Mais confiante

Vettel diz que título o tornou mais confiante

Alemão ressaltou ainda a importância da derrota para o amadurecimento

Sebastian Vettel declarou que se tornou mais confiante após a conquista de seu primeiro título mundial, no fim do ano passado. Em entrevista ao site oficial da F1, o alemão da Red Bull também falou sobre como encara as corridas das quais não tem chances de vencer e como procura aprender com as derrotas.

Questionado sobre o que teria mudado em sua pilotagem depois de ter se tornado campeão, Vettel respondeu: "Eu não diria que teria mudado, no geral, mas, obviamente, vencer os dois títulos [de pilotos e construtores] provou algo para nós. Talvez agora nós nos preparemos para uma corrida mais calmos e sabendo o que podemos fazer, porque já conseguimos fazer antes", declarou.

"É claro que, quando você se aproxima de uma corrida, você nunca fica pensando no passado, no que aconteceu no último ano, mas existe algo ali que te dá uma segurança extra que pode ajudar", complementou.

Vettel disse que não ficou exatamente surpreso com seu começo avassalador de temporada, com a conquista de seis vitórias em oito etapas, pois o desafio dele e da Red Bull era justamente o de defender os dois campeonatos assegurados no último ano. "Mas nós temos ainda um caminho um bocado longo pela frente e, lembrando do ano passado, de como as coisas podem mudar repentinamente e o quão rapidamente outros caras podem voltar com força ao jogo, temos que estar 100% concentrados em nossos desafios", avaliou.

De acordo com Vettel, o jejum de triunfos nas últimas três etapas (o último foi em Valência) não está causando um sentimento de cobrança, especialmente porque, segundo ele, as últimas três etapas apresentaram novos desafios.

"Resultados são uma coisa, mas, para mim, o mais importante é como você consegue aquele resultado. Eu diria que, nas últimas corridas, não fizemos nada errado, mas estou certo de que deveríamos ter feito melhor e acho que esse é o ponto", refletiu. "Olhando para as circunstâncias que nos deram esses resultados, estamos bem felizes com os pontos que fomos capazes de embolsar, mas saber que você pode fazer melhor é algo pungente e isso é bom para nos incitar a extrair mais de nós mesmos", seguiu.

Dessa forma, o líder do campeonato pontuou que não vai deixar de lutar por uma vitória quando perceber que tem chances, mas ponderou que só correrá riscos “justificáveis" até o fim do ano. "Estamos em uma boa situação e não precisamos ir para o tudo ou nada, mas é claro que queremos o melhor que pudermos oferecer e isso significa que, se tivermos chance de vencer, vamos para cima. O segredo é não sermos otimistas demais", observou.

O tedesco também ressaltou que considera as derrotas mais importantes que as vitórias para o aprendizado e o amadurecimento como piloto. "Quando você vence uma corrida, tudo é fácil e você apenas segue em frente sem refletir, enquanto que, quando perde, há uma razão por trás disso. Para entender essas razões, é muito importante evoluir para estar de volta ao topo na prova seguinte", concluiu.

Fonte: Tazio

Não preciso nem falar muito, só de ler a última frase desta matéria, acho que ela já diz tudo. Concordo em número, gênero e grau, as vitórias são ótimas, mas deixam as coisas deturpadas, parecendo fáceis demais, por isto que é com a derrota que nos fortalecemos, que amadurecemos. E eu sinceramente vejo que Vettel creceu bastante do meio de 2010 para cá, especialmente depois do primeiro semestre do ano passado.

Beijinhos, Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!