FOTA quer direitos da F1

FOTA inicia planos para comprar direitos da F1

Associação contratou firma de consultoria para auxiliar em negociação com a CVC

As equipes da F1 estão dando os primeiros passos para comprar uma fatia dos direitos comerciais do esporte, revelou Martin Whitmarsh, presidente da Fota (Formula One Teams Association), nesta quinta-feira.

De acordo com matéria publicada no jornal inglês “Independent”, a Fota contratou a firma de consultoria DC Advisory Partners para estudar a possibilidade de comprar boa parte dos direitos comerciais da categoria, hoje pertencentes à CVC Capital Partners.

Desde 2006, a CVC possui 63,3% dos direitos comerciais da F1, mas rumores recentes apontam que a empresa considera vender a fração.

“No fim das contas, a F1 é chefiada por investidores de capital de risco e alguém pode suspeitar que eles não possam sustentar indefinidamente o esporte com seus fundos”, afirmou Whitmarsh à publicação.

Diante da oferta da News Corporation – conglomerado do milionário Rupert Murdoch –, as equipes começaram, no início deste ano, a mostrar interesse em comprar os direitos da categoria.

À época do GP da Turquia, Whitmarsh declarou: “Acho que os times querem garantir que, em primeiro lugar, exista estabilidade. Queremos garantir que o esporte seja sustentável e, para ser sustentável, você precisa do nível apropriado de investimentos para promovê-lo e desenvolvê-lo. Você precisa da distribuição adequada de receitas para as equipes para torná-lo sustentável. Essas são as coisas primárias.”

Para o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, as escuderias possuem três opções à frente das negociações para o próximo Pacto da Concórdia – documento que une as equipes, a FIA e os donos dos direitos comerciais da categoria.

“No fim de 2012, os contratos das equipes com a CVC vão terminar”, afirmou Di Montezemolo. “Então, temos três alternativas: renovar com a CVC ou, teoricamente – como as equipes de basquete fazem nos EUA, com grande sucesso –, criar nossa própria companhia, como a NBA, apenas para promover as corridas e obter os direitos televisivos. Ou achar um outro parceiro”, apontou o dirigente.

Fonte: Tazio

É, dinheiro não falta para este pessoal da FOTA. Embora eles digam sempre que a situação é difícil. Só resta saber como será a influência das equipes no campeonato, caso eles, da FOTA, venham a conseguir comprar os direitos da F1. Espero que melhorem algo para o público, porque vou te falar...

Beijinhos, Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Roubou a cena!

Alonso em 2023