A questão "Bahrein"


Bernie admite repensar GP do Bahrein e sugere mudar prova para dezembro

Antes maior defensor da volta do GP do Bahrein ao calendário da temporada 2011, Bernie Ecclestone, pela primeira vez, dá mostras de que pode reconsiderar a decisão de marcar a corrida no país insular nesta ano, tendo em vista que os protestos contra o regime do rei Hamad bin Isa Al-Khalifa não cessaram. Há também a expectativa de um 'dia de fúria' popular durante o fim de semana da prova, prevista para acontecer em 30 de outubro depois de polêmica decisão do Conselho Mundial do Automobilismo na última sexta-feira (3).

O dirigente máximo da F1 admitiu, em entrevista ao diário britânico ‘The Times’, que pode mover o GP da Índia para sua data original — 30 de outubro — e levar a etapa barenita para dezembro com a intenção de ganhar tempo e, caso não haja condições de a prova ser realizada, não haveria grandes problemas, visto que o GP do Bahrein seria o último do ano.

“Do jeito que as coisas estão no momento, nós não temos ideia do que vai acontecer. É melhor que levemos o [GP do] Bahrein para o fim da temporada e, se as coisas estiverem seguras e bem, então isso é bom, nós vamos poder ir. Se não forem, então não iremos e não haverá problemas”, declarou Bernie em entrevista publicada nesta terça-feira (7).

Ecclestone criticou o relatório desenvolvido pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), escrito por Carlos Gracia — presidente da Federação Espanhola de Automobilismo — que, em missão especial no Bahrein, definiu que o país reunia condições seguras de receber a F1. A Avaaz, ONG que atua na defesa dos direitos humanos em todo o mundo, sugeriu que o representante da entidade ouviu apenas órgãos ligados ao governo local, o que tornou o relatório completamente tendencioso.

“Nós ouvimos o relatório da FIA e esse dizia que não havia problemas em todo o Bahrein. Mas não é isso que eu estou ouvindo e acho que nós podemos ver que precisamos ser cuidadosos”, ponderou o britânico de 80 anos.

A expectativa é que a Fota (Associação das Equipes da F1) anuncie sua posição oficial sobre o assunto que cerca o GP do Bahrein nesta terça-feira. De acordo com o site da revista britânica ‘Autosport’, as equipes da categoria, ainda que de forma velada, começam a se manifestar contra a ideia de ir para o Bahrein e também com o calendário esticado até dezembro. Os donos dos times questionam principalmente a falta de segurança para correr no país insular e também o escasso tempo de descanso entre o fim da temporada atual e o começo dos trabalhos para 2012, previsto logo para o início de janeiro.
(fonte: Grane Prêmio)

E aqui está o posicionamento da FOTA sobre o caso, segundo a Autosport:

SITE AFIRMA QUE FOTA NÃO QUER CORRER NO BAHREIN

O site da revista inglesa “Autosport” afirma nesta terça-feira que a FOTA (Associação dos Times de F1) enviou um documento para a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) explicando que as equipes não querem correr no Bahrein no dia 30 de outubro e pedindo para o retorno do GP da Índia para a data.

Na última semana, após reunião do Conselho Mundial do Esporte a Motor, a FIA remarcou o GP barenita, alegando que a situação política do país está mais tranquila do que no começo do ano, quando a prova foi suspensa. A prova na Índia passou para o fim da temporada.

A Fota ainda não se posicionou oficialmente, mas a “Autosport” aponta que os principais dirigentes dos times se reuniram nas últimas 36 horas para definir um posicionamento da entidade.

A publicação ainda afirma que um porta-voz da associação não admitiu a carta ou a posição das equipes, mas afirmou que “ações foram tomadas pelos canais apropriados”.

Jean Todt, presidente da FIA, já admitiu que a decisão sobre o GP do Bahrein pode ser revista caso se comprove que não existe condições para a realização da corrida.
(fonte: Tazio)

***

Não existem condições e muito menos clima para uma corrida no Bahrein e ponto final! Não há o que decidir...

Bjinhus, Tati

Comentários

Cara!!! De verdade, esta história já está me irritando! Deixa a droga da corrida para ano que vem! Que saco!!!

Ludy
Julie disse…
Já está mais do que provado que não há condições algumas de se realizar qualquer evento no Bahrein esse ano. Por que então insistir, não é? Affff

Bjsss
Julie

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!