Volta dos testes?

FIA e equipes propõem volta de testes durante temporada da F1 de 2012

As equipes de F1 iniciaram conversas para discutirem a possibilidade da volta dos testes durante a temporada já em 2012. A proibição entrou em vigor em 2009, como uma forma de reduzir custos na categoria. No entanto, o presidente da FIA, Jean Todt, declarou que gostaria de afrouxar a regra, para permitir mais tempo em pista para as equipes e também para que jovens pilotos possam adquirir mais experiência.

No GP da Turquia, em maio deste ano, Todt declarou acreditar que o fato das equipes não poderem fazer testes após o início da temporada é ridículo. “Para mim, é uma decisão estúpida”, disse. “No passado era loucura ter testes ilimitados durante o ano, mas ir de ilimitado para completamente banido não é a medida certa”, completou. Atualmente, existem testes apenas durante a pré-temporada.

“Não dá a oportunidade para novos pilotos adquirirem alguma experiência na F1. Eu vou garantir que essa situação mudará no futuro”, afirmou o francês. O desejo do presidente da FIA é chegar a um meio-termo com os times da categoria, procurando uma maneira de reintroduzir os testes sem um grande aumento de custos, que é a maior preocupação das equipes. Uma das ideias é a de criar um treino extra para jovens pilotos durante o verão – no meio da temporada – no mesmo formato dos que já ocorrem no final do ano.

O diretor-técnico da Williams, Sam Michael, frisou que os times estão longe de chegar a uma decisão sobre a volta dos testes, visto que as ideias foram apenas “discutidas” até o momento. “Isso está sendo discutido pelas equipes, tivemos um encontro em Silverstone. Não há um voto sobre isso ainda”, frisou. “Tudo o que eles fizeram foi colocar algumas ideias na mesa sobre o que poderíamos fazer, o que pode envolver mais um teste com pilotos jovens durante a temporada”, continuou o dirigente.

“Isso está sendo apenas discutido. Ainda não chegamos a nenhum acordo, voto ou nada”, apontou Michael. “Agora os times vão se recolher, ver as opções internamente e pensar sobre isso”, concluiu.

No entanto, o diretor-técnico reconhece que, embora Todt esteja pressionando pelo retorno das atividades no meio da temporada, outros assuntos acabaram colocando a discussão em segundo plano. Notadamente, as recentes mudanças nos regulamento do uso do difusor aquecido e a decisão sobre os motores turbo V6 a serem implantados em 2014 acabaram passando por cima dessa questão.

“Tivemos muitas outras coisas para decidir. Está muito embaixo na lista de prioridades, especialmente perto dos motores V6 e da questão do difusor”, reconheceu Michael. “É uma proposta válida, mas ainda estamos apenas com nossas ideias iniciais”, concluiu.
(fonte: Garnde Prêmio)

Sou a favor de voltarem os testes...

AH! Um recadinho: Galerinha, mil perdões pela ausência de postagem hoje cedo no Octeto!!!! Eu estava viajando... hehe

Prometo que isso não irá mais acontecer! Prometooo... Sorry!!! hehe

Bjinhus, Tati

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!