Sid Mosca

Morre Sid Mosca, gênio dos capacetes

Por Lucas Berredo

Gênio responsável pela customização dos capacetes de Ayrton Senna e Emerson Fittipaldi, entre muitos outros, o designer e artista gráfico paulistano Sid Mosca morreu na madrugada desta quarta-feira em São Paulo (SP), aos 74 anos, vítima de câncer.

Natural de Jaú, Cloacyr Sidney Mosca começou no automobilismo aos 14 anos ao ingressar na Auto Mecânica Santo Amaro, em São Paulo, e se especializar em funilaria e pintura. Nesta época, dividia a carreira de designer com a de piloto, correndo em veículos de turismo na Divisão 3 e depois na Fórmula Volks.

Nos anos 1970, passou a se dedicar somente à arte gráfica, criando e pintando carros como a Brasília nº 17, de Ingo Hoffmann, e a Copersucar, equipe de F1.

Ao longo da carreira, Mosca fez a arte para os capacetes de campeões mundiais como Ayrton Senna, Keke Rosberg, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Michael Schumacher - no caso dos últimos dois, apenas reproduziu a pintura idealizada pelos pilotos - e outros corredores como Raul Boesel, Christian Fittipaldi, Rubens Barrichello e Pedro Paulo Diniz. Sua principal obra, no entanto, foi o capacete de Ayrton Senna, cuja arte ficará eternizada na mente de milhares de fãs ao redor do planeta.

Na manhã desta quarta-feira, via Twitter, vários pilotos enviaram mensagens em homenagem a Sid. "Amigos...é com grande pesar q recebi a noticia da morte do grande Sid Mosca..foi ele quem pintou meu primeiro capacete. Sid foi sempre muito querido por todos...pra mim ficará teu sorriso e teu abraço amigo. E o 'painted by SID' pra sempre no meu capacete", escreveu Rubens Barrichello, da F1.

“O céu ganhou, hoje, uma grande estrela: o homem que deu vida e personalidade ao capacete dos maiores campeões do mundo”, disse Bia Figueiredo, piloto da Dreyer & Reinbold, na Indy. “Meu Deus, estou chocado com a notícia do falecimento do gênio Sid Mosca. Que Deus o abençoe e proteja. Obrigado por tudo, querido amigo!”, escreveu Hélio Castroneves, outro brasileiro de destaque na Indy.

O ex-piloto de F1 Luciano Burti comentou: “O dia começa com uma notícia triste. Sid Mosca, o mestre das pinturas de capacetes, faleceu nesta madrugada, que Deus o tenha... Sid deixou a marca de amor pelo seu trabalho e o carinho por nós pilotos. E isso será lembrado para sempre por todos nós.”

Sid era casado, tinha dois filhos (Elaine e Alan) e três netos. O enterro será às 16h desta quarta-feira, no cemitério de Congonhas, em São Paulo.

Fonte: Tazio

Eu me lembro perfeitamente das diversas reportagens que vi com Sid Mosca, sempre que o assunto era capacete de pilotos brasileiros e estrangeiros. Um dos grandes nomes deste meio com certeza.

Que ele descanse em paz e que Deus possa confortar sua família neste momento triste.

Beijinhos, Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paula Senna Lalli

Pegadinha do Malandro

Meus laranjinhas favoritos