Sai ou não sai???

Confirmado para 2012, Bahrein vive dia de conflito na capital

Confirmado pela FIA nesta quarta-feira como sede da quarta etapa da F1, da sexta etapa do novo Mundial de Endurance e da terceira rodada do Mundial de Kart em 2012, o Bahrein está longe de sinalizar um cessar breve dos conflitos políticos e sociais que eclodiram no país há mais de um ano.

Na mesma data em que a entidade máxima do automobilismo oficializou três importantes eventos do esporte no local, o país viveu mais um dia de intensos confrontos entre oposicionistas e polícia na capital Manama.

Segundo informações da agência "Associated Press", milhares moradores de vilas adjacentes à capital, praticantes do xiismo, se reuniram para celebrar um feriado religioso e começaram a marchar até a praça Pérola, um dos pontos mais importantes do país e palco dos principais confrontos com a polícia no início do ano.

Com receio de que a manifestação ganhasse cunho político, as forças policiais compareceram ao local e fizeram uma barreira para impedir a chegada da multidão à praça, usando bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersá-la. Até o momento, não há informações de feridos no episódio, mas há relatos de que esta teria sido a ação repressiva mais violenta desde o ápice do conflito, no primeiro trimestre deste ano.

O incidente mostra a instabilidade que ainda toma conta do Bahrein. Os xiitas representam cerca de 70% da população barenita, embora o governo, uma monarquia, esteja controlado pela minoria sunita. Os xiitas acusam o governo de dar tratamento diferenciado para os dois povos e exigem garantia de seus direitos e maior poder de atuação política.

Por conta dos conflitos, o GP de 2011 da F1 foi cancelado. Integrantes da categoria temiam que o evento pudesse ser usado como alvo para protestos e atentados. Para o ano que vem, contudo, Bernie Ecclestone garante que o Bahrein está em condições de receber novamente a competição.

A edição de 2012 está marcada para o dia 22 de abril. Já as 6 Horas do Bahrein, do Mundial de Endurance, foi programada para 29 de setembro, enquanto a terceira etapa do Mundial de Kart ficou agendada para os dias 1º, 2 e 3 de novembro.

Construção de pista em Austin deve prosseguir após confirmação

Os dirigentes do Circuito das Américas anunciaram que a construção da pista continuará de maneira imediata depois revelarem que chegaram a um acordo com Bernie Ecclestone, detentor dos direitos comerciais da F1.

O evento, programado para ser a penúltima etapa do Mundial de 2012, esteve em dúvidas após a construção do local ser interrompida por conta de problemas contratuais. Ecclestone deu um prazo extra após os organizadores não terem conseguido cumprir a data original.

Depois de a corrida ter sido incluída no calendário final de 2012, divulgado pela FIA, os funcionários do circuito afirmaram que o trabalho na pista será retomado imediatamente e que estão confiantes na preparação para o GP.

“O Sr Ecclestone recebeu seu cheque hoje pelo GP dos Estados Unidos”, afirmou o investidor Red McCombs. “Queremos agradecer aos fãs por nos ter apoiado, aos funcionários locais que nos encorajaram e ao Estado do Texas, ao estafe do Circuito das Américas e ao próprio Bernie.”

Fonte: Tazio

Primeiro: gostei da frase: "O Sr Ecclestone recebeu seu cheque hoje pelo GP dos Estados Unidos". Gostei do tom e da alfinetada. Só faltou: "olha o extrato da conta, Bernie!"

É o Eufrazino brigando com o Tio Patinhas!

Well, o GP estreante parece estar garantido, já o Bahrein... Começo a pensar que em 2012 cai também. O pessoal da F1 não gosta de correr o mínimo risco. E estão certos. Então, não creio em um GP se a coisa não firmar mesmo e com boas garantias de segurança.

By Lu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!