Loeb fala sobre Räikkönen, Dakar e outras coisinhas mais...

Loeb prevê sucesso de Raikkonen na F1 e diz não ter projetos para Dakar

Sébastien Loeb e Daniel Elena deram uma entrevista aos fãs por meio do Facebook na última quarta-feira (25). Ambos falaram da carreira no WRC, Kimi Raikkonen, Rali Dakar e dos planos para o futuro

Vencedor do tradicional Rali de Monte Carlo, líder da temporada 2012 do WRC e favorito máximo à conquista de mais um título mundial, Sébastien Loeb reservou algumas horas para ser entrevistado pelos seus fãs. Tanto o piloto de 37 anos, quanto seu navegador, Daniel Elena, responderam às várias perguntas dos internautas através do Facebook, na última quarta-feira (26). Durante o bate-papo, Loeb e Elena falaram sobre passado, presente e futuro no esporte, além também da harmonia entre os dois. O duo compete junto há mais de 15 anos.

Além da trajetória no Mundial de Rali, a dupla falou também sobre Kimi Raikkonen, que retornou à F1 depois de cumprir duas temporadas como piloto independente da Citroën no WRC. Loeb entende que o nórdico, agora na Lotus, terá sucesso em sua nova jornada em seu retorno à categoria máxima do automobilismo mundial. “Ele estava se familiarizando bem com o rali. Ele pode guiar bem, mas estar entre os melhores do rali demanda muito mais [tempo]. Creio que seu retorno à F1 será um sucesso.”

Quanto ao Rali Dakar, Sébastien prefere esperar um pouco mais. O piloto é da mesma terra de dois dos últimos campeões do Dakar: Stéphane Peterhansel e Cyril Després. Naturalmente, os questionamentos sobre a intenção de Loeb em disputar o mais importante rali de resistência do mundo foram inevitáveis.

Entretanto, o piloto da Citroën disse que, pelo menos por enquanto, não tem a prova da América do Sul na sua lista de prioridades. “No momento, não tenho projetos para correr no Dakar. Talvez em algum momento, mas não no próximo ano”. Elena se mostrou mais empolgado com a ideia. “Quem sabe não possa estar em um Dakar. Por que não? Esta é uma das minhas paixões.”

Loeb ficou satisfeito com a entrevista promovida por sua equipe. “Estar com os fãs é parte da diversão. Tenho uma vida normal, mas é muito legal ter todos estes fãs”, afirmou.

Ao todo, Sébastien conquistou 68 vitórias no Mundial de Rali. Questionado sobre qual vitória foi a mais marcante, o octocampeão mundial não teve dúvidas. ”O título do Rali da Alsácia [em 2010] foi o mais belo, porque foi meu primeiro título ali. É minha cidade-natal e foi um momento genial para mim. Meu objetivo é defender o título e, talvez, faturar o nono.”

Mesmo com o segundo lugar de Daniel Sordo, da Mini, em Monte Carlo, Loeb apontou outra montadora como a principal rival da Citroën em 2012, com ressalvas. “Nosso principal adversário é a Ford, mas vamos ver se eles têm resistência durante toda a temporada. Do ponto de vista técnico, eles também são nossos adversários”, avaliou.

Quanto a Sébastien Ogier, seu ex-companheiro de equipe, hoje trabalhando no projeto da Volkswagen no WRC, mirando 2013, o octocampeão voltou a falar que jamais teve problemas de relacionamento com o compatriota. “Ogier sempre foi um adversário. As nossas relações sempre foram alvo de comentários. Trabalhamos juntos, sempre tendo a equipe como prioridade. Não tivemos nenhum problema. Teve coisas que ganharam proporção maior.”

Loeb exaltou a parceria de longa data com Elena e fez questão de rasgar elogios ao monegasco. “Estamos trabalhando juntos e, se ele trabalha comigo, esta é uma forma de agradecer sua companhia. Isso nos faz muito fortes”, comentou o piloto.

Já o experiente navegador comparou a relação com Sébastien a um matrimônio. “Somos como um velho casamento, estamos juntos por 15 anos. Este é o nosso 11º ano no WRC, mas precisamos nos preparar para novos ralis. Não penso em medo quando estou ao lado do piloto mais rápido. Se você tem medo, isso gera pressão. É importante confiar um no outro”, destacou Elena, deixando claro que a harmonia entre piloto e navegador é fundamental para o sucesso em um esporte como o rali.

Por fim, o octocampeão reafirmou sua motivação, mesmo sem ter adversários capazes de batê-lo em condições iguais. “Não necessariamente temos de dominar os próximos ralis, mas odeio perder e estamos super motivados”, afirmou Loeb, endossado pelo velho parceiro Elena. “Ele é um campeão e tem suas razões em ficar mal-humorado às vezes. Aconteceu em Monte Carlo com os pneus. Somos competidores e sempre queremos dar nosso melhor”, concluiu.

Fonte: Grande Prêmio

Meus pitacos sobre esta entrevista. Adoro Loeb, de verdade. Gosto da simplicidade dele mesmo sendo o maior vencedor de ralis da história. Gosto da forma como ele e Elena são companheiros de equipe e amigos. Gosto da maneira como o francês é atencioso com os fãs, carinhoso com sua família e dedicado ao seu esporte.

Fatérrimo que eu gostaria de ver Loeb no Dakar, mas coo vimos na entrevista, Elena parece mais empolgado com a ideia do que o octacampeão mundial. Vamos ver!

As palavras dele sobre Räikkönen soam verdadeiras porque ele não parece do tipo que fala só para agradar. Desde a primeira vez que ele comentou sobre Kimi quando o finlandês chegou ao WRC, ele foi assim, sincero, compreensivo, e verdadeiro.

E concordo com o que ele disse sobre vencer no rali. Não há dúvidas que o sacrifício é grande e demanda tempo, e Kimi já não é mais um iniciante, por mais jovem que ainda seja. Além disto, sendo um campeão mundial, ele sonha em vencer novamente e no WRC, isto iria demorar um pouco mais. Não sabemos se acontecerá novamente na F1, mas as chances são maiores e Kimi precisa sentir isto novamente. Loeb entende isto. De campeão para campeão.


Beijinhos, Ludy

Comentários

Milton disse…
E além disso, "Seu" Loeb objetiva algo que eu gosto demais: 24 horas de Le Mans...hehe

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Feliz Natal!

Alonso sendo enorme!