"Eu vou morrer piloto", Jacques Villeneuve

"Eu vou morrer piloto"

Rejean Tremblay
4 de junho de 2011


O sol estava se pondo em Mirabel. Jacques Villeneuve estava com Francois Dumontier perto seus karts. Olhos brilhantes, o sorriso, eu nunca vi Jacques Villeneuve tão jovem. Mesmo na época em que ele chegou com seu rabo de cavalo ao circuito para vencer a corrida de Indianápolis 500.

A juventude no olhar, Villeneuve é a felicidade em pessoa. E como sempre, está correndo. Ele tinha que andar de kart em seu grande circuito (link aqui) na linda Mirabel e isto foi suficiente para fazê-lo feliz.

"Eu vou morrer piloto. Está nos meus genes ", diz ele com um sorriso.

A paixão parece ter sido passada para Jules, o filho mais velho de quatro anos, que já começou a conduzir um kart. "Ele me pediu, eu não forcei, eu não quero ser um daqueles pais que matriculam seus filhos no hóquei. Mas ele já segura o volante e os pedais de controle e a pilotagem. Foi muito divertido e é isso que importa ", diz Villeneuve.

Desde seu divórcio, Jacques Villeneuve é um pai solteiro. E ele ama o seu status. Ele faz o que ama, voou ao redor do mundo, foi à Argentina e Austrália, faz algumas corridas no ano na NASCAR ou na França, no gelo. Seja em uma fórmula qualquer, em protótipo, em um kart ou como piloto de motocross Villeneuve.

Ele viaja muito e muitas das vezes arrasta os dois filhos com ele, Jules e Joakim. "Aproveito esta oportunidade antes deles começarem a frequentar a escola regularmente", disse ele.

Ele os leva para a Suíça, onde começaram esquiar. "Eles são talentosos. É extraordinário para eles. Eles me pediram. Eu quero que eles aprendam o máximo possível. Eles são receptivos. Esquiar é algo que nos acompanha ao longo da vida. E dá a oportunidade de apresentá-los para à competição. Eu quero que eles saibam que terminar em primeiro ou em segundo lugar, é diferente. Eles já têm esse espírito competitivo e saudável. Além disso, eu não que eles sejam educados no sistema de Quebec. Eu acho que nós emburrecemos um pouco as crianças e não somos suficientemente exigentes. Eu prefiro o ensino francês. Eu estive lá e conheço o valor deles e onde ficam. E os milhões de crianças que foram para lá estudar não cometeram suicídio. Eles aprenderam a trabalhar para ter sucesso e competir. Isso é o que eu quero para os meus filhos ", disse ele.

***

Por quatro ou cinco anos, Jacques Villeneuve tem pago seus impostos em Québec. Ele mora em uma casa em Westmount, que permite aos seus filhos brincarem no quintal. Ele queria que eles tivessem espaço. "Eu conheci o campo ainda criança, e eu sempre precisei de espaço", disse ele.

Ele ainda tem seu espaço na fabulosa cidade de Huberdeau onde construiu uma casa de campo: "Esta compra foi amor à primeira vista, típico de um europeu quando se pensa em Québec. Comprar um terreno como este na Europa é inviável. Mas eu ainda não a arrumei. Não tenho muito tempo", disse ele.

A vida é boa para Jacques Villeneuve. Ele é um jovem de "40 anos". Basicamente, esta é a primeira vez que ele não está concentrado em uma carreira. Ele morou em um internato na Suíça por cinco anos e depois o automobilismo tomou todo o seu tempo e sua energia. "Nós não temos ideia do que a Fórmula 1 faz. Eu ganhei uma fortuna, mas no fim, meus custos operacionais na Fórmula 1 atingiram 2,5 milhões por ano. Eu pagava por preparador físico, especialistas em comunicação, advogados, imposotos e como eu estava 100% focado na corrida, eu paguei para que eles fizessem tudo por mim em minha vida. Quando parei com a Fórmula 1, eu tive que reaprender tudo, tive que me adaptar a mim mesmo e ao que os outros que ganharam um alto salário comigo, fizeram. Posso dizer que agora eu tenho tudo bem controlado em minhas mãos", disse ele, sorrindo. E ele acrescentou, ainda sorrindo: "Há menos despesa... mas há menos renda. Mas tudo bem, eu posso lidar com isto, isso é tudo."

Obviamente ele vendeu seu jato. Ele era o proprietário. Uma despesa exorbitante: "Eu sei. Mas, ao mesmo tempo, calculei que me permitiu passar 42 dias em casa durante um ano. Pode não ser nada, cerca de 42 dias, mas quando passamos a vida no exterior, esses 42 dias são inestimáveis ​​", diz ele.

Ele teve sua década de sucesso com o jato. Deve ter lhe rendido mais um ano em seus assuntos pessoais com suas namoradas. Pode ser que até por isto, valha dezenas de milhões.

Mas Villeneuve não queria carregar o peso deste pequeno império pessoal. Por isso, ele vendeu o Newtown, o seu magnífico restaurante no centro da cidade: "O estopim para a venda foi quando Montreal perdeu o Grand Prix. Para o Newtown, os quatro dias do Grande Prêmio correspondiam a US$ 500.000. O equivalente a um mês completo de funcionamento. Houve uma época que eu tive 120 funcionários. Era demais. No começo eu sonhei com um pequeno e agradável bistrô e finalmente, com o prédio à venda, encontrei-me com um verdadeiro negócio. Mas a experiência foi muito boa e não me arrependo de nada ", disse ele.

***

Assim, Jacques Villeneuve está feliz, sorridente, solteiro. E pelo jeito, mesmo tendo investido pesadamente para tentar um retorno à Fórmula 1, ele está longe de estar arruinado. Há ainda muitos zeros atrás do primeiro dígito.

Um pai solteiro sorridente e feliz... e sempre animado pela paixão pelas corridas. "Além das crianças, a prioridade é a corrida. É a minha vida. Eu vou morrer piloto. É mais forte do que eu, eu tento ir mais rápido, poupando tempo na pista, independentemente da pista. Eu me sinto melhor para pilotar", disse ele.

Mas ele realmente disse adeus ao sonho de Fórmula 1: "Nem sempre é preciso bater na parede. Quando você é obrigado a dizer para si mesmo que tem que pegar um volante, você já está perdendo", disse ele.

Seus esforços se voltaram para a NASCAR. Villeneuve vai correr pela Penske, em Elkhart Lake, no final do mês (dia 25) e continua seu trabalho de "vendas". "Eu gosto. Quando você fica mais ansioso para ficar à beira de sua piscina, é hora de se aposentar. Mas este não é o meu caso. Quando eu pulei de 40 pés no ar em um motocross, eu pensei que ainda não estava ruim", diz ele sorrindo.

"Nós nunca devemos abandonar. Encontramos obstáculos e devemos buscar meios para contorná-los e superá-los. Também devemos ter metas realistas e razoáveis, dentro das nossas circunstâncias. Mas eu quero correr, eu gosto."

Ele está obviamente bem consigo mesmo. Ele se considera um privilegiado "Eu definitivamente fiz a escolha da carreira certa. Eu fiz o que eu amei e é precioso na vida. E eu continuo assim, mesmo que seja diferente ", disse ele.

***

Quando ele vai para a Suíça, às vezes ele encontra o seu antigo mentor e confidente Craig Pollock. Após um rompimento doloroso da amizade e dos negócios, ambos são capazes de ter uma relação cordial. "Você sempre pode beber um café, o que é bem civilizado. Isso é correto", disse o piloto.

Ele enxerga esta mesma cortesia com Johanna, a mãe de seus dois filhos. Ela mora em Montreal e os pais se dão bem quando se trata das crianças.

Na próxima semana ele vai assistir o Grande Prêmio do Canadá. Para incentivar François Dumontier e reencontrar o seu conhecimento da Fórmula 1. Mas sendo Villeneuve... Villeneuve, quando questionado sobre sua opinião sobre a temporada de F1, ele a dá. Duro e franco: "No ano passado, eu gostei da temporada. Este ano, eu não estou interessado. Todas estas parafernálias de jogos de vídeo prejudicam a corrida. Os resultados são distorcidos, a corrida é falha. Acaba te irritando quando você imagina que o que ativa tudo é um botão ou qualquer outra parafernália que mude as asas. Ultrapassagens são tão fáceis que elas não significam nada. No início, as pessoas vão adorar este filme, mas vai ficar entediante porque a corrida é deturpada", diz ele com a convicção de ... Villeneuve.

Ele vê as coisas e se cansa. Pelo menos Bernie Ecclestone continua no cargo. Diga o que quiser sobre o tio Bernie, mas ainda tem que entender: "Olha! Sem Bernie, há mais do que Fórmula 1! Um grupo de crianças mimadas e todos eles precisam de um avô que os coloquem nos eixos. Depois de Bernie, a F1 irá para todas as direções", disse ele.

Basicamente, está escrito Villeneuve em tudo isto. Um homem que acredita na disciplina, na fiscalização da sociedade e em uma linha de autoridade.

As folhas, como já fizeram tantas vezes, desafiam a liderança e a linha de autoridade.

Fonte: monvolant.cyberpresse.ca/Crédito da foto: Marco Campanozzi, La Presse/Dica do texto: Cassee/Tradução: Google/Revisão: Ludy


Já está tarde, mas eu precisava colocar este texto em português, mesmo sendo uma tradução com ajuda do google, para vocês. Li e corrigi o máximo que pude, o original em francês está aqui (Atualizando, obrigada a minha querida amiga Michelle por ter me avisado via mensagem no Facebook sobre o que estava diferente do original!!! Merci!!!). Acho que ficou bom, dá para pelo menos entendermos a entrevista como um todo. Agora vamos ao meus comentários.

Simplesmente amei, amei, amei, ler a matéria deste jornalista. Se tem uma coisa que me faz feliz, mas inteira e sinceramente feliz, é saber que finalmente, o desejo de Jacques voltar à F1 já não o consome mais. Ele seguiu em frente. A forma como ele tem vivido, a felicidade e o amor incondicional que ele encontrou na paternidade, a alegria em se divertir com o automobilismo, tudo isto fez de Jacques um homem melhor, alguém realizado. E isto era tudo o que eu mais queria para ele.

Lendo este texto, e tendo acompanhado de longe, apenas como uma fã, mas acompanhado cada ano da vida deste canadense, só posso dizer que este amadurecimento dele é algo que me inspira e que me ensina (não seria a primeira vez que ele faz isto comigo...rsrsrs). Muitas das coisas que Jacques disse neste texto, servem para a gente, para a nossa vida, as relações humanas, o saber lidar com a parte profissional, as escolhas, a superação das dificuldades.

E destaco a parte em que ele fala sobre Criag Pollock. Minha irmã Tatiana é a prova de que muito antes de Jacques sair da F1, muito antes de todo o inferno astral da BAR em 2002/2003 acontecer, minhas dúvidas com Pollock eram gigantes. Não sei o que houve, não sei como a amizade entre os dois chegou ao fim (embora como ele mesmo tenha dito, são suficientemente civilizados para tomarem um café juntos), só sei que entendo Jacques, em cada ponto e em cada vírgula que ele disse.

Enfim, não vou ficar por aqui por mais linhas não, caso contrário, escreverei sem parar, Jacques Villeneuve é uma inspiração infinita para mim...rsrsrsrs. Encerro dizendo somente uma coisa, passem os anos que passarem, independente das alegrias e dos sofrimentos, das lições aprendidas e do quanto amadurecemos com elas. Ele continua o mesmo Jacques Villeneuve. E isto me deixa feliz.

Beijinhos, Ludy

Comentários

Fernando Kesnault disse…
Gostava do Villeneuve até ter a influencia do Craig Pollock que só pensa em dinheiro e fez a "cabeça" do Jacques e o Jacques se perdeu na f-1 desde a sua entrada na BAR. Hoje tá um tanto perdido...vendeu o avião?? Divorcio acaba com a gente...melhor pois começa tudo de novo e deixa as coisas pra os filhos...assim fiz...e ele deve ser dedicado aos filhos asssim como tento ser a todo momento....

Quanto ao frances tá ótimo a sua estruturação...ainda gosto do Jacques...bem que ele podia montar uma equipe para correr na NASCAR qualquer divisão já estaria bom..ou na V8 Australian..ou melhor ainda...uma equipe na LeMans Series (american ou european) para conseguir ter a triplice coroa...seria o máximo para ele.
Concordo plenamente com vc Fernando, o Craig se aproveitou deste sonho que Jacques tinha de ter uma equipe, o levou para este lado do dinheiro, deste investimento que no final, para Jacques, foi um tiro no pé. Mas a vida o ensinou, ainda que tenha sido através do esporte.

Gostaria que o Jacques conseguisse um lugar para correr na Nationwide por exemplo, acho mais a cada dele. Mas a Nascar é muito complicada em termos de dinheiro, patrocínio lá não é brincadeira de criança não...veremos o que o futuro vai reservar.

abs, Ludy
Bruno disse…
Mto legal o texto Ludy!
Fico contente em saber q achei um 'canal' legal onde posso saber das últimas de JV!
Bjs

Bruno

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!