Médico diz que ele volta

Médico garante que Kubica retorna no ano que vem

Coordenador da equipe médica responsável pela reabilitação de Robert Kubica, Riccardo Ceccarelli garante que o polonês poderá guiar um F1 em 2012.

No início da semana, o chefe da Lotus Renault, Éric Boullier, definiu um prazo de 30 dias para confirmar a participação do piloto na temporada do ano que vem. Ceccarelli, porém, afirmou nesta quarta que ainda não pode fixar uma data exata para o retorno de Kubica.

“Eu diria que, com certeza, Robert será piloto de F1 em 2012. Não posso dizer quando ele estará pronto mas será entre os meses de novembro e janeiro”, explicou Ceccarelli à publicação italiana “Omnicorse”.

Os movimentos da mão direita de Kubica, segundo o médico, não são mais uma preocupação.

“Sim, [a recuperação] está ótima, mesmo que a cura seja gradual. Não esqueça que Robert sofreu lesões em dois dos três nervos e rompeu tendões e músculos”, ressaltou.

Para completar a recuperação, Kubica, no entanto, ainda precisa voltar a pilotar um carro, o que, segundo Ceccarelli, só poderá ser concretizado quando a perna do polonês ganhar mais estabilidade e os ferimentos cicatrizarem mais.

“É verdade. Robert ainda tem um fixador externo na perna e não temos pressa para removê-lo – quanto mais tempo, melhor será o resultado”, explicou Ceccarelli.

“Então, enquanto esperamos a cura da mão e do cotovelo, ainda não há razão para pressa. Os músculos estiveram inativos por meses e precisam recuperar tônus e força. Mas a grande questão, isto é, se ele pode dirigir um F1 novamente, acabou”, acrescentou.

O empresário do Kubica, Daniele Morelli, explicou que será difícil cumprir o prazo estipulado por Boullier, mas promete a recuperação definitiva do polonês.

“Não pudemos prever uma data precisa [para o retorno de Kubica] porque a natureza toma seu curso. Mas estamos muito otimistas e não acho que um atraso de algumas semanas pode afetar os planos [para 2012]. Uma coisa é certa – ele está voltando. O único problema agora é muscular”, explicou.

Fonte: Tazio

São ótimas notícias! Tanto para o piloto como para a categoria que pode ter "destravadas" as negociações de vários pilotos, que dependem da definição de para onde Kubica vai.

Mas, não para por aí. Depois de voltar, tem toda questão de como ele vai estar. Não pelo piscológico, Kubica não parece um cara de nhem nhem nhem. Naquele acidente no Canadá não foi assim e duvido que seja agora. Mas o rendimento físico mesmo.

Como sempre vamos torcer para que se recupere plenamente.

By Lu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!