Capaz

Vettel é capaz de lidar com pressão, diz Horner

Chefe da RBR cita excelente retrospecto do alemão: “Ele não cansa de me surpreender”

O chefe da Red Bull, Christian Horner, não tem dúvidas: Sebastian Vettel vai superar a pressão dos adversários e assegurar seu segundo título mundial consecutivo no final da temporada 2011.

Vencedor de seis provas no ano, o alemão de 24 anos possui vantagem de 85 pontos para o rival mais próximo, o colega de equipe Mark Webber, no Mundial de Pilotos. Lewis Hamilton, da McLaren, e Fernando Alonso, da Ferrari, respectivamente, estão a 88 e 89 pontos do atual campeão mundial.

Mas se alguns sugerem que Vettel, há cinco provas sem vencer no campeonato, mostra fraqueza sob pressão, Horner está certo da autoconfiança do alemão.

“Ele é extremamente impressionante sob pressão”, disse Horner ao site inglês “Autosport”. “Ele nunca deixou de me surpreender em situações desse tipo. Um exemplo claro disso é Mônaco quando ele soube se defender, mesmo com pneus de curta duração, dos carros [Alonso e Jenson Button, da McLaren] atrás dele. Em Barcelona, ele posicionou o carro exatamente no lugar certo para ultrapassar Hamilton. E muitas vezes você pensa no Q3 que ele vai ficar para trás, mas vai lá e consegue a pole. Ele absorve muito bem a pressão”, concluiu o chefe de equipe.

Vettel terminou todas as 11 corridas disputadas na temporada e não foi ao pódio apenas no GP da Alemanha, em julho. Ele também perdeu a primeira colocação durante as corridas de Montreal e Xangai, mas Horner acredita que nada disso revela fraqueza no alemão, já que, em ambos os casos, as probabilidades de vitória estavam contra ele.

“Ele ainda chegou em quarto na Alemanha e, se você olhar às piores corridas dos nossos rivais neste ano, eles foram bem piores do que isso”, afirmou Horner.

“Acumulou seis vitórias com dois segundos lugares e um quarto e também esteve em posição de vencer outras três corridas. Não é um retrospecto ruim. No Canadá, perdeu na última volta, e na China, quando mudamos a estratégia. Em Silverstone, ele estava na liderança até um macaco soltar. Nurburgring foi a única corrida na qual ele não liderou, o que é uma estatística marcante”, explicou o chefe da Red Bull.

Nos últimos finais de semana, Vettel tem sido questionado regularmente sobre a possibilidade de adotar uma estratégia mais conservadora no campeonato, por conta da larga vantagem na liderança. A situação do alemão é tão cômoda que, mesmo se terminar todas as corridas em terceiro lugar, ele leva o título.

O piloto da Red Bull, no entanto, sustenta que continuará adepto de seu estilo “ataque ao máximo”. Para Horner, a afirmação é verdadeira já que essa mentalidade trouxe várias vitórias a Vettel.

“É como ele vai para cada GP”, afirmou Horner. “Ele quer atacar. Ele é sedento por vitórias, mas é sensível o suficiente para saber que, quando não pode vencer, precisa marcar os pontos. Sua mentalidade, no entanto, é tentar vencer cada GP”, concluiu.

Fonte: Tazio

E a partir do retorno da F1 para a segunda etapa do Mundial será o momento ideal para Vettel mostrar o quanto amadureceu de 2010 para cá.

Beijinhos, Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!