1, qual o maior exemplo de desperdício de talento que te vêm à cabeça (dos pilotos que você viu correr, da sua geração)?
Ludy: Esta sua pergunta foi muito boa, porque eu realmente tive que colocar a cabecinha para pensar...rsrsrsrs. E por quê? Se fosse de qualquer época, eu diria sem pensar, Gilles Villeneuve, mas como ainda era bebê quando ele pilotava, não pode ser, já que você quer saber dos que eu vi correr. Portanto, a minha escolha vai para Juan Pablo Montoya. Acho de verdade que o colombiano teve uma ótima passagem pela Williams, apesar ter ganho apenas 3 corridas pelo time de Grove. Lá ele realmente pilotou bem, mostrou o talento que tinha. Na McLaren ele não rendeu como era esperado, talvez por não se dar tão bem com o estilo Ron Dennis de fazer automobilismo. Mas o fato é que da minha geração, dos pilotos que vi, ele mereceria um título na F1.

2. Qual seriam os três carros mais bonitos que você tem conhecimento na F1 (aí sim pode ser de outra geração)?
Tati: Oi Jaime, legal sua pergunta. Bom, confesso que apesar de gostar muito de automobilismo, não conheço muitos modelos, principalmente os mais antigos, mas eu tenho 3 escolhas para sua pergunta: Eu escolheria duas McLaren de duas gerações diferentes: Aquela linda vermelha e branca do época gloriosa de Senna e Prost e a prateada de Kimi e Montoya. A segunda vi ao vivo, e devo dizer que é realmente LINDA. O outro carro de seria o Williams Renault azul e branco que venceu com Damon e Jacques. Os carros antigamente eram mais bonitos que os atuais.

3. Qual a sua opinião/sugestão para voltarmos a ter um automobilismo de base forte e custo baixo no país?
Lu: Automobilismo nunca foi barato. Mas falta boa vontade no país para investir na base e dar apoio para talentos que nascem aqui. Pode-se, se quiser, organizar campeonatos e dar apoio ao kart, que é o embrião de tudo. As Federações Estaduais arrecadam uma bolada em certeiras de piloto todo o ano no país, falta, como em todas as áreas do país, organização para aplicar parte desse dinheiro em categorias de base e apoio as que já tem.

4. Sediamos o WTCC em Curitiba, e a F1, Indy e Endurance em Interlagos. Qual(is) outra(s) categoria(s) top seria legal de se ver por aqui? Onde?
Ludy: Eu gostaria muito que a gente tivesse uma etapa do WRC. Já tivemos o IRC, em Curitiba, mas eu gostaria mesmo é de ver os carros do Mundial de Rali por aqui. Acho que temos condições, o Rally dos Sertões é um grande evento, sempre traz pilotos renomados, é uma competição grande e acredito que temos locais e condições perfeitas para receber o WRC.
Tati: Com certeza o WRC. No ano passado houve uma conversa de uma possível vinda do WRC para a terra Brasilis. Acho que seria ótimo para o país que vive um momento tão delicado e obscuro no automobilismo. Eu sei que o Rally é bem diferente das categorias de fórmula, mas talvez a divulgação de outra categoria, além da presença de Loeb (rsrs) fosse algo positivo para a nossa situação. Mesmo porque eventos esportivos nunca são demais... hehe

Perguntas da Dayse Nascimento

Para Ludy: Sobre o retorno do Kimi para a F1, quais são suas perspectivas em relação ao seu desempenho e as possíveis dificuldades que ele pode encontrar durante esse período de adaptação?
Oi Dayse! Para ser sincera, não sei ainda...rsrsrs... Você acredita? Vou levar um GP de cada vez e ver o que acontece. Queria muito que no final da temporada ele pudesse ter conquistado uns pontinhos (já que pódio será complicado e vitória simplesmente impossível). Portanto, estas são minhas perspectivas, pontos e nada mais. Dificuldades? Acho que física ele não enfrentará Ele não parou de competir em alto nível. O rali exige muito preparo de um piloto também, são dias longos de competição e a resistência precisa ser boa. Dificuldade técnica, não vejo, Kimi tem talento. Acho que o mais complicadinho será a readaptação com os pneus, pela falta de tempo hábil para moldar o estilo de pilotagem dele aos compostos e ao carro. Mas dou uma três ou quatro corridas para tudo estar ok.

Para Tati: Ano passado a Red Bull foi suspeita de fazer uso de "Jogo de Equipe" no GP do Brasil. Você é a favor ou contra sobre esse tipo de estratégia? Até que ponto pode ser tolerável?
Oi Dayse, ano passado lembro de você ter me feito uma pergunta bem parecida (aqui) sobre o jogo de equipe, e desde àquela época, eu sigo com a mesma ideia: eu não gosto de jogo de equipe, e assim prefiro dizer do que “ser contra ou a favor”. Há determinadas situações onde este tipo de tática faz-se necessária, o título de Kimi em 2007 é um exemplo disso. Foi errado? Não! Foi jogo de equipe? Sim! Portanto acho tolerável quando há razões verdadeiras para isso, mas ainda assim, não gosto. Sobre a Red Bull, bem, eu estava certa. Todo aquele papo de “amor pelo esporte” era MARKETING, algo que a Red Bull mais sabe fazer. Acho que eles são um bando de hipócritas porque, em 2010 execraram a Ferrari por ter feito algo que era importante para a escuderia naquele momento, e já em 2011 Horner e cia expuseram a equipe a uma situação que está mais para Áustria 2002, uma vez que naquele GP da Inglaterra a ultrapassagem de Webber sobre Vettel não faria qualquer diferença na tabela. Sem contar na mentirinha contada no GP do Brasil. Acredita naquela balela quem quer. Depois destes eventos ficou claro que a Red Bull e Horner são tão “sujos” (olhem as aspas) como Domenicalli e Ferrari. São todos iguais e que agem por interessa da equipe e NUNCA do esporte como Helmut e Cia quiseram vender. É importante se ter em mente que quando se deseja ser GRANDE na F1, é preciso ser como as outras GRANDES, e para isso é necessário sujar as mãos algumas vezes, o jogo de equipe é um exemplo disso.

Para Lu: Em relação à Mercedes, será que esse ano a equipe estará apta para competir com as grandes equipes? Além de um bom carro, o que falta para a Mercedes se igualar às outras?
Acho que este ano a Mercedes estará melhor do que nos últimos anos. Não sei se com possibilidade de competir com Red Bull e McLaren, mas estará melhor. Além de um bom carro, a equipe precisa de um melhor estrategista. Ross precisa recuperar a “visão além do alcance” que ele tinha na época da Ferrari.

Para todas: Gostaria de saber o que vocês esperam da temporada 2012 da F1. Vocês acham que teremos algumas supresas, sejam através de pilotos ou equipes?
Ludy: Eu não acho que teremos grandes surpresas não. Acredito que muitos ficarão de olho em Kimi, porque ele está retornando, mas fora isto, acho que nada será extremamente surpreendente não. Só espero que tenhamos um campeonato disputado, porque ele será longo. rsrsrs
Tati: Acho que a grande surpresa será a volta de Kimi. Aliás, esta volta foi a única coisa boa em 2011 na F1, na minha humilde opinião. Na F1 tudo foi insuportavelmente chato e entediante. Campeonato sem sal com algumas corridas emocionantes e só. Um homem que corria contra si mesmo, nada mais que isso. Portanto, minha expectativa para 2012 é que tenhamos um campeonato gostoso de ser visto e cheio de aventuras já que temos tantos campeões em pista. Gostaria de ver 3 coisas em 2012: Alonso TRI, Kimi vencendo de Renault( desculpem, mas para mim continuará sendo Reanult) e a primeira vitória de Nico na F1. Isso seria algo bem especial para o Octeto e eu ficaria feliz.

Perguntas da Yasmin

Number 1: Para Dona Lú.
Lú todos estão apostando muito no carro da mercedes e creio que todos foram surpreendidos com a noticia que a mercedes não participará dos testes com isso cria aquele ar de mistério, algumas declarações de que tio schummy talvez seja um provavel competidor com o Vettel também são especuladas, o que tu espera do carro da mercedes e do Nico?
Do Nico eu espero o melhor. Confio no guri há anos, mas quero muito ver como ele se sai em uma equipe competitiva. Quero ver como ele se sai com a pressão de disputar um campeonato. Em 2005, na GP2, se saiu bem. Estava atrás nas ultimas duas corridas e precisava vence-las para conquistar o titulo. Foi lá e venceu. Mas e agora? Mais velho e mais experiente como se sairia? Quer muito ver.
Espero que a Mercedes dê essa chance ao Nico. Que venha com um carro digno da marca e do investimento feito. Não é pedir demais.

Number 2: Para Dona Tati
Tati com a dança das cadeiras do paddock com visão já para 2013, quem está altura de competir com o Fernando e quem tu gostaria de ver dividir os boxes com ele?
Oi Myn, obrigada pela pergunta. Bem, para mim só existem dois pilotos a altura do Alonso na F1 hoje: Hamilton e Kimi. Se Kimi não tivesse voltado só restaria o pupilo de Ron Dennis. E quem eu gostaria que dividisse boxes com Alonso, hum... sei que o o piloto que vou citar pode surpreender muita gente mas eu gostaria de repetir a dupla Alonso-Hamilton. Só desta vez, na Ferrari! Seria interessante vê-los juntos de novo, mais maduros e experientes, e principalmente no ambiente sem a influência NEGATIVA de Ron Dennis. E melhor, Alonso acabaria de vez com esta lenda de que o Hamilton o derrotou (arghhh), o que de fato NUNCA aconceteu. Seria um BELO tira-teima, com Alonso vencendo no final, claro.

Number 3: Para Dona Ludmila
Ludy baby Vettel esteve nestes dois anos com um carro incrivel e todos da redbull falam que o carro precisa de muitas melhoras, tu acha que estamos prestes a viver uma nova era de vitórias alemãs (lembrando que Vettel é um menino lindo e bonzinho) e quem tu achas que pode competir com o atual campeão?
Muitas melhorias no carro da Red Bull? Se eles precisam de muitas melhorias a pobre Lotus de Kimi precisará do que então?! Rsrsrsrs.. Sobre um possível domínio de Vettel nos próximos anos, se as outras equipes não conseguirem impedir o crescimento da equipe austríaca, se elas não conseguirem evoluir seus carros, acredito que sim, isto pode acontecer. Com relação aos pilotos, eu acho que hoje, Fernando Alonso e Jenson Button são aqueles que podem competir com Vettel. Por que não mencionei Lewis, Nico ou Kimi? Simples, Lewis é afobado demais, precisa centrar aquela cabeça antes de voltar a disputar algo, Nico precisa de carro, sei lá, não confio na Mercedes, eles parecem estar parados no tempo, e Kimi, well, não tem carro nem para pódio, quem dirá para título...rsrsrs... #realidadecruel

Number 4 Para todas
O Octeto em novembro faz cinco anos e de podcast são praticamente 4 anos né, gostaria de fazer um pedido ao invés de uma pergunta, vocês poderiam fazer outro "Pacas, Pouco, Picas" dos pilotos de 2012?
Ludy: Verdade Myn, já serão 4 anos de podcast. O tempo voa né? Valeu pela sugestão! Vamos pensar nisto sim.

********

Bom, é isto galerinha. Espero que tenham gostado. Amanhã trago a segunda parte para vocês. Obrigada ao Jaime, a Dayse e a Yasmin pelas perguntinhas!!!!

Beijinhos, Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!