Coluna Velocidade e Batom: "Ainda" by Ludy

"Ainda" by Ludy Coimbra
Há um ano eu escrevi esta coluna aqui. Nela falava sobre a primeira vitória em uma especial do Mundial de Rali conquistada por Kimi Räikkönen, no mesmo evento germânico que ele disputou no último fim de semana.
De lá para cá Kimi ganhou um ano de experiência, conhecimento e com isto a cobrança que ele mesmo impõe em si próprio só aumentou, como pudemos ver durante os três dias de competição em terras tedescas sempre que o Iceman comentava sobre o seu desempenho no evento.
O resumo da ópera foi que mesmo com o bom 6º lugar na classificação geral do rali, o finlandês não ficou nada satisfeito: "No geral, eu cometi muitos erros este fim de semana. Eu sinto que não fui rápido o suficiente devido a estes erros. Foi um rali complicado. Eu aprendi muito, especialmente a não colocar os pneus em qualquer lugar! Ano passado pudemos passar por estes locais sem problemas. Com os novos pneus não é possível, como o nosso furo na PowerStage provou", analisou Räikkönen.
E aí analiso. Do Rali da Alemanha de 2010 para o de 2011, além da experiência adquirida, o regulamento dos carros do WRC mudaram e os pneus que eram Pirelli, passaram a ser Michelin, e como vimos, eles tiveram um impacto grande na pilotagem de Kimi neste evento em específico, em função do asfalto (embora houvesse partes de cascalho no percurso), da chuva que caiu em algumas especiais e também, porque Kimi precisou aprender a se adaptar a eles neste rali.
É desculpa para justificar os erros que o Iceman cometeu no rali? Claro que não é! E nem ele usou tal justificativa já que durante o fim de semana todo ouvimos o próprio piloto enfatizando como ele estava insatisfeito com a sua pilotagem.
O que quero provar com esta análise é que exatamente por superar estes erros sem abandonar o evento, sem batidas maiores, sem falhas que comprometessem drasticamente o seu resultado final, é que podemos constatar que hoje o representante da Ice1Racing Team é sim um piloto de rali. E é respeitado como tal. Não venceu mais especiais. Ainda. Mas elas virão. E estou contando os dias por isto. Ansiosamente.
Beijinhos, Ludy
Comentários
Eu posso não ser uma especialista em rali (longe disso, 80% desse mundo ainda é desconhecido pra mim, rsrs), mas acho que é visível e inegável que o Kimi está no caminho certo, fazendo um bom trabalho mesmo. Se o objetivo de todo piloto é evoluir na pilotagem, é exatamente isso que o Kimi vem fazendo, evoluindo.
Só citar que ele conseguiu terminar todas as provas de que participou (e nos pontos), e ao contrário do ano passado, não cometeu nenhum erro mais "grosseiro" (salvo uma árvore aqui outra ali u_u).
Como eu já disse, esse homem só me dá orgulho!
Sisu, Kimi. SISU! #valeuhirvonenpelapalavranova
bjs, Ludy