Era uma vez lá em Valencia... a 1ª sessão de treinos livres


Webber domina primeiro treino livre em Valência. Petrov surpreende e é 2º

A sessão começou com tempo bastante encoberto e com a pista bem empoeirada, característica de um circuito de rua. Os pilotos saíram dos boxes com os estreantes pneus médios e buscaram suas primeiras impressões sobre o comportamento dos compostos. Mas como acontece sempre no início da primeira sessão livre, pilotos e equipes dedicaram os primeiros minutos para fazer voltas de instalação e treinos de pit-stops.

Rosberg foi o primeiro a cronometrar volta em Valência, mas seu tempo foi bastante alto: 2min06s412. A marca do tedesco foi superada pelo compatriota Hülkenberg, que substituiu Paul di Resta no cockpit da Force India de número 15 no treino da manhã. Nico cravou 1min47s942 e foi o primeiro tempo pouco mais competitivo do dia, aos 15 minutos de sessão.

Na tentativa de baixar ainda mais sua marca, Hülkenberg perdeu o controle do VJM04 na entrada da curva 12. O carro perdeu a tração, muito por conta da falta de aderência no início da sessão, e o piloto bateu de maneira leve no muro, danificando a suspensão traseira e dianteira esquerda.

O tempo de Nico só foi batido mesmo por Maldonado, que assinalou 1min43s455, seguido por Alguersuari, 0s231 mais lento que o venezuelano da Williams. O tempo do novato só foi batido por Michael Schumacher, que não ficou muito tempo na liderança e foi superado pelo ex-colega de Ferrari, Massa, o primeiro a andar abaixo do tempo de 1min43s ao registrar 1min42s530, sendo 0s088 mais rápido que Adrian Sutil.

Com a melhora da pista, os pilotos conseguiram, aos poucos, reduzir bem as respectivas marcas. Tanto que Alonso andou 0s471 abaixo do tempo de Massa e assumiu a ponta do treino, quando faltavam 50 minutos para seu término. Correndo em casa, Fernando reduziu ainda mais sua marca ao registrar 1min41s239.

Mas o domínio de Alonso durou até o momento em que a primeira Red Bull registrou tempo competitivo no fim de semana. Com o tempo de 1min40s597, Webber pulverizou a marca do espanhol e assumiu a liderança do treino. Por sua vez, Vettel ainda ocupando a 16ª colocação, estava discreto em termos de tempo cronometrado e vinha se dedicando a testar configurações de corrida.

O grande destaque do treino foi o desempenho dos carros da Renault no circuito urbano de Valência. Depois de Webber, Petrov era o melhor colocado, enquanto Heidfeld chegou a figurar em quarto, atrás de Alonso, mas foi batido por Hamilton na parte final da sessão. Outro piloto que se destacou foi Pérez, que volta à F1 depois de tentar, sem sucesso, disputar o GP do Canadá, há duas semanas. No primeiro treino, o mexicano mostrou mais consistência que seu companheiro de Sauber, Kamui Kobayashi, e foi mais rápido que o japonês.

Fonte: Grande Prêmio

Primeiro treino nunca é um grande parâmetro, mas não deixa de ser interessante a posição do Alonso, sendo que a posição do Massa comprova que o carro está razoável.

A mesma regra vale para a Lotus- Renault.

By Lu

Comentários

Mah disse…
Ahh, que triste! Hulkizinho batendo! Tadinho... =[

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!