Surpreso

Surpreso com saída da Toro Rosso, Alguersuari afirma: "Não é um drama"

A decisão da Toro Rosso, que optou por dispensar Jaime Alguersuari na última quarta-feira (14), pegou de surpresa o piloto catalão. Com apenas 21 anos, o jovem fez sua melhor temporada desde sua estreia na F1, em 2009, marcou 26 pontos e terminou o Mundial em 14º, bem à frente do agora ex-colega, Sébastien Buemi. Em comunicado divulgado à imprensa, Jaime evitou criticar a cúpula da Red Bull e do time de Faenza, mas deu a entender que se considera um injustiçado.

Por outro lado, Alguersuari evitou fazer drama acerca de sua nova vida de desempregado na F1. O piloto preferiu fazer uma menção ao povo espanhol. O país, bem como boa parte da Europa, atravessa momento econômico delicado, e o reflexo disso é o número crescente de desempregados. Ao ser agora mais um na fila, Jaime passou uma mensagem de otimismo e deixou claro que vai lutar para voltar a correr.

Antes, Alguersuari era tido como favorito, pelo menos pela mídia espanhola, para ficar com uma das vagas da equipe italiana, uma vez que a maior patrocinadora da Toro Rosso, a petrolífera espanhola Cepsa, supostamente tinha a preferência por ter um piloto de seu país estampando sua logomarca. Parecia tudo certo, ainda mais com o voto de confiança dado pela cúpula da Toro Rosso, mas tudo se acabou na última quarta-feira.

“Apenas uma semana atrás, depois de ganhar o Desafio das Estrelas, em Florianópolis, falei com Helmut Marko e com Franz Tost, e ambos falaram dos planos que tinham para mim em 2012. E falaram com entusiasmo, mostraram muita confiança. Também me pediram que eu estivesse segunda-feira em Madri em um evento da Cepsa, em que insistiram em nosso projeto 2012 na F1”, disse o agora ex-piloto da Toro Rosso.

“Por isso, depois de falar com Tost e Marko esta manhã, pensei em três coisas. Primeira: não vou julgar a situação porque, se me pareceu uma loucura o fato de que me fizeram estrear em 2009, com 19 anos e três meses, sem jamais ter completado 1 km com um F1, a notícia de hoje me pareceu a maior incompreensão da minha vida esportiva. Não julgarei a razão da decisão porque a Red Bull me deu tudo desde os 15 anos, eu me formei com eles e eles me tornaram um piloto completo de F1 aos 21”, acrescentou Jaime.

Sem dramas, restou a Alguersuari agradecer à Red Bull pelo apoio dado para construir sua carreira de piloto. O jovem de Barcelona já mira sua volta às pistas em um futuro próximo.

“Segunda: não me sinto vítima porque desfrutei durante sete anos do privilégio de estar na melhor equipe do mundo. Com eles ganhei a F3 Inglesa aos 18 anos e com eles conquistei o melhor resultado de um piloto de 21 anos na F1 em 2011. Ao fim de março vou completar 22 anos, com 46 corridas. Eles tomaram uma decisão que eu respeito, mas fico com uma formação invejável em nível esportivo e emocional”, avaliou.

“Terceira: não é um drama porque tenho muitos planos para o presente e para o futuro. Em nível profissional e esportivo. A surpresa durou algumas horas. A vida está cheia de oportunidades. Vendo os jornais, me dei conta que há quase cinco milhões de desempregados na Espanha e que só podemos devolver a esse país a confiança e o otimismo se pensarmos em lutar e em melhorar. E é isso que vou fazer a partir de amanhã, prometo a toda a torcida que gosta de mim”, finalizou Alguersuari.
(fonte: Grande Prêmio)

***

É uma pena a saída do Jaime, embora isso não seja nenhuma supresa, assim como não é supresa a atitude dos homens da Red Bull. Embora eles queiram se vender como uma equipe diferente e como homens diferentes (que não mentem e agem pelo esporte), eles são asquerosamente iguais a qualquer dirigente da F1.

O mais interessante foi a última parte da declaração do Jaime. Olhando a realidade da Espanha, e por que não dizer do mundo, ele ainda que sem lugar para correr, está melhor que muita gente!!! Legal ele reconhecer isso...

Bjinhus, Tati

Comentários

Fernando Kesnault disse…
Poxa Tati, os dois pilotos tiveram 3 temporadas para mostrar algo e nada fizeram e como qualquer dirigente em qualquer instituição ou entidade privada ou publica se deveria ter feito uma mudança com certeza, eu faria e tu farias também.

Na realidade já tinha passado da hora de mandar estes dois embora. É o meu ponto de vista.
Mah disse…
Ah, sl... Fiquei triste, mesmo assim. Gostava dele! Acho que depois de Vettel a Toro Rosso caiu mt de rendimento... Não tinha como eles mostrarem mt coisa...

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!