Mais do mesmo em Yas Marina

VETTEL GARANTE POLE E RECORDE HISTÓRICO EM ABU DHABI

Sebastian Vettel garantiu na manhã deste sábado sua 14ª pole position da temporada em Abu Dhabi e igualou o recorde pertencente a Nigel Mansell, registrado há 19 anos.

O alemão da Red Bull também conquistou pela 29ª vez o lugar de honra no grid de largada e se igualou a outro nome histórico da F1, o argentino Juan Manuel Fangio, pentacampeão em 1951, 1954, 1955, 1956 e 1957.

Com cronômetro zerado, o bicampeão mundial superou a dupla Lewis Hamilton e Jenson Button, da McLaren, por um décimo e meio de segundo. Mark Webber, seu companheiro de equipe, ficou com a quarta colocação, seguido pelas Ferraris de Fernando Alonso e Felipe Massa.

As Mercedes de Nico Rosberg e Michael Schumacher e as Force India de Adrian Sutil e Paul di Resta completam o top 10 no grid de largada.

Bruno Senna largará na 14ª posição, a 0s160 do colega de equipe Vitaly Petrov, enquanto Rubens Barrichello, com problema de motor, não marcou tempo e largará do último lugar no grid.

A sessão

Senna foi o primeiro piloto a entrar na pista, seguido por Heikki Kovalainen, Jarno Trulli, Sébastien Buemi, Jaime Alguersuari, Pastor Maldonado, Adrian Sutil e Vitantonio Liuzzi. Massa, que entrou na sequência, chegou à classificação com uma asa dianteira antiga após a atualizada apresentar excessiva vibração durante os treinos livres.

Os pilotos do pelotão da frente, como sempre, iniciaram o Q1 com os pneus mais duros e Lewis Hamilton, da McLaren, foi o único a andar na casa dos 1min39s na primeira parte da sessão, seguido por Mark Webber e Sebastian Vettel, da Red Bull, todos bem acima desta marca.

Rubens Barrichello, com um problema na pressão de óleo do motor Cosworth, desistiu de participar do treino classificatório. Não marcou tempo e, como terá de trocar o propulsor, largará na última colocação do grid. Ao seu lado, larga o colega de equipe Pastor Maldonado, punido com a perda de 10 lugares no grid por utilizar o nono motor na temporada – o limite imposto pela FIA é de oito.

No Q2, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel seguiram como os mais rápidos em Abu Dhabi. O alemão quebrou o recorde do circuito com 1min38s516, mas segundos depois, o piloto da McLaren fez 1min38s434, garantindo o melhor tempo na segunda parte do treino e no final de semana.

Durante a segunda parte do treino, houve uma interrupção de quatro minutos por conta de um detrito na pista de Abu Dhabi. Na volta, os pilotos do pelotão intermediário começaram a ir em busca de um lugar no Q1. No final, o panorama foi o mesmo das provas anteriores – as Force India se classificaram para o Q1, como nas duas provas anteriores, enquanto Sauber, Toro Rosso e Renault ficaram para trás. Os eliminados foram: Pérez, Petrov, Buemi, Senna, Alguersuari, Kobayashi e Maldonado.

Bruno Senna chegou a superar o colega de equipe Vitaly Petrov com 1min41s079, mas teve de se contentar com o 14º lugar no grid, após o próprio russo dar o troco e superar o brasileiro em um décimo de segundo.

No Q3, Hamilton se impôs como nas outras partes da sessão e, com o cronômetro zerado, desbancou o companheiro de equipe Jenson Button por nove milésimos. Mas o que poderia ser a segunda pole position do inglês na temporada foi estragada por Sebastian Vettel, que em uma volta no limite, fez 1min38s481 e garantiu sua 14ª pole position do ano.
(fonte: Tazio)

Bjus, Tati

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!