Latvala fora. Loeb lidera.

Despiste de Latvala deixa Sébastien Loeb na liderança

Após um dia que teve dois protagonistas em destaque, acabou por ser Sébastien Loeb a terminar a etapa inaugural do Rali de Monte Carlo na liderança, com uma larga margem sobre os demais. Contudo, para este resultado foi fundamental o despiste de Jari-Matti Latvala na quarta e derradeira especial de hoje, num momento em que o finlandês da Ford liderava a prova com cerca de 30 segundos de vantagem sobre o campeão do mundo do WRC.

Se de manhã, Latvala havia mostrado um ritmo impressionante na segunda especial, saltando para a liderança da prova, na parte da tarde, o piloto finlandês viu-se batido por meros 0,4 segundos na primeira classificativa da tarde, mas no final do dia acabou por deitar tudo a perder com uma saída de estrada e consequente final de prova. Recorde-se que em Monte Carlo não haverá Superally. Para Loeb, "talvez uma má escolha de pneus do Latvala tenha obrigado forçar o ritmo e a cometer um erro"...

Contudo, na última especial do dia, o veterano François Delecour foi um dos pilotos em foco, ao ser o segundo melhor, a 35,4 segundos de Loeb, mostrando assim que a experiência ainda é um fator a ter em conta. Dani Sordo (MINI), que perdeu mais 42,3 segundos no último troço do dia, foi o terceiro melhor, ao passo que Petter Solberg, que fez uma má escolha de pneus na tarde, acabou por ser o quarto, mas já a 53,4 segundos. Evgeniy Novikov foi o quinto melhor, conseguindo uma boa prestação neste primeiro dia, na frente de Sébastien Ogier, que tem mostrado grande competitividade com o Skoda Fabia S2000 nos troços monegascos. Ott Tanak foi sétimo, logo na frente de P-G Andersson, num bom apontamento com o seu Proton Satria Neo S2000.

Armindo Araújo tem vindo a incrementar o seu ritmo ao longo deste primeiro dia, após um percalço matinal em que saiu de estrada e perdeu mais de cinco minutos. Na derradeira especial do dia, Araújo ficou com o 13º tempo, logo na frente de Pierre Campana. Em relação ao dia de hoje, o piloto luso explicou que "foi um grande desafio, muito difícil. As escolhas os pneus são muito difíceis. Estamos a aprender, cometemos um erro na manhã, mas agora não houve grandes erros".

Assim, com estes resultados, Loeb ascendeu ao comando, com 1m04,2 segundos de avanço sobre Sordo, no MINI, ao passo que Petter Solberg é agora o melhor Ford na terceira posição, mas a apenas um segundo de Sordo. Surpreendente é a prestação de Sébastien Ogier, que com o seu Skoda Fabia S2000, está na quarta posição, a 2m21,1s, logo na frente de Evgeniy Novikov, existindo apenas 5,4 segundos entre ambos. Mikko Hirvonen é o sexto, tendo atrás de si o experiente François Delecour, que lamentou ainda não estar completamente entrosado com o seu carro. Armindo Araújo é o 15º classificado da geral, não muito distante de Craig Breen.

Fonte: Autosport.pt

Primeiro rali do ano e o Latvala já se envolveu em uma encrenquinha!!! rsrsrs... A questão é que enquanto Jari tem problemas, Loeb assume a liderança do evento inicial da temporada depois deste primeiro dia de competição.

Em segundo temos Dani Sordo (Mini), em terceiro Petter Solberg (Ford), em quarto Sébastien Ogier (Skoda Fabia), em quinto Evgeniy Novikov (Ford) e em sexto, Mikko Hirvonen (Citroën).

O piloto brasileiro Paulo Nobre, o Palmeirinha, está em 27º na classificação geral do evento. No quadro abaixo vocês podem conferir os 10 primeiros colocados na geral, após este primeiro dia de competição em Mônaco.


fonte: www.vysledky-rally.cz

Veremos amanhã, quem será capaz de fazer frente ao francês.

Beijinhos, Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog